A síndrome de down

No dia Internacional da Síndrome de Down, renomeada recentemente como T21 (Trissomia 21) é importante falar dos avanços que a medicina tem feito para proporcionar uma vida normal a essas pessoas. E, principalmente, celebrar as mudanças da sociedade na direção dos valores humanos e da aceitação de todos como são ou como desejam ser.

Todas as pessoas com síndrome de Down devem ter oportunidades para viver vidas plenas e serem incluídas em igualdade de condições com os demais, em todas as esferas da sociedade.

Meu bebê nasceu..

Em um primeiro momento, é importante saber que não existem “culpados” pela síndrome de Down e que ela não é um doença, mas uma condição da pessoa. A criança que virá pode ser diferente da criança esperada, mas isso não significa que ela deixará de viver uma vida plena e feliz.

Especialista no atendimento de crianças com a síndrome, Ana Claudia Brandão conta que é comum receber em seu consultório mulheres aflitas por conta da suposta impossibilidade do aleitamento materno para seus bebês. A pediatra reforça que a amamentação é possível e benéfica inclusive para as mães, principalmente nos casos em que o diagnóstico da trissomia acontece após o parto. “É um momento sagrado na conquista do vínculo com aquela criança, que de repente não era exatamente o que a família planejava”.

Se você está esperando um bebê com síndrome de Down, entrar em contato com outros pais que passaram pela mesma situação pode ser de grande ajuda. Existem listas de discussão bastante populares no Brasil onde é possível tirar dúvidas e encontrar o acolhimento de quem já viveu essa experiência. Veja aqui quais são os principais grupos de pais e outros sites onde você pode encontrar mais informações.

Esse site possui muita informação e dicas que irão te ajudar, inclusive uma cartilha para os pais se adequarem a nova rotina: www.movimentodown.org.br

image

Seu filho é igual a qualquer outro bebê da maternidade, apenas levará um pouquinho mais de tempo para aprender as coisas, mas com todo o seu amor, carinho e estímulo ele certamente será capaz de fazer tudo nessa vida.

Deixe uma resposta