7 motivos para se exercitar todos os dias

Que exercitar-se e manter-se na melhor forma possível é bom para todos nós, isso todos já sabem. Mas, você sabia que começar a praticar atividade física é uma das melhores decisões que podemos tomar para ter um equilíbrio físico, mental e emocional? Em qualquer idade ou condição física, as atividades esportivas promovem o bem-estar, aliviam o estresse e, de fato, ajudam a prevenir doenças como hipertensão arterial, diabetes e osteoporose. Muitas pessoas não se dão conta como podem mudar suas vidas com uma quantidade mínima de exercício diário e ter resultados excelentes.

Abaixo, Thiago Neglia, educador físico, listou 7 maneiras de você se motivar para começar a se exercitar!

Exercício físico, pela manhã, primeira atividade do dia!

Para as pessoas que ficam procrastinando para começar o treino, podemos tentar treinar pela manhã. Crie uma lista com as coisas para fazer no dia seguinte e coloque o exercício como primeiro item dessa lista! Algumas pessoas acreditam que é mais fácil fazer o exercício físico como a primeira atividade do dia, pois assim fica mais difícil fugir dessa obrigação. Ter o exercício como primeira atividade também faz com que você se sinta super bem consigo mesmo e disposto pelo resto do dia!

Programe o seu exercício

Mesmo que você não seja uma pessoa matinal, programe o exercício ao longo do dia, em um horário específico, e cumpra à risca! Trate o momento do exercício como uma consulta à qual você não pode faltar, ou como um evento super bacana que você jamais deixaria de ir.

Faça apenas o que você gosta.

Se você odeia correr, procure uma atividade física diferente. Somos mais propensos a aderir a um exercício com regularidade se ele for prazeroso ao invés de ser visto como uma obrigação. Prefere dançar? Dance! Prefere jogar bola? Jogue!

Pense positivo

Ao invés de descartar a ideia de se exercitar porque você precisa, comece a pensar mais positivamente: você quer se exercitar porque gosta, e quer ter mais saúde!! Adaptar a atitude ajudará na sua motivação para se exercitar com regularidade.

Não precisa ser perfeito

Não se imponha um estresse excessivo. Não importa se um dia você consegue pedalar 30 quilômetros e no dia seguinte apenas oito. Faça o que pode a cada dia, viva um dia de cada vez! O importante é fazer sempre um pouquinho, de acordo com a sua condição física e disposição!

Divida os exercícios ao longo do dia

Você não precisa fazer uma hora de exercício. Para muitas pessoas com problemas de saúde, como os pulmorares, este tempo é demais. Divida o tempo do seu exercício físico em períodos menores, por exemplo, uma caminhada acelerada de dez minutos pela manhã, e vinte minutos de yoga à tarde.

Tenha consciência das razões para se exercitar

Saber exatamente por que você está se exercitando ajudará a colocar suas prioridades em ordem. Ter consciência de que o exercício pode ajudar você a ter mais disposição e qualidade de vida é uma excelente razão para praticar uma atividade física.

Estabeleça objetivos

Comece com exercícios simples e acumule força e resistência para alcançar pequenos objetivos de cada vez. Não exija demais de si, mas ter uma ideia clara do que você gostaria de alcançar ajudará na sua motivação! Que tal colocar como objetivo cumprir uma prova de corrida de rua de 5km daqui um ano? Ou, apresentar sua dança em um festival? Ou ainda entrar para um time de futebol, vôlei, ou do que você gostar?

Deixe uma resposta