Como passar mais tempo com seus filhos

by pinterest

O Pedrinho adora quando brinco com ele, todos os dias ele chega da escola a mil por hora (sempre achei que crianças chegassem cansadas da escola, kkk). Mas, sou eu quem chego cansada do trabalho, rs, e nem por isso abro mão de brincar com meu filhinho.

Acredito que esse tempo juntos é superimportante para o seu desenvolvimento. Muitas vezes, eu me sinto culpada por trabalhar o dia todo e deixá-lo na escolinha período integral, por isso, me preocupo em aproveitar ao máximo o tempo com ele.

Especialistas dizem que as crianças aproveitam mais quando os pais participam das brincadeiras. E dão dicas de como administrar melhor o tempo e dar atenção aos filhos:

Brincar com eles: As crianças gostam de brincar com a gente e nos ajuda a fomentar um sentimento de família e fortalecer nossas relações com eles.

• Propor atividades alternativas: Além de brinquedos e informática, os pais podem oferecer muitas atividades para ocupar o tempo livre: praticar esportes, ir para uma caminhada, ir para um dia no campo, ler um livro, fazer uma quebra-cabeça, etc.

Outras atividades: cantar e contar histórias antes de ir dormir, brincar com elas fora de casa mais tempo, conversar sobre qualquer assunto, com tempo, calma e mostrando real interesse, aproveitar o jantar para traçar planos para o fim de semana juntos, assistir com elas seus programas favoritos, colocar na lancheira, escrivaninha, cama e banheiro mensagens carinhosas e cuidar pessoalmente de sua alimentação são algumas demonstrações de afeto que as crianças guardam na memória durante a vida inteira.

Estabelecer prioridades: Em alguns casos, os pais precisam reservar espaços na agenda para estarem com seus filhos. Se eles esperarem que isso aconteça espontaneamente e estar com o filho for uma opção para quando a agenda permitir, isso não vai acontecer. É importante estabelecer esses momentos.

Qualidade do tempo: A melhor estratégia para aumentar a qualidade do tempo com as crianças é estar bem, ter energia e disposição. E para isso, os pais devem, além de gerenciar melhor o tempo no trabalho, isolar algumas coisas. Se no fim de semana, começo a ver meus e-mails, não consigo estar presente com meu filho. Precisamos entender que o trabalho nunca termina, é ilimitado, mas nós temos limites. Aprender a limitar seu trabalho é importantíssimo. O mundo não vai acabar! Se for urgente, as pessoas vão ligar. Os pais devem aprender a priorizar: “agora é o tempo do meu filho!”.

Culpa: O pior é tentar compensar financeiramente ou com presentes. O ideal é recompensar com tempo. No final de semana, passe o dia com a criança. Diga a ela para escolher um programa e trate isso como prioridade… O tempo cura tudo, até culpa.

Um estudo apontou o que os filhos mais valorizam no relacionamento com os pais.
É bem simples: anote aí!

A pesquisa diz que o mais importante não é a quantidade de tempo que os pais passam com as crianças e sim a qualidade do tempo. Que tal um sorriso e um abraço carinhoso no caminho da escola? Ou uma boa conversa, olhos nos olhos, sobre os acontecimentos do dia no jantar?

by pinterest

Gostaram das dicas? Borá colocar em pratica.
Bjins

Fonte: Educar para Crescer, Minha Vida

Deixe uma resposta