Como melhorar a comunicação escolar entre pais e a escola

Uma das dificuldades que encontrei quando matriculei o Pedrinho na escola (com 1 aninho, no berçário) foi a comunicação, porque eu por ser mãe de primeira viagem e ter aquele receio dele ainda não falar , me deixava agoniada querendo saber tudo que acontecia por lá. A escola por sua vez, acostumada a lidar com essa rotina de bebês e crianças novas entrando, agem com naturalidade, o que não alivia a nossa aflição. Por mais que tivesse câmera, não era o tempo todo que ela ficava aberta no site da escola e, por estar trabalhando, não tinha como monitorar (aliás quase fiquei “louca” nessa época) kkk. Vai ver foi por isso que perdi meu emprego de quase 10 anos como gerente de marketing 🙁

A agenda é a comunicação principal entre famílias e escola. Mas para mim era pouco (será que exagerei? kk) Pensem comigo, o que elas querem dizer quando colocam na agenda que ele comeu pouco por exemplo? O que é pouco para elas? kkk Quando eu deixava ele chorando na entrada da escola, elas diziam que ao entrar, ele parava de chorar na hora. Como assim?

Isso resultava em duas situações:

A primeira é que os comunicados entre pais e escola eram esporádicos, pois não era com frequência que a escola entrava em contato comigo e com os outros responsáveis pelo telefone. A segunda, não em meu caso, é que muitos pais não poderiam sequer ver o recado deixado na agenda do filho, visto que nem todos os pais realizam um acompanhamento regular das atividades da criança.

Enfim, como eu agia nessa época que ele estava na educação infantil? Aparecia de surpresa e pedia para entrar na escola para ver o que estava acontecendo. E isso é permitido, viu? Se você não sabia, então pode fazer, quando não estiver se sentindo a vontade com as informações que recebe. Pelo menos na escolinha do Pedro pode, rs.

Hoje, que ele está no primeiro ano, me conta tudo (ou quase), então fico mais a vontade. Já passei da fase “mãe louca” para “mãe normal” kk. Continuo em cima, mas já não me descabelo querendo saber o passo a passo dele lá dentro.

Mas continuo achando que a comunicação entre famílias e escolas não é perfeita. Sinto algumas falhas e para que meu filhinho tenha um bom desempenho em suas atividades, algumas coisas são imprescindíveis.

Acredito que a instituição de ensino precisa ter uma boa comunicação com os pais ou responsáveis a fim de manter um diálogo saudável e nos manter sempre cientes da situação do aluno na escola.

Com a popularização dos computadores, tablets e smartphones, além do crescente número de usuários na internet – pais, alunos e escolas podem se tornar muito mais integrados e ter um melhor acompanhamento por parte dos pais e melhor administração pedagógica por parte da instituição. Receber informações por e-mail são mais rápidas. No meu caso, já checo no cel e vejo na hora.

Algumas escolas utilizam de um sistema desenvolvido para integrar todos os elos desta corrente de educação. No Portal Dominus, os pais acompanham em tempo real e diariamente a realidade do filho na escola.

Isso inclui, por exemplo, checar notas, faltas, ocorrências de sala, boletos e outras declarações, promovendo um perpétuo processo de acompanhamento e integração com a escola e as atividades dos filhos.

O aplicativo é extremamente versátil, apresentando funcionalidades para alunos que incluem o boletim online, avaliações, atividades e até fóruns de discussão.

Para professores, um sistema em tempo real de lançamento de notas, presenças e atividades.

Para a instituição de ensino, uma plataforma que congrega possibilidades relativas ao controle pedagógico das atividades da escola e um sistema completo de gestão acadêmica.

Achei muito legal !

Na escola atual do Pedrinho ainda nos falamos pela agenda sobre a rotina dele, mas elas ligam quando surge alguma dúvida. No site, encontro a programação do ano todo, e uma vez por mês, elas enviam o calendário. Além das reuniões trimestrais individuais com os pais de cada aluno.

Mas a ideia da plataforma irei levar á escola 🙂 E para quem se interessou também, segue contato:
Amber Sistemas
011 2089-2759
www.ambersistemas.com.br

beijinhos e boa semana

Deixe um comentário