O Pedrinho adora quando brinco com ele, todos os dias ele chega da escola a mil por hora (sempre achei que crianças chegassem cansadas da escola, kkk). Mas, sou eu quem chego cansada do trabalho, rs, e nem por isso abro mão de brincar com meu filhinho.
Acredito que esse tempo juntos é superimportante para o seu desenvolvimento. Muitas vezes, eu me sinto culpada por trabalhar o dia todo e deixá-lo na escolinha período integral, por isso, me preocupo em aproveitar ao máximo o tempo com ele.
Especialistas dizem que as crianças aproveitam mais quando os pais participam das brincadeiras. E dão dicas de como administrar melhor o tempo e dar atenção aos filhos:
• Brincar com eles: As crianças gostam de brincar com a gente e nos ajuda a fomentar um sentimento de família e fortalecer nossas relações com eles.
• Propor atividades alternativas: Além de brinquedos e informática, os pais podem oferecer muitas atividades para ocupar o tempo livre: praticar esportes, ir para uma caminhada, ir para um dia no campo, ler um livro, fazer uma quebra-cabeça, etc.
• Outras atividades: cantar e contar histórias antes de ir dormir, brincar com elas fora de casa mais tempo, conversar sobre qualquer assunto, com tempo, calma e mostrando real interesse, aproveitar o jantar para traçar planos para o fim de semana juntos, assistir com elas seus programas favoritos, colocar na lancheira, escrivaninha, cama e banheiro mensagens carinhosas e cuidar pessoalmente de sua alimentação são algumas demonstrações de afeto que as crianças guardam na memória durante a vida inteira.
• Estabelecer prioridades: Em alguns casos, os pais precisam reservar espaços na agenda para estarem com seus filhos. Se eles esperarem que isso aconteça espontaneamente e estar com o filho for uma opção para quando a agenda permitir, isso não vai acontecer. É importante estabelecer esses momentos.
• Qualidade do tempo: A melhor estratégia para aumentar a qualidade do tempo com as crianças é estar bem, ter energia e disposição. E para isso, os pais devem, além de gerenciar melhor o tempo no trabalho, isolar algumas coisas. Se no fim de semana, começo a ver meus e-mails, não consigo estar presente com meu filho. Precisamos entender que o trabalho nunca termina, é ilimitado, mas nós temos limites. Aprender a limitar seu trabalho é importantíssimo. O mundo não vai acabar! Se for urgente, as pessoas vão ligar. Os pais devem aprender a priorizar: “agora é o tempo do meu filho!”.
• Culpa: O pior é tentar compensar financeiramente ou com presentes. O ideal é recompensar com tempo. No final de semana, passe o dia com a criança. Diga a ela para escolher um programa e trate isso como prioridade… O tempo cura tudo, até culpa.
Um estudo apontou o que os filhos mais valorizam no relacionamento com os pais.
É bem simples: anote aí!
A pesquisa diz que o mais importante não é a quantidade de tempo que os pais passam com as crianças e sim a qualidade do tempo. Que tal um sorriso e um abraço carinhoso no caminho da escola? Ou uma boa conversa, olhos nos olhos, sobre os acontecimentos do dia no jantar?
Gostaram das dicas? Borá colocar em pratica.
Bjins
Fonte: Educar para Crescer, Minha Vida