5 aplicativos para reforçar o que as crianças aprendem nas salas de aula

Educação e tecnologia têm andando de mãos dadas há muito tempo, mundialmente a indústria de edtechs é uma das que mais cresce e evolui. Para quem não sabe, as edtechs são empresas que desenvolvem produtos e serviços com foco em aprendizado, educação e treinamento. Hoje podemos afirmar que o uso das ferramentas tecnológicas de educação são uma realidade, possibilitando a interação digital de jovens e crianças com os mais diversos conteúdos, e permitindo a interação com ferramentas baseadas no aprimoramento de esquemas mentais e no estímulo da racionalidade.

No Brasil, a inovação tecnológica está presente no cotidiano de alunos e professores, potencializando melhorias no ensino e aprendizagem, porém, até o momento, sem uma regulamentação ou incentivo específicos. Atualmente, há mais de 80.000 aplicações educacionais destinadas a converter a aprendizagem em uma experiência valiosa e motivadora.

Neste contexto, o Lingokids – o principal aplicativo de aprendizado de língua inglesa para crianças –, revelou em pesquisa com 400 famílias brasileiras que aprovam o efetivo o uso da tecnologia para reforço escolar (97%). Além disso, 79% já usa aplicativos educacionais para complementar a aprendizagem em sala de aula.

Essa mesma pesquisa revela que: o inglês (96%), a matemática (89%), as linguagens (87%), as ciência da computação (85%), e as ciências (53%), são os 5 temas que os pais brasileiros consideram mais importantes para o acesso a oportunidades no futuro de seus filhos.

Para facilitar o trabalho dos pais na busca de aplicativos confiáveis e eficazes, aqui está um guia de 5 aplicativos que acompanham e complementam a aprendizagem dos assuntos mais relevantes.

Para o inglês: Lingokids, É a plataforma de aprendizado de inglês global para crianças (de 2 a 8 anos), considera que “quebrar as barreiras linguísticas é a chave para criar um futuro melhor para as gerações mais jovens, uma vez que não só melhores oportunidades educacionais e profissionais serão produzidas, mas também melhores conexões humanas com outras pessoas, independentemente de onde estejam.” Um aplicativo para crianças que incentiva a aprendizagem da língua inglesa através de uma metodologia divertida com conteúdo de alta qualidade. Google Play/App Store

Para a matemática: Rei da Matemática, É indicado para o aprendizado infantil (a partir dos 6 anos), envolvendo a aventura dos personagens através da matemática para evoluir no jogo, ele conta também com uma rede social que registra a pontuação e onde pode ocorrer interação entre os usuários do aplicativo.

Google Play/Apple Store

Para a linguagem: Word Bubbles, É uma aplicação intuitiva e graficamente atraente. Esse é um daqueles apps que mexem com as estruturas cognitivas e fazem a criança, levantar hipóteses, resgatar a memória de palavras, pensar na escrita e conectar letras para formar novas palavras. A partir de 7 anos. Apesar do nome em inglês, pode ser configurado para versão em português.

Google Play/Apple Store

Para as ciências da computação: Scratch Jr., É uma das ferramentas mais utilizadas para promover a programação em jovens, mas, especialmente para aqueles com uma idade ainda menor (a partir de 5 anos de idade). O Scratch Jr. parte da premissa de que o código de programação é a nova alfabetização. Com este aplicativo, as crianças aprendem a programar suas próprias histórias e jogos e no processo de resolver problemas, elaborando projetos e expressando-se criativamente.

Google Play/Apple Store

Para as ciências: Bacteria VR 3D, É um app onde podemos explorar as três morfologias clássicas de bactérias – esférica, bastonete e espiral – de forma tridimensional. Vem com exemplos de diversas bactérias, além disso, traz também a anatomia de uma bactéria modelo, e uma pequena explicação sobre as diferenças entre suas paredes celulares. Inclui também um pequeno exercício e uma animação de 3 minutos que explica muito além do que simplesmente a morfologia. Apesar do app ter a versão disponível em português, apenas animação é narrada em inglês.

Google Play/Apple Store

Deixe uma resposta