Arquiteta dá dicas de como planejar um banheiro que será utilizado por crianças

Decoração atemporal e clean, elementos práticos e seguros, organização e uma boa circulação de espaço são pontos indispensáveis para um banheiro para os pequenos. 

Para auxiliar nesse planejamento, a arquiteta Bruna Fleury preparou 5 dicas infalíveis. Confira!

Um banheiro utilizado por crianças precisa ter elementos que proporcionem segurança, funcionalidade, praticidade e que ofereçam espaço para uma boa circulação. Além disso, o cômodo precisa ser aconchegante, possibilitando que a hora do banho seja relaxante para as crianças. Pensando nisso, a arquiteta Bruna Fleury, parceiro da Ideia Glass, empresa especializada em kits de ferragens para box de banho e portas de vidro divisórias de ambientes, lista os principais pontos que devem ser levados em consideração ao projetar o ambiente. 

:: PRATICIDADE NO CÔMODO 
Um ambiente que será utilizado por crianças pede elementos práticos. “É legal ter prateleiras com os objetos à vista, como shampoos, sabonetes e outros itens de higiene, armários com portas de correr e torneiras e chuveiros com modelos mais simples que facilitem a hora de abri-los e fechá-los”, sugere a profissional. 

:: ESPAÇO ORGANIZADO 
Manter a organização do banheiro é essencial para garantir agilidade e eficiência nas demandas com as crianças. “Uma boa dica é utilizar caixas organizadoras em gavetas e armários para facilitar o armazenamento dos itens que costumam ficar no banheiro. Outra dica é categorizar esses organizadores, assim pais e filhos saberão onde precisam guardar os produtos depois do uso”, recomenda a arquiteta. 

:: GARANTINDO A SEGURANÇA 
Em um cômodo que será utilizado por uma criança, todo cuidado é pouco! “Evitar o uso de muitos espelhos, vidros e peças pontiagudas no local é essencial para impedir possíveis acidentes”, conta a profissional. 

Quanto ao box de banho, como a maioria é de vidro, a ideia é se atentar as especificações necessárias na hora da instalação. “É preciso ficar sempre de olho no estado da peça, verificar se há rachaduras ou trincas, realizar a manutenção periódica e nunca deixar uma criança sozinha no espaço de banho. Além disso, é essencial utilizar um modelo de vidro temperado, com espessura de 8 milímetros, que em caso de quebra, evitará que o material se estilhasse em pedaços pontiagudos; e também colocar uma película protetora no vidro, que segurará os cacos na superfície em caso de acidentes”, recomenda. 

:: OTIMIZANDO O ESPAÇO 
Outro fator importante ao planejar o banheiro que será bastante utilizado pelas crianças, é garantir a otimização do espaço. “Em banheiros pequenos, é importante deixar o máximo de área de circulação livre. Para isso, é bom evitar o uso de peças que ficam no chão e sempre explorar as paredes para apoiar a marcenaria, decoração ou o que for necessário”, explica. 

Já na área de banho, a necessidade de espaço é ainda maior. Muitas vezes o banho do pequeno é realizado na companhia de um adulto, então o local precisa comportar os dois de maneira confortável. “O indicado é sempre optar por um modelo de box de banho apropriado para o espaço. Em cômodos pequenos, o ideal são aqueles com design de portas flexíveis ou que abrem 180°, que irão garantir uma melhor movimentação”, indica a profissional. 

:: DECORAÇÃO CLEAN E ATEMPORAL 
Segundo a arquiteta, a decoração clean e atemporal auxilia na sensação de relaxamento e bem estar; o que é importante para as crianças, já que a hora do banho muitas vezes serve para acalmar os pequenos e prepará-los para dormir. 

“Um banheiro com cores claras e poucas informações sempre traz uma sensação de conforto. Em ambientes divididos com criança, esse toque na decoração é ainda mais importante, já que geralmente o cômodo utilizado pelas crianças possui objetos coloridos e brinquedos pelo espaço. É uma forma de manter o equilibro no local e garantir um visual mais harmônico e sem aquela aparência bagunçado”, recomenda Bruna. 

Kit Box Certo

Com o propósito de otimizar o espaço do banheiro, o Kit Box Certo possui portas com abertura em 180º para dentro e para fora, com três paradas de 90º, podendo ser “guardado” após o uso. Além disso, o exclusivo e tecnológico design do box traz para o cômodo um design diferenciado e inovador. 
Além de toda a economia de espaço que o Kit Box Certo proporciona ao banheiro, ele também é bastante vantajoso para casa com crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Isso porque ele não possui trilhos inferiores, facilitando a entrada de uma cadeira de rodas, por exemplo, e permite a acomodação de mais de uma pessoa no espaço de banho.

Kit Box Flex

Falou em falta de espaço, falou em Kit Box Flex. O modelo traz uma abertura articulada, o que permite o ganho de 90% de passagem. 
Perfeito para as pessoas que precisam de um modelo flexível por conta de pouco espaço no ambiente, o Kit Box Flex é a escolha ideal para otimizar espaço sem abrir mão da modernidade. Sem trilhos na parte superior e com sistema flexível fácil de manusear, o modelo garante um cômodo muito mais clean e discreto.

Deixe uma resposta