AVANÇOS NA MEDICINA DIAGNOSTICA

mamografia

Estive no Primeiro Encontro Fleury de Jornalismo em medicina diagnóstica. Fiquei sabendo de várias novidades, tendências e avanços, a importância  do ultrassom de mamas e de feto ! Além disso, recebemos várias informações importantes para as futuras mamães.

Todos os exames são importantes para poder ter uma gestação tranquila e qualquer diagnostico precoce, evita um nascimento pré maturo.

A ultrassonografia tem tido muitos avanços, e a inovação está por conta da Elastografia Contraste Microbolhas.

O contraste microbolhas para ultrassom vem sendo amplamente usado na Europa e na Ásia, mais recentemente nos Estados Unidos, e foi aprovado em 2015 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para uso no Brasil. O ultrassom microbolhas é reconhecido internacionalmente como substituto ou complementar aos exames convencionais de tomografia e ressonância e reduz os custos totais do processo de diagnóstico.

Avanços no campo da biologia molecular têm proporcionado a diferenciação dos subtipos moleculares das neoplasias mamárias, fornecendo melhor prognóstico  e ferramentas importantes para a terapêutica de pacientes.

Esses são apenas exemplos. Há uma série de ideias sendo desenvolvidas pelo mundo, as coisas mais loucas. No Japão, um vaso sanitário que já analisa a urina. Um stick de ultrassom que você pluga no iPhone e consegue levar para qualquer lugar e fazer o exame onde quiser.

Os laboratórios estão muito atento a esse tipo de movimentação, pois isso pode vir para o Brasil e mudar o modo como eles trabalham hoje.

Hoje, você vai ao médico e ele pede uma série de exames. Você pega a prescrição e vai até uma unidade de atendimento. Eles coletam seu sangue e o sangue vai para a área técnica para ser processado. Depois, o resultado é liberado e você vê na internet. Hoje, uma parte dos exames – um portfólio bem pequeno, não deve passar de 15 exames de fato validados – já pode ser feita pelos aparelhos de point-of-care, que são como aquele aparelhinho que mede glicemia. Você tira uma gota de sangue da ponta do dedo e tem o resultado de alguns exames na hora. Essa é uma tecnologia que pode mudar completamente a forma como esse serviço é prestado.

A evolução dos equipamentos contribui diretamente para um diagnóstico cada vez mais precoce e preciso, além de influenciar diretamente na eficácia dos tratamentos adotados e na cura de doenças. E investir em alta tecnologia, relacionando-as com estudos científicos, é contribuir para o desenvolvimento da medicina no país. Os pacientes agradecem!

Beijinhos e até amanhã

 

Deixe uma resposta