Beneficios dos alimentos roxos

blackberries

Hoje não vou falar da alimentação dos nossos bebês, mas sim da nossa! Afinal, temos que estar com a saúde em dia para cuidar dos nossos filhinhos, não é mesmo?!

Escolhi os alimentos roxos, porque aumentam a imunidade a uma série de riscos à saúde!!

Roxo pode não ser a primeira cor que você pensa quando se trata de comida, mas alguns dos alimentos mais deliciosos podem vir neste tom e eles também têm uma série de benefícios! Uvas, ameixas, berinjela, figos, amoras, etc. A uva e a beringela são os meus favoritos.

Os benefícios de comer roxo:
Alimentos roxos possuem alto nível de antioxidantes, assim como alimentos azuis. Os antioxidantes podem prevenir doenças do coração, câncer, derrames, e também pode aumentar a sua memória. E são considerados os mais saudáveis!

Eles ajudam a retardar o processo de envelhecimento. O pigmento roxo em frutas e vegetais contém flavonóides, que ajudam a reduzir a pressão arterial.
O resveratrol, encontrado em uvas roxas, cranberries, blueberries, vinho tinto e suco de uva pode inibir a propagação de certos tipos de câncer.
Berinjela é baixa em calorias e particularmente rico em vitaminas e antioxidantes – os estudos mostraram que ela reduz os níveis de colesterol e pressão sobre o coração.

Uvas e suco de uva são ótimos para dar um impulso ao sistema imunológico. Ameixas contem importantes minerais como cálcio, magnésio, ferro e potássio.

Porém, você deve saber prepará-los da melhor maneira, a fim de conservar seu valor nutricional. As ameixas, por exemplo, podem ser comidas cruas ou você pode colocá-las em uma grelha, polvilhadas com canela. Uma receita diferente, nutritiva e deliciosa.

O repolho roxo deve ser comido cru, de preferência. Corte-o em fatias ultrafinas, tempere com vinagre balsâmico e terá um excelente acompanhamento para pratos principais. Já os figos, prove-os com rúcula e nozes. Vale descobrir novas formas e métodos para deixar o nutritivo tão atrativo, que não falte no nosso prato! E neste caso, que o atrativo seja roxo.

Indicação de livro: “100 alimentos que podem salvar a sua vida”, da Editora Larousse

Bora se cuidar, mamães!! Bjins

Fonte: blog.freepeople.com e outramedicina.com

 

Deixe uma resposta