Cinco brincadeiras que estimulam o desenvolvimento das crianças

É brincando que se aprende! Por isso, trouxe para o blog atividades para que as crianças se desenvolvam com saúde, longe de games e celulares..

Principalmente durante a fase da Educação Infantil, ou seja, antes dos 6 anos, as brincadeiras são fundamentais para todo o desenvolvimento da criança, seja motor, de linguagem, social, afetivo, adaptativo ou cognitivo.

Para as crianças, todo dia é uma descoberta diferente, melhor ainda quando o aprendizado vem acompanhado de muita diversão. A equipe de monitoria do Espaço Mi Casa separou brincadeiras superdivertidas que realizam durante as festas e em programações especiais de férias. Curta as dicas e divirta-se ao lados dos pequenos:

Caça ao tesouro: Principalmente para as crianças que estão começando a ler e escrever, a brincadeira estimula a capacidade de interpretação. Também é ideal para crianças tímidas se enturmarem, já que ela terá que correr, pensar e trabalhar em equipe para desvendar o jogo.

Brincar de casinha: A criança descobre a capacidade de cuidar, de trocar experiências e de imaginar situações.

Oficinas de culinária: Cozinhar é um estímulo ao desenvolvimento das crianças. Estímulos sensoriais e responsabilidade são algumas vantagens do contato das crianças com a cozinha.

Mercadinho: Favorece e desenvolve, de forma lúdica, a autonomia, a possibilidade de escolha e a relação de troca.

Teatro: Ideal para ajudar a criança a desenvolver a expressão verbal e corporal, além de estimular a memória, a atenção e a concentração das crianças.

 

Mais algumas dicas de atividades para que os pais possam divertir e ensinar as crianças:

Jogo da memória, quebra-cabeça e xadrez: Os jogos estimulam habilidades como concentração, lógica, formulação de estratégias e autoconfiança. As atividades lógicas contribuem para que a criança seja capaz de tomar decisões em situações que exijam raciocino rápido, promove a vontade de vencer e a vivência com vitórias e derrotas.

Esconde-esconde, pega-pega e queimada: estas brincadeiras estimulam a coordenação, noção de espaço e perspicácia da criança, que cria estratégias para não ser pego, além de estimular que se supere fisicamente.  Por ser uma atividade realizada em conjunto com outras crianças, motiva a socialização com os colegas. Estimule que seu filho conheça amigos da vizinhança e pratique as brincadeiras em lugares seguros. Este tipo de atividade é indicado para crianças a partir dos 6 anos de idade.

Deixe uma resposta