9 Livros para falar sobre sentimentos com as crianças

Em uma idade em que as emoções estão sendo construídas, entender os sentimentos nem sempre é fácil. Mas pensando em simplificar esse processo e auxiliar os pais nesta tarefa, separamos algumas dicas de livros para falar sobre sentimentos com as crianças

Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ensinar habilidades socioemocionais na infância proporciona vantagens na vida adulta. Isso acontece pois, o contexto no qual as crianças da  Geração Alpha  estão se desenvolvendo possui novos desafios, como o contato com diversos estímulos e a tecnologia desde os primeiros anos de vida. De acordo com especialistas, os desafios enfrentados na infância podem ser vencidos com o desenvolvimento da inteligência socioemocional e das competências acadêmicas, tanto na escola quanto em casa.

Mas falar de sentimentos para crianças, não é algo tão simples. Como fazê-las entender o que é a raiva e como lidar com essa emoção? Pensando nisso, a Dentro da História, plataforma de livros personalizáveis, listou 9 títulos que trazem a temática das emoções e que podem ajudar os pais nesta tarefa. Confira!

Beto e Biscoito: Uma saudade maior que o mundo

No período de férias escolares, o convívio com os amigos diminui e a criança sente falta da escola e da interação. Por isso, ao lado dos personagens Beto e Biscoito, ela fará uma viagem pelo espaço e refletirá sobre a importância da amizade.

Conhecendo o Monstrinho da Ansiedade

No título “Conhecendo o Monstrinho da Ansiedade”, por exemplo, o pequeno aprende sobre este sentimento e descobre como agir quando ele aparece.

Conhecendo o Monstrinho do Ciúmes

O ciúme entre crianças é normal, seja na escola, entre irmãos ou com os amiguinhos do parque, mas saber lidar com esse sentimento é importante para evitar o desenvolvimento de outras emoções, como raiva e tristeza. Na história, a criança descobrirá que ao compartilhar afeto, brinquedos e atenção, a alegria se multiplica e todos se divertem juntos.

Além disso, a história também mostra como a criança pode agir nas situações em que sentir ciúmes.

Conhecendo o Monstrinho da Felicidade

O que traz felicidade? O livro “Conhecendo o Monstrinho da Felicidade” traz essa questão e ajuda a criança a identificar o que a deixa feliz, seja um abraço apertado ou mesmo uma brincadeira divertida. Ao descobrir, o pequeno aprenderá como cultivar esses momentos, seja para ele ou para outras pessoas.

Conhecendo o Monstrinho da Frustração

Ver o mundo pelas lentes da tecnologia – e da rapidez proporcionada por ela – pode fazer com que a criança se sinta frustrada quando algo não sai como ela deseja. Por isso, no livro “Conhecendo o Monstrinho da Frustração”, os pequenos descobrem como lidar com esse sentimento, que, inevitavelmente, aparecerá ao longo da vida.

Conhecendo o Monstrinho do Medo

O medo marca o desenvolvimento da criança e aparece em diversos momentos, como a ausência dos pais, o receio de lugares escuros ou até mesmo ficar sozinho na escola. Neste título, o pequeno descobrirá como enfrentar esses desafios, tendo a coragem como aliada para passar por cada situação.

Conhecendo o Monstrinho da Raiva

Neste título a criança aprenderá que gritar e fazer birra não são as melhores maneiras de agir quando as coisas não acontecem do jeito que gostaria. A história ensina, de maneira lúdica e divertida, a identificar situações do cotidiano em que esse sentimento pode aparecer

Conhecendo o Monstrinho da Tristeza

Ficar triste e sentir vontade de chorar é normal, mas é preciso aprender a lidar com esse tipo de sentimento. É exatamente isso que o livro “Conhecendo o Monstrinho da Tristeza” ensina. A história mostra como é importante falar com alguém nos momentos de tristeza, ao invés de se isolar e lidar sozinha com a emoção.

Conhecendo o Monstrinho da Vergonha

Neste título, a criança descobre que a vergonha aparece quando ela se sente insegura diante de alguma situação, como o primeiro dia de aula em uma nova escola. A história apresenta formas de como o pequeno pode agir quando esse sentimento aparece, enfrentando a situação e vencendo a emoção.

Deixe um comentário