CCBB Educativo tem programação especial e gratuita para o público infantil e suas famílias

Durante todo o mês, estão programadas atividades criativas e educativas, presenciais e digitais, que focam em histórias, cantigas e brincadeiras de diferentes épocas

O mês de outubro marca o calendário de celebrações brasileiras com o Dia das Crianças, data que também é um convite ao reconhecimento das culturas da infância com suas cantigas, brincadeiras e histórias tradicionais. Para homenagear as crianças, o CCBB Educativo Arte & Educação prepara uma programação especial, durante o mês, para celebrar as crianças e fortalecer nossos vínculos com a cultura brasileira.

No dia 10 de outubro, às 14h – domingo que precede o Dia das Crianças – o CCBB São Paulo convida crianças e suas famílias para festejarem a cultura da infância, com cantigas, brincadeiras e histórias tradicionais. Nesta atividade especial, os adultos poderão resgatar compartilhar com os pequenos, memórias, músicas e passatempos de diferentes épocas.

“Este é um dia de presença. As crianças querem celebrar esta data de atividades e diversão com suas famílias e amigos. Por isso, oferecer essas vivências artísticas de criação e mediação cultural, que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade, é o presente que nós podemos oferecer a elas neste mês”, conta Valéria Chagas, educadora do CCBB Educativo Arte & Educação.

Lugar de Criação | Programação completa de outubro
Para comemorar o mês das crianças, além da atividade especial, o CCBB Educativo promove todos os sábados no CCBB São Paulo, o “Lugar de Criação”, que reúne atividades artísticas de criação e mediação cultural. No dia 22 de outubro, haverá um “Lugar de Criação Digital”, que é mais uma oportunidade para que os pequenos tenham contato com atividades recreativas e criativas e o melhor, sem sair de casa. Confira a agenda:

02 de outubro, às 15h (presencial) – Nesta atividade as crianças se divertem com os “Jogos de Arte”, encontros voltados à criação em artes, que exploram brincadeiras e jogos que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.

09 de outubro, às 15h (presencial) – Neste dia acontece a “Oficina de Artes”, exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.

16 de outubro, às 15h (presencial) – Hoje é dia de “Oficina de Histórias”, encontros de leitura mediada de livros ilustrados, seguidos pela criação de narrativas de invenção com imagens e textos reunidos em publicações artesanais.

22 de outubro, às 10h (exclusivamente digital ) – Essa é uma atividade para brincar sem sair de casa! Separe um telefone celular, um caderno e energia, pois é dia de aprender sobre Patrimônio Imaterial. Aqui, as crianças serão convidadas a investigar sobre a nossa relação com as histórias e memórias de família, desde os episódios que correm de boca em boca, até as receitas que aguçam o paladar e os sons capazes de te levar para outros lugares.

23 de outubro, às 15h (presencial) – Este será um sábado de “Oficina de Saberes“, encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, que promovem um diálogo das culturas locais com as exposições em cartaz no CCBB.

30 de outubro, às 15h (presencial) – Para encerrar o mês, uma nova edição dos “Jogos de Arte”, em que as crianças e suas famílias vão se divertir com brincadeiras criativas relacionadas às artes visuais, corporais, teatrais, musicais e literárias.

As atividades presenciais acontecem no CCBB São Paulo, na Rua Álvares Penteado, 112, no Centro Histórico. Podem comparecer até quatro pessoas da mesma família, sendo que a atividade é limitada a dez participantes – lembrando que seguem vigentes todos os protocolos sanitários e de distanciamento social. Para participar, é necessário realizar o agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.

A programação completa e as inscrições estão disponíveis em https://www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis .

Deixe um comentário