Aprender com divertimento: Saiba porque os brinquedos educativos são importantes para as crianças.

O aprendizado das crianças começa desde muito cedo. É na primeira infância, fase que consiste de 0 até 5 anos, em que os pequenos desenvolvem audição, fala e coordenação motora. Após esse período, continuam a descobrir cada vez mais sobre o universo ao redor, principalmente, de maneira cognitiva.

Para contribuir com o ensinamento de meninos e meninas de diferentes idades, os brinquedos educativos podem ser ótimas opções. Segundo informações do site da Universidade de São Paulo (USP), crianças que têm contato com brinquedos e jogos educativos se desenvolvem melhor. Quando os bebês mordem e apertam alguns objetos específicos para isso, experiências sensoriais são acionadas, assim como o prazer em estar com aquele item, explica a pesquisa.

Posteriormente, conformem crescem, os brinquedos continuam sendo fundamentais, inclusive, para reflexões sociais.

Uma criança de 6 a 10 anos, que perde um jogo, seja esse de tabuleiro ou não, precisa saber lidar com a sensação de derrota, para que tenha melhores comportamentos e saiba como administrar o sentimento. Por isso, é essencial ter um adulto por perto auxiliando e participando da brincadeira. Confira a seguir 5 opções de brinquedos que podem auxiliar nesse contexto:

Interativa, as cores despertam a curiosidade do bebê. Como inclui diferentes funções, contribui para o aprendizado motor, já que a criança precisa encaixar e apertar os botões, e para o conhecimento de novas texturas.

 

Os blocos de montar são muito populares entre as crianças. Isso porque além de clássicos, colaboram para o raciocínio e coordenação motora. Nesse produto, os pais ainda encontram uma cadeirinha para organizar os objetos dentro.

Contribuindo para ampliar o repertório de palavras do público infantil, essa tradicional brincadeira faz a criança pensar de forma lúdica. São 120 peças, mais um tabuleiro, basta reunir a família e começar a diversão.

Contribuindo para habilidades de pensamento e auxílio na concentração, jogar xadrez é muito útil para as crianças, pois agrega também, no repertório social de cada uma delas, sendo ótimo para a inteligência emocional.

Sendo uma forma divertida de manter o cérebro das crianças ativo, é uma brincadeira para ser realizada no coletivo. Incentivando a socialização e memória, é uma forma positiva de passar as horas de lazer.

 

Deixe uma resposta