Brincadeiras de criança

Eu me encantei com esse projeto! Adoro brincadeiras ao ar livre, antigas e lúdicas! E esse projeto veio para resgatar tudo isso e contestar o discurso de que “nossas crianças não brincam mais”.

Com o apoio do Instituto Alana e de seis escolas nacionais, a mestre em educação, Renata Meirelles, viveu em comunidades rurais, indígenas, quilombanas, sertanejas, caiçaras e urbanas. Observou, ouviu, brincou com as crianças e discutiu com educadores suas experiências em nove estados brasileiros.

“As crianças brincam sim, claro. O que falta é a validação dos adultos, diz ela” Não importa se o menino tem um carrinho ou constrói um. A ferramenta é o de menos. Crianças vinculadas ás telas (iPad, TV, iPhone, etc) podem ter essa percepção abafada, mas com um pouco de espaço isso aflora”.

imageimageimage

Até 2015, dois livros e dois documentários darão continuidade à divulgação da iniciativa de que brincadeira é coisa seria. Vamos aguardar!!!

Sobre o Projeto:

O Projeto Território do Brincar é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil.

Entre abril de 2012 e dezembro de 2013, a equipe do Projeto esteve na estrada percorrendo o Brasil por comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos olhos de nossas crianças.

Coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks, o Território do Brincar tem seu foco nas sutilezas do brincar, nos gestos e palavras que apresentam a essência da infância de toda criança.

Uma ótima semana pra gente!!
*Bjins*

Deixe uma resposta