Avistar2019: reúne observação de aves, natureza e divulgação científica

Evento que acontece em maio, em São Paulo, oferece oficinas especiais e gratuitas para aproximar crianças da natureza

Aproximadamente um terço das mais de 1900 espécies de aves catalogadas em todo o Brasil – que abriga a segunda maior biodiversidade de pássaros no mundo – estão no estado de São Paulo. E para incentivar crianças e adultos a conhecerem espécies de aves brasileiras como ‘martim-pescador-grande’, ‘garça-branca’, ‘biguá’, ‘socozinho’, ‘garça-moura’, entre outros, o programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, convida as famílias a participarem do 14º Encontro Brasileiro de Observação de Aves – Avistar2019, entre os dias 17 e 19 de maio, no Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP), em São Paulo. As atividades são gratuitas.

Realizado pela Avistar Brasil, em parceria com o Observatório de Aves e o Museu Biológico do Instituto Butantan, além das atividades para o público adulto, o evento terá, pela primeira vez, um Jardim de Brincadeiras, no sábado e domingo, 18 e 19 de maio, a partir das 10h. Trata-se de um espaço inédito especialmente criado para as crianças pelo educador e artista Guilherme Blauth, a convite do programa Criança e Natureza, parceiro do evento na programação voltada para crianças. Nesse parquinho natural, as crianças poderão brincar na natureza, interagindo com elementos naturais como árvores, troncos, cipós, cordas, água, entre outros.

“A ideia é que as crianças se reúnam nesse espaço para vivenciar com suas famílias momento de brincadeiras ao ar livre. O ‘Jardim’ é um território onde meninas e meninos poderão criar suas próprias brincadeiras e vivê-las corporalmente, experimentando e reconhecendo habilidades, limites, criatividade, confiança, destreza, e o convívio com o outro, componentes essenciais do livre brincar”, ressalta Laís Fleury, coordenadora do programa Criança e Natureza.

Além do Jardim das Brincadeiras, a programação para crianças Avistar2019 oferecerá, diariamente, das 10h às 17h, outras atrações, como feiras de troca de livros, oficinas de desenho, ilustrações, pinturas e educação ambiental, com destaque para a Mesa Ciência Aberta, com atividades interativas sobre ciência e natureza. No dia 19 (domingo), as crianças terão acesso a uma feira de mudas e sementes, onde poderão aprender sobre plantas medicinais e alimentícias não convencionais (PANC’s), experimentando alimentos e bebidas diferentes, como o suco de ora-pro-nóbis.

Deixe uma resposta