A LIÇÃO DE VIDA DO FILHO AUTISTA DE MARCOS MION

img_4247

Quem acompanha o ator e apresentador Marcos Mion nas redes sociais com certeza se emociona com os textos lindos sobre a sua família ! Eu acho muito bonita a forma como ele encara a paternidade . Por isso, adorei essa novidade ..

Marcos Mion faz sua estreia na literatura com o sensível livro A escova de dentes azul, recém-lançado pela editora Panda Books e destinado ao público infantil. Inspirada no texto do próprio autor “Lições que aprendi com meu filho autista”, apresenta Romeo, filho de Mion que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) – mais conhecido como autismo – e como foi a história do presente de Natal que o garoto pediu para o Papai Noel. Completam a trupe Donatella e Stefano, irmãos mais novos de Romeo; Suzana, a mãe; e Pankeka, personagem canina que assume o papel de narradora. As simpáticas e expressivas ilustrações que acompanham o texto ficam por conta de Fabiana Shizue, experiente na arte de desenhar para crianças.

Pankeka é uma golden retriever grudada em Romeo e ela o considera seu irmão mais velho. Ele é um garoto tímido à primeira vista, mas se solta ao lado de seus verdadeiros amigos. A dupla adora férias escolares e a época do Natal, por serem os meses mais divertidos do ano. Nas férias, Romeo reveza-se entre mergulhos na piscina e horas de descanso observando as criaturinhas do jardim, na companhia de Pankeka. Mas ele sempre surpreende sua família: uma vez, transformou a sala da casa em uma verdadeira balada, dançando a noite toda com seus irmãos e sua cachorrinha!

Quando o Natal se aproxima, chega a hora de as crianças escolherem seus presentes: enquanto Doninha e Tefo têm uma lista cheia de presentes caros, Romeo quer do Papai Noel uma escova de dentes azul – e é esse pedido sincero de Romeo que acaba mostrando à família que a felicidade pode estar nas coisas mais simples da vida.

Com o livro, Marcos Mion incentiva os pequenos leitores e suas famílias a se informarem sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), condição cada vez mais comum entre as crianças. “Quem tem TEA não precisa de cura, só precisa de amor, compreensão, paciência e, acima de tudo, respeito”, diz Marcos ao concluir a obra. Ele se sente abençoado pode ter sido escolhido para cuidar de um “anjo azul” – azul é a cor símbolo do autismo – e aprende todos os dias com os ensinamentos que traz o pequeno Romeo.

O AUTOR

Marcos Mion é apresentador do programa Legendários, da TV Record. Atuou no teatro desde a adolescência, e na televisão foi um dos VJs mais famosos da MTV, tendo angariado vários prêmios em sua carreira. Casado com Suzana Gullo, é pai de Romeo, Donatella e Stefano. Faz sua estreia na literatura infantil com A escova de dentes azul, da Panda Books.

A ESCOVA DE DENTES AZUL
Marcos Mion | 48 pp. | 21 X 25 cm | R$ 39,90
Editora: Panda Books | ISBN: 978-85-7888-635-6 | CB: 9788578886356
Peso: 0,XXX kg | Capa: cartão 250g | Acabamento: Laminação fosca | Miolo: couché fosco 150g
Assunto: autismo; família; infantil
Sinopse: O Natal está chegando! O que será que Romeo ira pedir para o Papai Noel? Nesta emocionante história, Marcos Mion revela a grande lição que aprendeu com seu filho autista.

Deixe uma resposta