Aprenda receitas práticas com a primeira uva gourmet do país

Marcada pela aparência diferenciada e o sabor adocicado, a fruta passa por processos exclusivos e oferece muitos benefícios à saúde

Com surgimento após quase 10 anos de pesquisas, a uva Pilar Moscato é cultivada na cidade de Pilar do Sul, situada na região metropolitana de Sorocaba, interior de São Paulo. Além de sua aparência, outros dois diferenciais dessa variedade são a ausência de sementes e o sabor bastante adocicado.

A produção da fruta é feita de forma bem artesanal e exige conhecimento especializado, acompanhamento técnico integral, além da proteção e cuidados especiais nas etapas de cultivo.

Apesar de suas diferentes características e variedades, as uvas, em geral, possuem antioxidantes que atuam na prevenção de doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares, sendo o principal antioxidante chamado de resveratrol.

Segundo Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, a uva é uma excelente fonte de vitaminas B1 e B6, “relacionadas com o metabolismo energético, com a melhora na disposição e, no caso da vitamina B6, com o alívio dos sintomas da tensão pré menstrual”, explica.

Com aproximadamente 150 kcal em um cacho médio, a Pilar Moscato também oferece proteção contra o envelhecimento precoce, devido aos flavonóides; possui fibras, que auxiliam na saciedade e no bom funcionamento do intestino, e, “devido à presença de manganês e potássio, ainda atua em nossas cartilagens, no controle da glicemia, na saúde muscular e na pressão arterial”, ressalta Renata.

Agora que você já conhece um pouco sobre a primeira uva gourmet do país, que tal incluí-la no seu dia a dia? Não deixe de experimentar essas dicas de receitas fáceis e super práticas. Confira!

Docinho de uva com leite em pó
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa cheias de leite em pó
20 uvas Pilar Moscato
Açúcar ou leite em pó para decorar

Modo de Preparo:
Em fogo baixo, cozinhe o leite condensado junto ao leite em pó, até formar o ponto para enrolar (soltando do fundo da panela).
Modele os docinhos, envolvendo a uva com a mistura da panela, e finalize polvilhando com o leite em pó ou açúcar. Leve à geladeira por 2 horas antes de consumir.

Drink de uva sem álcool
Ingredientes:
200mL de kombucha de tangerina
5 uvas Pilar Moscato, cortadas ao meio e congeladas
5 uvas roxas sem semente, cortadas ao meio e congeladas

Modo de Preparo:
Sirva a kombucha em uma taça e adicione as uvas congeladas. Consuma em seguida.

Picolé colorido de uvas
Ingredientes:
1 xícara de uva Pilar Moscato, cortadas ao meio
1 xícara de uva roxa sem semente, cortadas ao meio
1 xícara de água de coco natural

Modo de Preparo:
Acomode as uvas em forminhas de picolé e complete os espaços com água de coco. Leve ao congelador ou freezer, por pelo menos 2 horas antes de consumir.

Overnight de uva
Ingredientes:
1 copo de iogurte natural
½  xícara de uva Pilar Moscato, cortadas ao meio
2 colheres de sopa de chia
4 colheres de sopa de granola
2 colheres de sopa de amêndoas laminadas

Modo de Preparo:
Hidrate as sementes de chia com o iogurte natural. Monte, em uma taça ou pote com tampa, as camadas: iogurte com chia, metade das uvas e metade da granola. Repita o processo e finalize com as amêndoas laminadas.
Deixe na geladeira por pelo menos 6 horas antes de consumir.

Deixe um comentário