Você conhece os Chefs Especiais? São jovens com síndrome de down que fazem da gastronomia sua inclusão social!!
Eu vi de perto este trabalho lindo no evento que contou com a presença do Chefe Carlos Bertolazzi!
Os blogueiros e a imprensa puderam vivenciar um pouco deste trabalho pioneiro e inovador para pessoas com síndrome de Down. Eles fizeram Mini hambúrgueres deliciosos pra nós.
Esses jovens participam de oficinas gratuitas onde um Chefe de cozinha renomado pega os ingredientes e ensina como se executa uma receita. Este projeto dá a oportunidade de desenvolver a autoestima, a coordenação motora, além da possibilidade de aprender a fazer pratos para a família.
Eu conversei com a Cristina Camargo, mãe do Gabriel, um dos chefs especiais.
O Gabriel, 28 anos, é estimulado desde os 8 meses e faz terapia há 15 anos. Trabalha na loja centauro do Shopping há seis anos .
“Eu soube que o Gabriel era especial quando ele nasceu. Foi um choque! Toda a minha projeção de mãe desapareceu, mas depois do luto, eu percebei o quanto eu era responsável pelo meu filho, que ele não tinha culpa e que precisava de mim”, conta Cristina.
O Gabriel está no curso há um mês. “Ele viu no facebook e se inscreveu e é o primeiro curso de longa duração que ele faz. Acredito que o projeto dá autonomia e autoestima a ele.
O Instituto existe há oito anos , quando ainda não se falava nisso. Hoje existem vários trabalhos para síndrome de down, mas antes não existia. O primeiro grupo se formou porque uma das mães tinha uma filha especial.
Segundo a criadora do projeto, Simone , a gastronomia transforma , mostra que todos recursos que temos na vida, podem ser transformados em coisas melhores. Existe criatividade,limpeza, regras, enfim, uma experiência de vida além da aula.
Um belo exemplo que a Simone deu, foi de uma aluna com leucemia que freqüentava direto o curso, e com a autoestima elevada ela conseguiu progredir e melhorar até chegar a não ter mais a doença.
Muito legal essa iniciativa! Que ainda dá oportunidade aos chefs de serem indicados pelos Chefes convidados, que avaliam os que tem aptidão e são direcionados para empresas .
Para as mães que ficam sem saber como ajudar o filho , este projeto é uma ótima dica , e a mãe do Gabriel diz que o melhor a se fazer, é estar entre iguais, porque conviver com outras mães que possuem filhos com síndrome de down, faz com que você não se sinta solitária.
Para saber mais: Chefesespeciais.com.br
Uma semana produtiva pra gente!!
“Bjins”