Quando nossos pequenos começam aprender a fazer xixi e cocô no penico é um pouco desesperador, mas engraçado ao mesmo tempo!!
“Quero fazer cocô na casa do Pedrinho”. Vocês lembram dessa propaganda? (muito fofa) Vejam neste link: http://www.youtube.com/watch?v=olofAJ19yTg
Isso parece com a fase de desfralde que estou vivendo agora com o meu filhinho. Ele tem dois anos e a escolinha iniciou o processo com as crianças seis meses atrás… Mas eu achei que era cedo e o pediatra dele também, por isso, esperei mais um pouco e sinto que foi a melhor escolha, porque ele já pede para fazer cocô. Já o xixi (socorro!) ainda escapa pela casa (rs). Mas sem dúvida, a escola é uma grande aliada nessas horas.
Uma das minhas dúvidas era se ele deveria aprender a fazer xixi em pé ou sentado. E segundo o site Baby Center, o ideal é deixá-lo aprender pela imitação: “deixe que seu filho veja o pai e outros homens da família fazerem xixi. Mas deixe que ele veja a mãe também. Ele vai notar que há diferenças no jeito de urinar, e essa já será uma ótima oportunidade para explicar como os meninos usam o banheiro”.
Aí vão algumas dicas do site Kids in para saber se seu filho está preparado para dar tchau à fralda!
• Verbaliza que fez ou vai fazer xixi ou cocô;
• Caminha com autonomia e equilíbrio;
• Sobe e desce escadas fazendo uso alternado dos pés;
• Fica com a fralda seca por intervalos cada vez maiores;
• Mostra interesse e desejo em usar o vaso sanitário;
• Incomoda-se com a fralda cheia.
Mas o mais importante, é a gente entender que este é um momento muito delicado e importante para nossos anjinhos, por isso, precisamos ter paciência!!
Conte a sua experiência, eu quero saber!!
Bjins