A importância do desenvolvimento motor das crianças

Desenvolver capacidades motoras, ter equilibro, coordenação, agilidade, flexibilidade, são alguns dos exercícios que o Pedrinho tem feito nas aulas de tênis da Escola Guga . Entenda a importância..

A coordenação motora é definida como a capacidade de usar, de forma eficiente, os músculos do corpo e obedecer os comandos que o cérebro envia ligados aos componentes de aptidão motora como: equilíbrio, velocidade, agilidade, força e resistência. Quanto mais complexa a atividade, maior o grau de coordenação necessária para eficácia do movimento. Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como segurar um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora.

Quando se tem deficit nessas habilidades, verificamos dificuldades, por parte principalmente de crianças, em praticar atividades esportivas, o que acaba causando baixa autoestima.

Nesse aspecto, o esporte serve como um importante estímulo para a melhoria da coordenação motora a partir de atividades que exercitem movimentos de forma coordenada e trabalhem a noção espacial da criança.

Quanto mais frequente for a prática de esportes, melhor será o desempenho do pequeno no  estímulo trabalhado. É por isso que especialistas da área da saúde indicam a prática de esportes desde os primeiros anos de vida da criança.

Na primeira infância, é importante incluir diversas atividades esportivas na rotina das crianças, pois neste momento eles têm maior capacidade de aprender e desenvolver determinados movimentos e habilidades. A consequência da prática saudável de esportes, isto é, sem exageros, é a formação de adulto mais habilidosos e ágeis.

Com auxílio profissional, a criança desenvolve os grupos musculares e exercita o cérebro para conseguir manter o equilíbrio e realizar atividades que requerem movimentos precisos, fortes e rápidos.

No tênis, o Pedrinho é estimulado o tempo todo, desenvolvendo as capacidades físicas e as estruturas psicossomáticas, uma vez que durante a sua prática, é possível estimular a noção de espaço e tempo, equilíbrio, lateralidade e conhecimento corporal. Além disso, a modalidade exige diversas habilidades do jogador, entre elas a velocidade e a resistência. A prática ainda melhora a concentração, a coordenação motora, aumenta a força dos membros inferiores e superiores, a capacidade cardiovascular e respiratória.

As crianças que se movimentam, brincam e praticam exercícios físicos regularmente tornam-se adultos mais saudáveis: apresentam menos risco de obesidade, diabetes e hipertensão, e ganham mais equilíbrio motor e condicionamento.

Se você é de Itu ou região, traga o seu filho para jogar tênis também! Tem desconto para os leitores do blog, basta dizer que viu aqui.

Entre em contato com a Escola Guga Tênis Itu  :  (11) 97558-7447

Deixe uma resposta