6 dicas para cuidar da higiene bucal das crianças

Criar uma rotina lúdica e divertida estimula o interesse das crianças em desenvolver hábitos saudáveis, incluindo os cuidados com os dentes

O incentivo aos cuidados com a higiene bucal infantil deve começar desde cedo, afinal, é recomendado criar uma rotina de hábitos saudáveis antes mesmo do surgimento dos primeiros dentinhos dos bebês. De acordo com a dentista Dra Jacqueline Chaves, Mestre em Endodontia, é importante promover cuidados de forma lúdica, para que a rotina de limpeza e escovação seja um momento aguardado e divertido, não se tornando uma obrigação negativa para os pequenos. 

Para garantir a higienização bucal ideal para as crianças, a Global Child Dental Fund (GCDFund), atualizou o Guia de Saúde Oral Materno-infantil com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Por isso, a dentista Dra Jacqueline Chaves traz seis dicas sobre como criar hábitos saudáveis logo nos primeiros anos de vida. Confira!

1) Seja exemplo para as crianças
Que tal estimular a escovação do seu filho com o seu exemplo? Faça sua higiene bucal na frente do pequeno, assim terá chances dele repetir suas ações.

2) Ida ao dentista com regularidade
Leve o bebê ao dentista logo após o nascimento do primeiro dentinho. É importante dar início ao tratamento dentário desde cedo para garantir uma boa saúde bucal do pequeno e também, para habituá-lo às visitas. Na imaginação infantil, o consultório odontológico pode ser um parque de diversões ou um castelo mal assombrado.

3) Escolha da escova de dente. Como fazer?

A escova dental é indicada desde o momento que aparece o primeiro dente de leite do bebê. Use uma escova de dente de cerdas macias e creme dental com flúor apropriada para cada idade. O tamanho da cabeça das escovas, maciez das cerdas e a quantidade de flúor das pastas de dente também variam.

4) Uso do fio dental

Mesmo que grande parte dos dentes de leite sejam bem espaçados, nem sempre a escova alcança toda a sujeira, e é aí que o fio dental entra em ação. Recomenda-se que comece a utilizar o fio dental quando o bebê já tiver dentes, realizando movimento suave acompanhando a lateral do dente até o nível gengival. O processo irá auxiliar na limpeza da gengiva e na remoção de resíduos que a escovação não é capaz de alcançar.

5) Xô cárie

Uma alimentação saudável, estabelecendo uma rotina de higiene bucal após as refeições ajuda a prevenir cárie dentária nas crianças. Recomenda-se que seja utilizado o fio dental, escovação dental e uso de enxaguante bucal apropriado para cada idade da criança. E lembre-se: não é recomendado oferecer açúcar antes dos dois anos de idade;

6) Quantidade correta de creme dental

Na hora que colocar o creme dental na escova, sempre surgem dúvidas. A quantidade ideal para cada idade é diferente. Até os 2 anos, deve ser do tamanho de meio grão cru de arroz, dos 2-5 anos a quantidade de um grão de arroz e crianças maiores, com arcada dentária completa podem ter o creme dental equivalente a um grão de ervilha na escova.

A Condor se uniu à Mattel para lançar uma linha de higiene bucal infantil da Barbie e de Hot Wheels. Com itens voltados a cada fase dos pequenos, a coleção traz escova dental com cerdas macias, enxaguante bucal com gostinho de tutti-frutti e gel dental sabor bubble gum, sucesso entre os pequenos. Os produtos estão disponíveis nas melhores drogarias e farmácias do país.

Deixe um comentário