Brincando e reciclando

O Pedrinho está participando do curso de férias da escola e está cheio de atividades bacanas. Uma delas foi a brincadeira com reciclagem, onde ele chegou todo feliz com o que fez: porquinho (com garrafa pet), Boneco (com rolo de papel higiênico) e o jacaré (com caixa de leite). Além disso, pintou com tinta feita de beterraba !!

Muito fofo! Dá uma olhadinha ele em ação..

foto 2foto 1

Vocês sabiam que tem muita coisa bacana a partir de recicláveis? Eu sabia que dava para montar algumas coisas, mas não imaginava tanta criatividade.

Existe no facebook uma página chamada “Reciclagem Jardinagem e Decoração”, que possui ideias incríveis e ensina como fazer. Selecionei alguns abaixo e depois, se vocês quiserem aprender, vão lá na página 😉

Materiais: caixa de pizza, embalagem de shampoo, rolha de garrafa, embalagem de amaciante, enlatados, caixa de papelão, etc

foto 3 (2)

A partir dos 3 anos de idade, as crianças já podem aprender a separar os resíduos. O Pedrinho tem 2, mas já começa a se familiarizar!

Como explicar a reciclagem às crianças

Primeiro ensinando-as como selecionar o lixo e onde devemos depositá-lo. Os resíduos podem ser separados em 5 grupos: o de papel, vidro, plástico, restos de comida, e outros mais orientados ao óleo, brinquedos, pilhas, etc. Existem cinco tipos de lixeiras onde devemos jogar o lixo:

1- Lixeira azul: destinado para papel e papelão.

2- Lixeira verde: destinado para vidros, cristal.

3- Lixeira vermelha: para as embalagens de plástico e briks , fora os de metal.

4- Lixeira amarela: para as embalagens de metal e aço.

5- Lixeira marrom: para os restos de comida, ou seja, para a matéria orgânica e também para outro tipo de restos como as plantas, tampas de cortiça, telas, terra, cinzas, pontas de cigarro, etc.

6- Lixeiras complementares: para jogar restos de óleo, brinquedos quebrados e pilhas.

Bora reciclar!!
bjins e uma ótima semana.

Um comentário em “Brincando e reciclando

Deixe uma resposta