Celebre o Dia dos Pais com um cardápio completo

No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto, mas nem sempre foi assim. Você sabia que essa data já foi celebrada em 16 de agosto? Curiosidades à parte, nesse dia, a gente quer caprichar em cada detalhe, desde o presente até o cardápio para aquele almoço especial.

Para iniciar as comemorações, sirva a Bruschetta de Aspargos e Parma. A entrada é fácil e rápida de preparar e ainda leva a sofisticação que a ocasião pede. Já para o prato principal, a Lasanha de Porpetinhas fará muito sucesso com a família toda, afinal, quem não ama uma massa?

Para finalizar esse momento, que tal um Pavê de Chocolate Branco com Champanhe e Frutas Vermelhas? A harmonia do chocolate com o sabor único das frutas vermelhas aliada à crocância do biscoito tornam essa sobremesa o desfecho ideal para o encontro, deixando um gostinho de quero mais.

Gostou das nossas dicas? Então, anote o passo a passo de cada receita abaixo e não se esqueça de adicionar 2 colheres de amor e 1 xícara de carinho!

Bruschetta de Aspargos e Parma

Ingredientes

Para o creme de parmesão

– 1 colher (sopa) de farinha de trigo
– 1 ½ xícara (chá) de leite
– Sal a gosto
– 150 g de queijo parmesão ralado

Para os aspargos

– 2 colheres (chá) de manteiga
– 16 pontas de aspargo fresco

Para a montagem

– 1 embalagem de Torrada Integral Adria (160 g)
– 16 fatias de presunto cru tipo Parma

Preparo

Prepare o creme de parmesão:

Em uma panela, dissolva a farinha de trigo no leite, tempere com o sal e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Junte o parmesão, mexa até que esteja completamente derretido e desligue o fogo. Reserve em panela tampada para manter aquecido.

Prepare os aspargos

Em uma frigideira, derreta a manteiga e grelhe os aspargos.

Monte as torradas:

Sobre cada torrada espalhe um pouco do creme de parmesão e acomode o presunto e o aspargo. Sirva em seguida.

Rendimento: 08 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos

Lasanha de Porpetinhas

Ingredientes:

Para as porpetinhas

1 kg de carne moída
½ cebola ralada
2 dentes de alho picados
1 ovo pequeno
6 colheres (sopa) de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de salsa picada
Sal a gosto
Óleo para fritar

Para montar a lasanha

3 litros de molho de tomate
1 embalagem de Lasanha Adria (500g)
400 g de muçarela fatiada
250 g de requeijão cremoso
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino

Modo de Preparo:

Porpetinhas

– Em uma tigela, coloque a carne moída, junte a cebola, o alho e o ovo. Mexa com as mãos, acrescente a farinha de rosca, misture mais um pouco e, por último, junte a salsa e tempere com o sal. Misture bem e modele cerca de 120 porpetinhas – pequenas, do diâmetro aproximado de uma moeda.
– Em uma panela média, aqueça o óleo, frite as porpetinhas e acomode-as sobre papel-toalha para que fiquem sequinhas. Reserve.

Lasanha

– Em uma assadeira retangular grande (30cm x 45cm x 7cm de altura) espalhe um pouco do molho. Acomode uma camada de massa, fatias de muçarela e metade das porpetinhas. Repita o processo com o restante da massa e recheio, sendo a última camada de requeijão cremoso. Polvilhe o parmesão, cubra com papel- alumínio e leve ao forno médio (180 °C – 200 °C) por cerca de 40 minutos. Retire o papel-alumínio e volte ao forno por mais 10 minutos.

Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo: 1h20min

Pavê de Chocolate Branco com Champanhe e Frutas Vermelhas

Ingredientes:

Creme de chocolate branco com champanhe

900 g de chocolate branco picado
2 embalagens de creme de leite (400g)
½ xícara (chá) de champanhe ou espumante branco seco

Calda de frutas vermelhas

250 g de framboesa
200 g de amora
100 g de mirtilo (blueberry)
Suco de 1 limão
½ xícara (chá) de açúcar

Montagem e decoração

1 ½ embalagem de Biscoito Maizena Adria (400g)
250ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de açúcar
100 g de chocolate branco ralado ou em raspas

Modo de Preparo:

Creme

– Coloque o chocolate em um refratário, junte o creme de leite e leve ao micro-ondas, potência média, por 4 minutos, mexendo na metade do tempo. Retire do micro-ondas e, com uma espátula, mexa bem até obter um creme liso e homogêneo. Misture o champanhe, cubra com filme-plástico e leve à geladeira por 1 hora.

Calda

– Em uma panela coloque a framboesa, a amora, o suco de limão e o açúcar. Leve ao fogo baixo e deixe ferver por 5 minutos, mexendo apenas para misturar. Aumente o fogo, acrescente os mirtilos e deixe por mais 5 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Monte o pavê

– Em um refratário retangular grande (22 x 32 x 6 cm de altura), faça uma camada de biscoitos, espalhe sobre eles o creme de chocolate, outra camada de biscoitos, regue com a calda de frutas vermelhas, espalhe outra camada de creme de chocolate, biscoitos, regue mais uma vez com a calda de frutas vermelhas e cubra com o restante do creme de chocolate.
– Na tigela da batedeira coloque o creme de leite com o açúcar e bata em velocidade alta até obter ponto de chantilly (picos firmes). Espalhe sobre o pavê, polvilhe o chocolate ralado e cubra com filme-plástico. Mantenha em geladeira até o momento de servir.

Rendimento: 12 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos

Feliz Dia dos Pais! 🙂

Deixe uma resposta