Alienação Parental

Sair falando mal do ex é tão comum, que alguns anos atrás (acho que 2010) foi criada uma lei para punição: alienação parental, ou seja, quem expor seus filhos a tal situação poderá sofrer sanções que variam do pagamento de multas até a perda da guarda.

image

Em um momento de raiva, de dor, e lá vem a frase: “Aquele seu pai é um…” . Se pra quem é casado, muitas vezes tem que se segurar pra não xingar o parceiro para os filhos (infelizmente) imagina neste caso, que estamos falando de mães que muitas vezes foram abandonadas ainda na gestação, traídas, pais que não pagam pensão, ou pior, que não dão amor e carinho ao filho, etc. Histórias muito tristes e que não merecem julgamentos, mas sim auxilio.. Conversei com as ‘Single Moms’ (comunidade de mães solteiras, que sou moderadora) e colhi alguns depoimentos autorizados por elas, para postar aqui (sem nomes).

“Eu já dei uma xingadinha sem querer na frente do meu filho. Mas procuro me policiar e não fazer isso, afinal temos que ser maduras o suficiente para não envolver nossos pequenos inocentes nas relações conturbadas e briguentas dos adultos.”

“Infelizmente ainda faço isso. Sei que não é certo, mas o ódio que tenho pelo ex é tão grande que acabo fazendo”

“Amo o meu filho, porém eu acho que toda a minha impaciência é devido a tudo que passei durante a gravidez…durante a depressão, mas nunca falei qualquer coisa negativa do traste perto do meu filho, muito pelo contrário, eu sempre cultivei o amor dele para com o pai…”

“Eu nunca falei mal. Mas fico tão p da vida com o pouco caso que ele faz do meu filho que quando ele fala do pai eu ignoro, mudo o assunto, não dou continuidade. Tadinho, me parte o coração como ele me olha, mas não consigo”

A psicóloga Olga Inês Tessari nos esclarece um pouco em seu site..

“Os pais desconhecem a profundidade do problema que as discussões e os conflitos entre ambos podem gerar para os filhos quando eles as presenciam, devido ao fato dos filhos sentirem-se na obrigação de tomar partido de um deles, quando na verdade eles não gostariam de tomar partido de nenhum dos dois. Não é raro vermos ex-esposas/maridos falando mal do/a ex para os filhos, deixando-os inseguros quanto ao afeto que o pai/mãe nutre por eles. É claro que há muitos casos também de mulheres que entendem que os filhos não têm culpa alguma de sua separação, que dialogam muito bem com os ex-maridos, inclusive tornando-se grandes amigas deles e que educam os filhos de forma conjunta com o ex-marido, mesmo vivendo separados.”

image

Para que o desenvolvimento afetivo dos filhos seja o mais saudável possível, aqui seguem algumas dicas importantes da psicóloga, que devem ser seguidas tanto pelo pai como pela mãe:

Coisas que os pais separados nunca deveriam fazer:

> Falar mal um do outro para os filhos: foi o relacionamento homem-mulher que acabou, mas o relacionamento pais e filhos vai se manter pela vida afora. Portanto, ambos devem respeitar o papel de pai e mãe.
> Usar os filhos como espiões para saber da vida do outro: já que o relacionamento homem-mulher acabou, de que vai adiantar saber da vida do outro?
> Fazer chantagens ou usar os filhos como moeda de troca: nunca dizer que o filho só sairá com o pai quando ele depositar a pensão, por exemplo.
> Discutir na frente dos filhos: qualquer discussão entre eles deve acontecer longe deles.
> Tirar a autoridade do ex-marido ou da ex-esposa: se a mãe disse que o filho está de castigo, o pai deve manter o castigo mesmo que não concorde com ele. Se o pai disse que o filho não vai àquela determinada festa por um motivo X, a mãe deve acatar a ordem, mesmo discordando dela. Os filhos precisam desta coesão entre ambos para aprender a ter limites.

Coisas que os pais separados sempre deveriam fazer:

> Ouvir seus filhos, conversar, dialogar com eles;
> Impor limites;
> Educar os filhos conjuntamente;
> Amar seus filhos independente da situação em que se encontra o relacionamento amoroso;
> Manter um contato frequente com os filhos.

Olga Inês Tessari | Psicóloga e Psicoterapeuta | (CRP06/19571-6)
Site: www.ajudaemocional.com

Mande a sua sugestão de assunto também!!
*Bjins*

Deixe uma resposta