Confira 5 receitas saudáveis e refrescantes para o verão

Da entrada à sobremesa, alimentos naturais e saudáveis para a época mais quente do ano 

Nos últimos anos, a busca por uma alimentação mais saudável subiu muito e de maneira rápida. Uma pesquisa da Federação de Indústria do Estado de São Paulo, a Fiesp, aponta que, em 2018, oito em cada dez brasileiros estavam nessa jornada para conquistar uma dieta mais balanceada. 

No verão, essa preocupação fica ainda maior entre a população, que busca manter a boa forma para curtir a estação mais quente do ano. E como equilibrar uma dieta nutritiva com o calor da época? 

Pensando nisso, separei algumas receitas saudáveis e refrescantes ao mesmo tempo, para ajudar na hora de seguir a dieta no calorão. Confira a lista abaixo: 


1 – Salada de grão de bico italiana 

Ingredientes 
1 caixa de grão-de-bico (ou 1 ½ xícara (chá) de grão-de-bico cozido) 
½ pimentão vermelho 
10 tomates-cereja 
¼ de colher (chá) de semente de erva-doce 
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico 
Lascas de queijo parmesão a gosto 
Azeite a gosto 
Sal e pimenta-do-reino moída na hora 
Folhas de manjericão a gosto para servir 

Modo de preparo 
Lave, seque e corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e corte uma das metades em cubos pequenos. Aproveite a outra metade em outra preparação. Lave, seque e corte os tomates ao meio. Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, regue com um fio de azeite, junte o pimentão, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos, até dourar. Reserve. Escorra o grão-de-bico numa peneira e transfira para uma tigela (voê pode utilizar a água para preparar um merengue vegano). Junte o pimentão dourado, os tomates cortados, as sementes de erva-doce e misture delicadamente. Tempere com o vinagre balsâmico, azeite, sal e pimenta a gosto. Sirva com as lascas de queijo parmesão (se preferir, pode esfarelar) e folhas de manjericão a gosto. 

Para cozinhar o grão-de-bico em casa 
Numa tigela, deixe ½ xícara (chá) de grão-de-bico seco de molho em 2 xícaras (chá) de água, por pelo menos 8 horas (se preferir, faça o demolho na noite anterior ao preparo). Na hora de cozinhar escorra a água e escolha um dos métodos: 

– Na panela de pressão: coloque os grãos demolhados, cubra com 2 xícaras (chá) de água e cozinhe por 15 minutos, contados depois que a panela apitar. Lembre-se de baixar o fogo quando a panela apitar e deixar toda a pressão sair antes de abrir a tampa. 

– Na panela convencional: coloque os grãos demolhados, cubra com 1,5 litro de água e deixe cozinhar por cerca de 1h10, contada após a fervura. 

2 – Tartar de Salmão com Amêndoas 

Ingredientes: 
Filé de salmão fresco, limpo e sem pele 
Cebolinha (partes mais baixas, com o talo branco) 
Gergelim preto e branco a gosto 
Gengibre laminado 
Amêndoas laminadas 
Molho shoyo 

Modo de preparo 
Pique o salmão em pequenos cubos. Corte as cebolinhas bem finas e junte ao salmão. Acrescente o gergelim e o gengibre, misturando bem. Por fim, toste levemente as amêndoas em uma frigideira para decorar o prato. Adicione também neste momento o molho shoyo. 

3 – Smoothie de Morango Zero Lactose 

Ingredientes 
1 copo (200 ml) de leite de coco 
1 banana média 
8 morangos médios limpos 
Gelo a gosto 

Modo de preparo 
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. 

Dica: para deixar ainda mais cremoso, congele as frutas antes. 

4 – Sorvete de frutas tropicais 

Ingredientes 
1 xícara de biomassa de banana verde 
2 colheres de sopa de leite de coco light 
1 xícara de manga, tangerina e laranja congelados 

Modo de preparo 
Leve as frutas ao fogo com o leite de coco até criar uma mistura homogênea. Adicione a biomassa e mexa bem. Ela vai ficar aerada. Caso queira um sorvete mais cremoso, adicione mais uma colher de leite de coco. Espere esfriar e leve ao congelador. 

5 – Sorvete de chocolate vegano 

Ingredientes 
1 xícara (chá) de leite de coco 
3 colheres (sopa) de açúcar demerara 
2 colheres (sopa) de cacau em pó 
1 colher (sopa) de amido de milho 
1/2 colher (chá) de emulsificante 

Modo de preparo 
Coloque em uma panela em fogo médio, o leite de coco, o açúcar demerara e o cacau em pó. Misture e deixe ferver. Quando estiver fervendo, abaixe o fogo, adicione o amido de milho misturado com 3 colheres (de sopa) de água, misture até engrossar e desligue. Assim que o creme estiver frio, cubra/tampe e leve ao freezer por cerca de 4 horas, até ficar bem duro. Retire, espere descongelar por cerca de 10 minutos e quebre em pedaços menores. Coloque em uma batedeira, adicione 1/2 colher (chá) de emulsificante e bata em velocidade rápida por cerca de 10 minutos, até obter um creme mais fofinho. Devolva à vasilha e retorne ao freezer por mais 2 horas antes de servir. 

Via Bio Mundo

Deixe uma resposta