Começa o FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil

Evento apresentará cerca de 100 filmes de 26 países em sessões especiais, com participação de diretores, dublagem ao vivo, mostras especiais, Fórum e Prêmio Brasil de Cinema Infantil.

 

Único festival de cinema dedicado ao público infantojuvenil com abrangência nacional, o FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil chega à 16ª edição e vai apresentar, em seis cidades, cerca de 100 produções de um número recorde de países: 26 no total. Com direção de Carla Camurati e Carla Esmeralda, o FICI comemora outro recorde: o de inscrições de filmes brasileiros para o 11º Prêmio Brasil de Cinema Infantil. Foram 170 produções, que passaram pela seleção do comitê formado por Bruna Brasil, Luciano Vidigal e Zé Brandão. Os finalistas serão exibidos em três mostras: Histórias Animadas (11 filmes), Histórias Curtas (6 filmes) e Mostra Teen (6 filmes), e concorrerão a mais de R$ 70 mil em prêmios. Este ano, uma curiosidade: todos os filmes finalistas na categoria animação são dirigidos por mulheres.

São Paulo será a primeira cidade a receber o evento, entre 21 e 30 de setembro, no Cinemark Eldorado e no CineSesc Augusta. Depois, o festival segue para o Rio de Janeiro, Niterói (RJ) e Aracaju (SE), de 19 a 28 de outubro. Em Natal (RN) e Salvador (BA) o FICI acontece entre o dias 26 de outubro e 4 de novembro. Além do público geral, mais de 35 mil alunos da rede pública serão impactados pelo festival, através do projeto “A Tela Na Sala de Aula”. A expectativa total de público desta edição é de 75 mil pessoas.

O FICI – que desde a primeira edição reuniu mais de 1,6 milhão de crianças e já exibiu mais de 950 filmes, de 36 países – exibirá em 2018 filmes dos mais diversos gêneros, formatos e temáticas, que compõem um rico panorama da cinematografia mundial. A programação concentra mais que o triplo dos lançamentos infantojuvenis no Brasil e muitos dos filmes são inéditos, apresentados exclusivamente no festival. Como, por exemplo, o longa chinês de animação Aventuras dos Brinquedos (Toys and Pets Adventures – Tea Pets), dirigido por Gary Wang. Outro grande destaque desta edição é a pré-estreia nacional do aguardado longa brasileiro Tito e os Pássaros, dirigido por Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar, André Catoto, que foi destaque no festival francês de Annecy, em junho, e venceu o Anima Mundi, em agosto, na categoria Melhor Longa-Metragem Infantil. Também inédita no Brasil, a superprodução americana Pé Pequeno, de Karey Kirkpatrick, terá sua première no festival.

O FICI reúne curtas, médias e longas-metragens, nacionais e internacionais, em sessões especiais, pré-estreias exclusivas com participações dos diretores, sessões de dublagens ao vivo, mostras especiais, exibições de filmes inéditos, debates, além das tradicionais sessões “O Pequeno Jornalista” e “O Pequeno Cientista”. Para Carla Camurati, uma das diretoras do FICI, “o festival é um encontro saboroso do cinema com a pureza e a curiosidade das crianças, uma excelente oportunidade de questionar e refletir sobre temas atuais e importantes de forma lúdica e leve”.

O FICI também propõe reflexões sobre como as produções audiovisuais destinadas às crianças moldam experiências e influenciam seu desenvolvimento, durante o Fórum Pensar a Infância, que pela 10ª vez é parte do calendário oficial do festival. Com temas relevantes ao mercado audiovisual infantil, o Fórum reunirá especialistas e autoridades do setor em um evento aberto ao público, com entrada franca.

Carla Esmeralda complementa: “Nestes 16 anos de FICI já colocamos milhões de crianças nos cinemas, estes números e a qualidade da programação nos estimulam a seguir em frente! As mídias mudaram, o mundo se tornou digital nestes 16 anos de FICI, mas ainda o que realmente interessa é a narrativa e como a criança entrega seus sentimentos para uma história. A arte de fruição de uma boa história é uma das mais lindas habilidades da criança, que entrega seus sentimentos para acompanhar com emoção cada ação da narrativa.”

Além das exibições de conteúdos inéditos no Brasil, dois longas serão dublados por profissionais, simultaneamente às projeções, em duas sessões que acontecerão no CineSesc Augusta e três sessões no Cinemark Eldorado.

O FICI terá ainda as sessões de curtas-metragens ANIMA MUNDI PARA CRIANÇAS, PEQUENOS QUE NEM VOCÊ, 8X ANIMAÇÃO E CURTAS SUÍÇOS, em parceria com o FIFF – Festival Internacional de Films de Fribourg.

 

PROGRAMAÇÃO PRÉ-ESTREIAS BRASILEIRAS E INTERNACIONAIS

O FICI promove os mais recentes lançamentos para crianças e adolescentes em sessões especiais. Nos últimos anos o FICI sediou pré-estreias tanto de títulos internacionais, como Cegonhas e Uma Viagem Extraordinária, quanto de produções brasileiras, como Historietas Assombradas – O Filme, Peixonauta – O Filme, As Aventuras do Pequeno Colombo, entre outros.

PRÉ-ESTREIAS INTERNACIONAIS 2018

Pé Pequeno, de Karey Kirkpatrick e Amigos Alienígenas, de Wolfgang Lauenstein e Christoph Lauenstein

PRÉ-ESTREIA BRASIL 2018

Tito e os Pássaros, de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto

——————————————————————————————————————-

SESSÃO ACESSIBILIDADE

Pelo segundo ano consecutivo, o FICI apresentará a Sessão Acessibilidade. Nela é exibido um filme com audiodescrição, legenda descritiva e LIBRAS, que este ano será O Touro Ferdinando (+4 anos), do diretor brasileiro Carlos Saldanha, que concorreu ao Oscar™ de melhor longa-metragem de animação em 2018.

 

Além disso, o festival tem o orgulho de inaugurar o seu Prêmio Acessibilidade, em parceria com a ETC Filmes, empresa que cederá três pacotes de audiodescrição, LIBRAS e legenda descritiva aos curtas-metragens brasileiros vencedores do FICI 2018.

 

——————————————————————————————————————-

 

PROGRAMA INTERNACIONAL

A Raposa Má, de Benjamin Renner e Patrick Imbert (animação francesa vencedora do César™ 2018 de melhor longa-metragem de animação em 2018)

Aventuras dos Brinquedos, Gary Wang (animação chinesa)

Kiwi e Strit, de Esben Toft Jacobsen (série dinamarquesa pré-escolar)

Filmes internacionais inéditos, de diferentes gêneros e estilos. Anualmente o FICI seleciona de três a sete filmes, alguns dublados exclusivamente para o festival e outros exibidos em sessões com dublagem ao vivo. O FICI também exibe sessões de filmes de curta duração, como a “Pequenos que nem você”, apropriada para crianças em idade pré-escolar.

——————————————————————————————————————-

DUBLAGEM AO VIVO

Para a edição 2018 foram selecionadas as produções: Meu Amigo é uma Girafa, de Barbara Bredero (Alemanha) e Superhamster, de Joona Tena (Finlândia). Os dubladores Fernanda Bullara e Ulisses Bezerra interpretarão ao vivo, as vozes dos personagens.

——————————————————————————————————————-

SESSÃO PANORAMA BRASIL

A Tropa de Trapo na Selva do Arco-Íris, Alex Colls

Gaby Estrella, de Cláudio Boeckel

Os Under Undergrounds, O Começo, de Nelson Botter Junior

Sobre Rodas, de Mauro D’Addio

——————————————————————————————————————-

SESSÕES RETROSPECTIVAS

Os filmes recém-lançados em circuito também voltam às telas de cinema no programa “Se Você Ainda Não Viu”.

Para este programa em 2018 foram selecionados os filmes: Os Incríveis 2 e Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas.

——————————————————————————————————————-

SESSÕES COM DEBATE:

O PEQUENO JORNALISTA – Um jornalista convidado pelo festival participa de um debate junto às crianças explicando como é o seu trabalho ao fazer uma crítica, matéria ou entrevista. Este ano a jornalista convidada em São Paulo é a crítica de cinema Clarissa Kuschnir e o filme analisado será a animação chinesa Aventuras dos Brinquedos, um dos destaques da programação do FICI 2018.

O PEQUENO CIENTISTA – Um Cientista convidado assiste e debate com as crianças um filme sobre um tema científico especialmente escolhido pela curadoria do festival. Nesta edição é a animação russa inédita no Brasil Fixies: Amigos Secretos, que trata do tema nanotecnologia.

MOSTRA NOVOS JOVENS – Filmes dedicados a pré-adolescentes a partir de 12 anos, todos inéditos, seguidos de debate com a coordenadora pedagógica do festival e convidados.

Nesta edição serão exibidos os filmes: Aquela Canção, Eu sou William e Circo Sikkie – O Mistério Místico.

A TELA NA SALA DE AULA

Durante os dias de semana do festival os alunos de escolas públicas têm entrada gratuita no projeto social “A Tela na Sala de Aula”. Muitas destas crianças que participam nunca foram ao cinema na vida e tem agora a primeira oportunidade. Para cada filme é desenvolvido um projeto pedagógico, disponível gratuitamente no site do festival, com atividades criadas a partir dos parâmetros curriculares do Ministério da Educação. Cerca de 900 mil alunos e professores já participaram deste projeto desde a sua criação.

——————————————————————————————————————-

PRÊMIO BRASIL DE CINEMA INFANTIL

CineSESC – 30/9 – 13:00 / 15:00 / 17:00

O FICI realiza o Prêmio Brasil de Cinema Infantil, com filmes estreantes, vindos de todos os cantos do país, com diferentes técnicas, linguagens e enfoques. Os curtas brasileiros que compõem o Prêmio são divididos em três sessões: Histórias Animadas (+6 anos), Histórias Curtas (+8 anos) e Mostra Teen (+10 anos). O Comitê do prêmio é formado por um trio de especialistas na área, que este ano é composto pelo diretor e roteirista Luciano Vidigal, pela jornalista Bruna Brasil e pelo produtor e diretor Zé Brandão.

As produções são pré-selecionadas e os finalistas são escolhidos por um júri de crianças. A avaliação é totalmente isenta e abalizada, na qual o principal critério é o envolvimento provocado pela obra nas mentes excepcionalmente criativas e sinceras das crianças. Em 2018 serão distribuídos mais de R$ 70 mil em prêmios, com a parceria das empresas TV Brasil, ETC Filmes, Dot Cine e Naymar / Cia Rio.

No dia 28/9 às 10h haverá uma sessão especial no CineSesc com os três finalistas de cada categoria para as crianças votarem em seus favoritos. A entrega dos prêmios acontecerá durante o Fórum Pensar a Infância, no dia 1º de outubro, à noite. A exibição das três sessões completas acontecerão no dia 30/9, no CineSesc, em São Paulo.

No dia 28/9 às 10h haverá uma sessão especial no CineSesc com os três finalistas de cada categoria para as crianças votarem em seus favoritos. A entrega dos prêmios acontecerá durante o Fórum Pensar a Infância, no dia 1º de outubro, à noite.

SERVIÇO FICI 2018:

SP – São Paulo – 21 a 30/9

CINEMARK ELDORADO

Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros, São Paulo/SP

Meia-entrada para todos: R$ 12,00

 

CINESESC
Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César, São Paulo/SP
R$ 12,00 – inteira
R$ 6,00 – meia-entrada
RJ – Rio de Janeiro e Niterói – 19 a 28/10

CINEMARK PLAZA SHOPPING NITERÓI

Rua Quinze de Novembro, 8 – Centro, Niterói – RJ

CINEMARK CARIOCA SHOPPING

Av. Vicente de Carvalho, 909 – Vila da Penha, Rio de Janeiro – RJ

CINEMARK BARRA DOWNTOWN

Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro RJ

CINEMARK BOTAFOGO

Praia de Botafogo, 400 – Botafogo, Rio de Janeiro RJ

 

SE – Aracaju – 19 a 28/10

CINEMARK SHOPPING JARDINS

Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, 215 – Jardins, Aracaju SE

 

BA – Salvador – 26/10 a 4/11

CINEMARK SALVADOR SHOPPING

Av. Tancredo Neves, 3133 – Loja 301 – Caminho das Árvores, Salvador – BA

 

RN – Natal – 26/10 a 4/11

CINEMARK MIDWAY MALL

Av. Bernardo Vieira, 3775 – Loja 50 – Tirol, Natal RN

 

Website com a programação: www.fici.com.br

Deixe uma resposta