Confira 7 dicas para transformar crianças em leitores vorazes

Dia (29/10) comemoramos o Dia Nacional do Livro e é importante ressaltar os benefícios da leitura para crianças e jovens

Em casa, cabe aos pais estimular e proporcionar momentos de grande interação com os títulos para inserir, o mais cedo possível, o hábito de ler na rotina familiar.

Uma dica, segundo Mariana Bruno Chaves, formada em Letras pela USP e responsável pelo desenvolvimento do material didático do Kumon, é manter os livros à vista e ao alcance de todos.

“É importante proporcionar um ambiente em casa que estimule as crianças. Mantenha os livros à vista e ao alcance delas. Prepare um espaço que fique aconchegante, mostre para a criança quão agradável pode ser uma tarde de leitura”, diz Mariana.

Confira mais dicas dadas pela educadora da maior franquia educacional do país.

1.       Construa um repertório    

Fique atento aos lançamentos mais adequados à faixa etária da criança, procure por sugestões indicadas pelos especialistas e troque informações com outros pais ou professores. É importante conhecer a obra antes de apresentar para a criança, pois o conteúdo e o grau de dificuldade devem ser adequados.

2.       Fique atento às preferências da criança

Descubra se ela se encanta por histórias de fantasia, romances ou aventuras cheias de super-heróis. Assim, você não só seleciona os livros com mais facilidade, como também motiva os pequenos a continuarem lendo.

3.       Resgate suas memórias

Relembre seus livros infantis favoritos e apresente-os para seu filho. Permita essa troca de experiências e faça dela um momento prazeroso.

4.       Atente-se à faixa etária indicada

Como já mencionado, é importante prestar atenção à faixa etária indicada no livro. As editoras avaliam a obra e, geralmente, sugerem uma faixa etária. Considere essa recomendação como critério para escolher um livro infantil.

5.       Analise o livro

Antes de apresentar o livro para criança, pesquise sobre o conteúdo para verificar itens como complexidade do assunto, tamanho do texto, qualidade da linguagem, ilustrações e estilo do autor. 

6.       Ofereça diversidade

Mesmo sabendo sua preferência, apresente vários gêneros literários para a criança, estimulando a aquisição de repertório por meio de contos, romances, poesias, histórias em quadrinhos, entre outros.

7.       Participe de atividades literárias em família

Dedicar-se a atividades relacionadas a leitura com os filhos pode ser um ótimo incentivo para que entrem no mundo das palavras. Além de ler com eles, é interessante participar de clubes de leitura, contação de histórias e palestras.

Deixe uma resposta