Banda se apresenta em bibliotecas

Com repertório eclético e descontração, intervenções musicais do grupo fazem parte da programação infantil do Circuito São Paulo de Cultura..

image

Há mais de 20 anos, um grupo de músicos da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo se uniu para papear em um bar, durante uma viagem ao interior do estado. Na ocasião, os artistas começaram a tocar seus instrumentos, despretensiosamente. Esse encontro informal se transformou em uma verdadeira festa com a população local e serviu como inspiração para ser formada a Banda Paralela.

O grupo, que visa resgatar as tradições das bandinhas de coreto, se apresenta no Circuito São Paulo de Cultura. Em maio, a biblioteca Padre José de Anchieta recebe a banda no dia 8; a Adelpha Figueiredo, no dia 13; e a Rubens Borba de Moraes, no dia 19.

Formado por cinco sopros e duas percussões, a banda mostra que a música instrumental pode ser inesperadamente divertida. “Não se espante quando o show se transformar em um grande karaokê. Cante junto!”, avisa Tiago Sormani, um dos integrantes do grupo. Para ele, a descontração é a característica mais marcante das apresentações, que acontecem junto ao público.

Sormani conta que um desafio constante é trazer a música instrumental para mais perto das pessoas. “Elas conhecem e se identificam com as letras e é difícil trazer a mesma proximidade quando a música não é cantada”, explica. Por isso, a Banda Paralela procura tocar sempre músicas que o grande público conhece, além de fazer brincadeiras para interagir com a audiência. Às vezes não é preciso nem pedir ou incentivar as pessoas a levantarem e dançarem, pois elas já começam por conta própria. “Acontecem coisas inusitadas também, como quando crianças muito pequenas vêm e grudam na gente, pegando nas nossas pernas ou tentando pegar uma baqueta para tocar”, conta Sormani.

O repertório dos shows costuma ser bastante eclético: de um arranjo da sinfonia de Strauss, “Assim Falou Zaratustra”, imortalizada no filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, dirigido por Stanley Kubrick, até hits mais atuais, como a canção “Moves Like Jagger”, parceria do Maroon 5 com a cantora Christina Aguilera. Também marcam presença as músicas que não podem faltar nas festas, como “Não Quero Dinheiro”, de Tim Maia, e “Esperando na Janela”, do Gilberto Gil.

Serviço: Circuito São Paulo de Cultura. Diversos Espaços.

BP Padre José de Anchieta. R. Antônio Maia, 651, Perus. Zona Norte. | tel. 3917-0751. Dia 8/5, 18h
BP Adelpha Figueiredo. Pça Ilo Ottani, 146, Pari. Zona Leste. | tel. 2292-3439 . Dia 13/5, 14h
BP Rubens Borba de Moraes. R. Sampei Sato, 440, Ermelino Matarazzo. Zona Leste. | tel. 2943-5255 Dia 19/5, 10h

Bora se divertir com a familia !!
Bjins

Deixe um comentário