Alerta para despertar nos pais a consciência da Paternidade Ativa

Paternidade Ativa é dividir, compartilhar e não apenas ajudar. Quem diz que está “ajudando”, não está consciente de que o papel do pai é dividir

Heloísa Capelas, uma das maiores especialistas em autoconhecimento, inteligência emocional e inovação pessoal do Brasil, faz um alerta para despertar nos pais a consciência da Paternidade Ativa. 

Para ela, muitos pais vêm evoluindo e derrubando alguns paradigmas machistas que os impede de assumir responsabilidade perante os filhos, de ser mais presentes em casa e mais parceiros. No entanto, ela defende que a mudança na cabeça de quem é pai precisa ser mais profunda, ir além. Pensar em ajudar em casa, em auxiliar nas tarefas, ainda é ficar no meio do caminho, ou simplesmente em cima do muro. Ela explica que Paternidade Ativa é dividir, compartilhar e não apenas ajudar. Quem diz que está “ajudando”, não está consciente de que o papel do pai é dividir.

Quando um homem e uma mulher se casam e tem filhos, logo existe uma tendência natural de divisão de tarefas imposta pela sociedade, mesmo que inconscientemente, a mulher começa a cuidar da autonomia do bebê, ou seja, ensina a vestir, a tomar banho, a ir ao banheiro, etc. Já o homem começa a se colocar no papel de provedor, de ajudante em apenas algumas situações e de herói que aponta o mundo, que abre as portas da rua para a criança. Para a especialista, um pai se estiver consciente desses paradigmas limitantes, estará pronto para quebrá-los e realmente assumir a chamada Paternidade Ativa. Ele terá uma relação muito mais profunda e mais ampla na criação do filho.

Nas novas configurações familiares o pai passa a ser responsável por todo o tipo de cuidados, assim como a mãe. Essa nova perspectiva pretende elucidar o novo protagonismo paterno na criação dos filhos. 

O blog aproveita a comemoração do dia dos pais para trazer reflexões importantes sobre os lugares da paternidade, sua ausência e sua presença nos cuidados durante a 1ª infância principalmente, assunto que vem ganhando destaque nos debates contemporâneos e levantado perguntas simples, mas cruciais, tais como: o que é ser pai e quais são os desafios que estão postos?

Deixe uma resposta