Conheça a programação do programa Cultura Presente

Neste momento no qual não é possível realizar eventos que geram aglomerações, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) criou o programa Cultura Presente, que oferece diversas opções transmitidas ao vivo pelas redes sociais dos seus espaços ou dos artistas contratados através da curadoria dos próprios espaços e também dos chamados Bibliotecas Online e Conexão Casas de Cultura e do edital E-vivências – Memórias, Experiências e Teorias. 

 Entre os destaques de 19 a 25 de junho, está a peça Carcioneiro Terminal, do Grupo MEXA, na Biblioteca Mário de Andrade (BMA), apresentada dia 20; o projeto de cultura popular Arrasta Pé do Mamulengo, da Trup Trolhas, dia 19, na Biblioteca Brito Broca; com letras sobre empoderamento e com temática LGBTQIA+, o Rap Plus Size, dia 20, na Casa de Cultura Hip Hop Leste; O “Teatro Impossível“, improviso com Grupo de Risco e direção de Rafael Pimenta, dia 23, no Teatro Cacilda Becker; além das aulas abertas e bate-papos da Escola Municipal de Música e da Escola Municipal de Dança.  

Confira os destaques da programação:

ESCOLA MUNICIPAL DE MÚSICA DE SÃO PAULO

Lives EMM – A cada semana, um bate-papo com professores da EMM. No dia 24/06 às 15h, as convidadas serão as professoras Érica Hindrikson (regente da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal) e Marizilda Hein (professora de Teoria Adulto da EMM).

ESCOLA DE DANÇA DE SÃO PAULO

Aula do dia 23.06

Na próxima terça feira teremos mais uma aula aberta e ao vivo pelo nosso Instagram, com o Professor Paulo Vinícius, que ministrará uma aula de balé clássico intermediário/ avançado.

Aula do dia 25.06

Na quinta feira o professor de dança contemporânea, Flávio Lima estará conosco ao vivo no Instagram para uma aula básica/ intermediária, às 15h30.

Aula do dia 27.06

A última aula aberta do semestre é em comemoração aos 80 anos da EDASP e traz a ex-aluna, Beatriz Hack, hoje, professora da escola, para uma aula de balé clássico inter/avançado.

BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE (BMA)

Debate Na Mário: Doença Como Metáfora

com Eduardo Jardim (filósofo e professor) e Lucas Veiga (psicólogo)

Nesse encontro em torno do mote “Doença como metáfora”, reúnem-se, no dia 19 de junho, o filósofo e professor Eduardo Jardim e o psicólogo Lucas Veiga, que tem como referência a Black Psychology, vertente criada por psicólogos afro-americanos na luta pelos direitos civis entre as décadas de 1960 e 1970.

Jardim e Veiga conversam sobre os significados sociais e históricos atribuídos a determinadas enfermidades, bem como as consequências e armadilhas de alguns desses significados, tanto no contexto biológico quanto cultural. Os dois falam também do trabalho poético, filosófico e crítico em tempos de pandemia e da relação entre criação artística e crise coletiva.

Serviço: Youtube da Biblioteca Mário de Andrade, 19 de junho, sexta, 19h

Endereço: https://www.youtube.com/user/bma1925

Live ficará gravada: Sim

Teatro Na Mário: Cancioneiro Terminal

com Grupo MEXA

No dia 20 de junho, um sábado, haverá a apresentação Cancioneiro terminal, do grupo MEXA, no YouTube da Mário, às 15h. A apresentação faz parte da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo.

Serviço: Youtube da Biblioteca Mário de Andrade, 20 de junho, sábado, 15h

Endereço: https://www.youtube.com/user/bma1925

Live ficará gravada: Sim

História Na Mário: Mulheres E O Café Paulista

com Marina de Mello e Souza (historiadora) e Maria Fernanda Rodrigues (repórter e colunista especializada em livros e literatura, no jornal Estado de S.Paulo)

Em “Mulheres e o café paulista”, recebemos a historiadora Marina de Mello e Souza para comentar o livro Páginas de recordações, com as memórias de Floriza Barboza Ferraz, que fazia parte de uma tradicional família da elite rural paulista e muda-se com seu marido para o inóspito Oeste Paulista para plantar café. A narrativa registra o desbravamento daquela região na virada do século XIX para o XX.

A mediação desta conversa é de Maria Fernanda Rodrigues, repórter e colunista especializada em livros e literatura, no jornal Estado de S.Paulo.

Serviço: Youtube da Biblioteca Mário de Andrade, 24 de junho, quarta, 19h

Endereço: https://www.youtube.com/user/bma1925

Live ficará gravada: Sim

BIBLIOTECAS ONLINE

BrincádoQuê

Com Maira Simões (musicista e contadora de histórias)

BrincáDoQuê? é um projeto que tem como grande propósito espalhar brincadeiras por onde passa. Com repertório composto por músicas da cultura popular, tem como proposta resgatar a memória afetiva dos adultos que foram envolvidos na infância por essas brincadeiras, bem como proporcionar para as crianças o acesso a esse patrimônio poético e cultural. Assim, cantigas, brincadeiras e histórias cantadas exploram a importância do brincar no desenvolvimento humano e social, oferecendo um olhar sensível e sobretudo, divertido, que leva o público a um estado de liberdade criativa e felicidade!

Serviço: Biblioteca Mário Schenberg. Dia 19, 15h.

Endereço: https://www.facebook.com/biblioteca.marioschenberg/

Live ficará gravada: Sim

Aula aberta sobre o pandeiro e suas possibilidades

Com Coletivo SPandeiro: Gedeão Soares (Músico e Arte-Educador), Luísa Daher (Musicista e Arte-Educadora),  Karina Costa (Musicista e Arte-Educadora)

Bora passear pelo universo do pandeiro? Em uma oficina online, o Coletivo SPandeiro trará curiosidades sobre ritmos como o forró, o samba e o frevo, além de dicas e macetes para quem tiver interesse de aprender a tocar também! Todo mundo pode curtir e experimentar o pandeiro! A aula estará disponível na página oficial do Coletivo e será aberta a todos os públicos com espaço para interações e dúvidas!

Serviço: Biblioteca Ricardo Ramos. Dia 20, 15h.

Endereço:  https://www.facebook.com/BibliotecaRicardoRamos/

Live ficará gravada: Não

A poética, a infância e o incentivo a literatura

Com Coletivo C.O.R.A.G.E.M: Valéria Machado (Direção artística audiovisual), Doni Araújo (escritora),  Odara Dele (escritora), Gilselda Perê (escritora), Tatiani (mediador)

Neste encontro literário os autores convidados são convidados a abordar questões como, como aproximar as crianças da literatura, representatividade e a importância do incentivo a leitura na infância de uma forma lúdica e prazerosa, através da leitura dramática de suas obras.

Serviço: Biblioteca Hans Christian Andersen. Dia 20, 15h.

Endereço: https://www.facebook.com/bibliotecahans.christianandersen/  

Live ficará gravada: Sim

Conto no Pé da Árvore

Com grupo Conto no pé da árvore: Jessica Rufino (atriz, arte-educadora e folclorista), Ana Paula Galvão (Pedagoga, Brincante e contadora de histórias), Bianca Alonso (Brincante e contadora de histórias), Letthícia Johanson (Brincante, figurinista, standard e cenógrafa), Tayna Salomão (Brincante, direção artística audiovisual)

Para celebrar seus 5 anos de existência o grupo Conto no Pé da árvore apresenta ” A história dança do coco” que narra a vivência de um povo que foi obrigado a trabalhar sem ganhar nada em troca, e como um preto velho muito sábio revolucionou a cultura popular brasileira. Para enriquecer o espetáculo, o grupo realça também histórias como: Boi Bumbá, Saci Pererê e Cacuriando.

Serviço: Biblioteca Jayme Cortez. Dia 23, 14h.

Endereço: https://www.facebook.com/bibliotecaJaymeCortez/

Live ficará gravada: Sim

A Bordadeira de Histórias

Com Patricia Ashanti (contadora de histórias e arte-educadora)

A proposta é compartilhar e trazer à tona o imaginário nas tradições afro-brasileiras que, a princípio é transmitido oralmente. Faz-se necessário um fortalecimento e recuperação dessa tradição, bem como o incentivo ao contato com a memória ancestral e o registro das próprias experiências através da narrativa e/ou da escrita, seguindo assim no contra fluxo da marginalização dessa cultura, que também ocupa papel central na história e formação do Brasil e do povo brasileiro.

Serviço: Biblioteca Aureliano Leite. Dia  19, 14h.

Endereço: https://www.facebook.com/bibliotecaJaymeCortez/

Live ficará gravada: Não

Arrasta Pé do Mamulengo

Com Trup Trolhas

O projeto é um resgate da cultura popular unindo vertentes do forró, espetáculo de mamulengo e dança de coco.

Serviço: Biblioteca Brito Broca. Dia  19, 14h.

Endereço:      https://www.facebook.com/bibliotecabritobroca/

Live ficará gravada: Sim

Quando acordei o circo já tinha ido embora

Com Trupe Trapaceros

A Trupe Trapaceros tem o orgulho de apresentar “Quando acordei, o circo já tinha ido embora”; um espetáculo circense, cômico e musical para respirar memórias e poetizar a vida. Uma história atravessada de lembranças, dos circos itinerantes, mambembes, ambulantes, circundados de serragem, elefantes e macacos, rodeados de mágicos, faquires e trapezistas.

O espetáculo conta com números circenses de acrobacia, malabarismo e palhaçaria e um repertório de músicas autorais que embalam nossas memórias do circo de lona, do circo na praça e do circo na vida.

Serviço: Biblioteca Paulo Duarte. Dia 20, 15h.

Endereço:  https://www.facebook.com/BPPauloDuarte/

Live ficará gravada: Sim

Circo Poeira

Com grupo Circo Poeira

Circo Poeira é um espetáculo que mistura as linguagens de Circo, Teatro e Boneco. A peça conta a história de um circo através das recordações de um “Velho Mestre”. Esse personagem que é o narrador da história relembra o auge do seu Circo e dessa forma surgem do fundo de sua memória os números que compõem o show.

Serviço: Biblioteca Anne Frank. Dia  21, 16h.

Endereço:    https://www.facebook.com/bibliotecaannefrank/

Live ficará gravada: Sim

Sambas de Aldir

Com Graça Braga (cantora e intérprete)

Graça Braga nasceu no interior de São Paulo e cresceu rodeada de samba e serestas e, como não poderia deixar de ser, foi influenciada pela música e o talento de Aldir. Graça Braga pretende realizar uma grande homenagem ao nosso eterno Edir, cantando e revisitando seus maiores sucessos como:  CORSÁRIO, LINHA DE PASSE, CABARÉ e muito mais.

Serviço: Biblioteca Affonso Taunay. Dia  21, 19h.

Endereço:  https://www.facebook.com/biblioteca.affonsotaunay/

Live ficará gravada: Sim

CASAS DE CULTURA

Abraço Que Vós Me Nordestes com Erico de Jesus Santos

Apresentação que traz para a cena a poesia de Sebastião Biano em sua “beleza pura”, força, resistência, amor e legado, transmutado em danças, corpo aterrado, corpo pulante, corpo pipoca. Na construção de movimentos das histórias contadas de onça, Lampião e de seu terno “esquenta muié”. Símbolos e significados, pés, pulso e ancestral é. Da terra, da seca e da emoção em lágrimas. São danças que descascam terras vermelhas na busca de suculência.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura de M’Boi Mirim e artista. Dia 19/06/2020 às 15h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço:  Casa de Cultura M’Boi Mirim

A experiência da música de rua e do faça você mesmo com Rob Ashtoffen (Mestre em Ciências da Informação pela ECA-USP)

Atualmente músico profissional nas bandas: Jair Naves, Atrio Jazz e Electric Hendrix Tribute. Rob Ashtoffen é atuante no movimento cultural do bairro Butantã, Zona Oeste Paulista, há mais de 9 anos. Mestre em Ciências da Informação pela ECA-USP e autor do trabalho: “Memória e Oralidade Dos artistas de Rua de São Paulo”, o artista atuou como músico de rua na banda Chaiss na Mala, no projeto Jazz na Kombi. Promoveu o evento Iquiririm Jazz Festival durante 2 anos em um beco da Rua que leva o mesmo nome na Vila Indiana.

Na ocasião, mais de 70 bandas passaram pelo festival de rua movimentando a cultura local e o comércio bairrista.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura do Butantã̃ e artista. Dia 19/06/2020 às 19h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura do Butantã

Itans: na Terra dos Orixás com Caroline Modolo – Contação de Histórias

Contação de história sobre a cultura Iorubá, através de contos de lendas (Itans) dos Orixás cultuados pelos povos de matrizes africanas. Após a contação de estória, será ministrado uma palestra sobre a cultura, tendo como tema os orixás trabalhados na lenda e a influência até os dias atuais, dentro das comunidades afrodescendentes. Serão realizadas cantigas tradicionais e abordado sobre casas de candomblé e suas tradições culturais, como culinária, idioma, moda e influências dentro da comunidade, além a relação com a cultura musical no brasil.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura de Chico Science e artista. Dia 16/06/2020 às 16h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura Chico Science

Origem e desenvolvimento da teoria musical com Leandro de Araújo Prado (Músico)

Workshop online sobre os conceitos básicos da teoria musical, a importância de entendê-la e aplicá-la tanto nos estudos quanto nas produções musicais.

Leandro de Araújo Prado é músico formado com vasta experiência e tem atuado com aulas e oficinas de música, Violão e Teoria musical na Casa de Cultura Vila Guilherme desde o ano de 2018.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura da Vila Guilherme e artista. Dia 19/06/2020 às 19h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão

Baile do Mc Brunin BN

Conhecido no meio funk da Zona Sul paulista, Mc Brunin é um grande expoente do segmento, que tem interagido fortemente com a cena do RAP de Parelheiros, com artistas como: kamikaze, GWlliver e MoedaMan, participando de faixas como a Cypher “Poderoso chefão”, o artista traz o ritmo do funk nesta apresentação online, com a alegria e singularidade que só o funk proporciona.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura de Parelheiros e artista. Dia 19/06/2020 às 20h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço:  Casa de Cultura de Parelheiros

Banda Graveto

Apresentação, ao vivo, de músicas e versões próprias que são referência para a banda e a proposta de interação junto ao público, através da rede, por meio de mensagens. Os formatos para as apresentações variam e são acompanhados de um cenário composto para atender à performance.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura de Santo Amaro e artista. Dia 19/06/2020 às 19h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço:  Casa de Cultura de Santo Amaro

Irmão Amaro

Performance musical que relata histórias de superação tendo como inspiração e principais influências, nomes como: MV Bill, Sabotage, Racionais MCs, ADL e Ice Cube. O artista traz de suas vivências a realidade de quem vive na quebrada em seus ritmos e melodias variadas. Serviço:

|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Noroeste e artista. Dia 20/06/2020 às 16h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Ocupação Casa Hip Hop Perus – Noroeste

Reduto do Rap

Reduto do Rap traz em sua live rimas e um bate papo descontraído entre seus organizadores: Guma e Dj Makola. Serão apresentadas músicas autorais, discotecagem e rimas de improviso com temas sugeridos pelos espectadores a respeito dos nove anos de história do grupo.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Noroeste e artista. Dia 20/06/2020 às 18h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Ocupação Casa Hip Hop Perus – Noroeste

Quintal da Razão Feminina

Formada por Cristiane e Rosangela Mendes, “Quintal da Razão Feminina” é uma roda de samba que ocorre no quintal da casa das irmãs, em um ambiente familiar, descontraído, onde se reuniam, fãs amigos e cantores convidados, para se apresentarem e ouvirem as clássicos do samba e MPB na voz das sambistas, que agora te convidam pra essa roda de samba em formato de live.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura Freguesia do Ó e artista. Dia 20/06/2020 às 17h. Livre. Grátis

Pankada Roots

Artista Baiano, cantor e compositor, Pankada Roots é Márcio Schaum que atualmente reside na ZL Paulista. Apresentando uma poética inspirada no cenário urbano, com críticas sociais, crônicas do cotidiano e a preocupação com o meio ambiente, carrega como influências a MPB, o Reggae o Pop Rock e Forreggae.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura são Mateus e artista. Dia 20/06/2020 às 17h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó – Salvador Ligabue

Miro de Melo & Os Bregapunks

Idealizado em 2015, “Miro de Melo & Os Bregapunks”, completam 5 anos. Em seu repertório apresentam clássicos do Brega romântico anos 60, 70 e 80 como: Odair José, Paulo Sérgio, Vanusa, Peninha, Reginaldo Rossi e o Rei Roberto Carlos, com releituras de suas canções em versões de puro “Rock And Roll”.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura Chico Science e artista. Dia 20/06/2020 às 16h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim. Endereço: Casa de Cultura Chico Science

Amargem

Formado pelos irmãos, “Amargem”, investe mais atenção na essência musical, e menos em regras, apostando na originalidade de suas composições, buscando apresentar uma mensagem positiva nos tempos atuais.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura Parelheiros e artista. Dia 20/06/2020 às 17h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura de Parelheiros

Equipe Black Mad – DJ Mauricio Black Mad e DJ Light

DJ Maurício Black Mad e DJ Light, apresentam um repertório voltado para a Soul Music e Funk melody contemplando a cultura Black, para recordar os grandes bailes de São Paulo. Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura do M’Boi Mirim e artista. Dia 20/06/2020 às 17h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura M’Boi Mirim

Alan e Amorim

A proposta desta live é semelhante aos shows em formato acústico, transitando por um repertório completo, desde os clássicos da música sertaneja e sucessos da atualidade. As canções apresentadas são escolhidas de forma a atender todas as faixas etária, sem restrições. 

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura São Rafael e artista. Dia 20/06/2020 às 18h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim. Endereço: Casa de Cultura São Rafael

As Palavras da Nossa Casa – Encontro Virtual

Drama imersivo inspirado livremente na obra do cineasta Ingmar Bergman, em que uma famosa cantora lírica visita a sua filha no casarão em que ela divide com o marido presbítero. Durante a passada, a mãe e a filha tentam se reaproximar e resolver questões do passado. “As Palavras da Nossa Casa”, é uma releitura do espetáculo presencial, cuja temporada lotou 16 sessões na Casa das Rosas de janeiro a março deste ano, agora apresenta-se em formato de live.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura Santo Amaro e artista. Dia 20/06/2020 às 18h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim.

Endereço: Casa de Cultura de Santo Amaro

Forró Vila do Sossego em Casa

Com 14 anos de estrada a Banda traz em seu repertório a musicalidade nordestina, abraçando as influências: urbanas, popular e clássica. Dentre os mestres interpretados pela banda estão; Luiz Gonzaga, Zé Ramalho e Dominguinhos. O grupo também relembra músicas da década de 90 com a eclosão do chamado “forró universitário”. Em uma live que estimula vivenciar o ritmo popular das festas juninas no conforto de casa. 

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura do Campo Limpo e artista. Dia 20/06/2020 às 19h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo

Rap Plus Size

Em live, Rap Plus Size traz o repertório do disco lançado ao final de 2019, “Grandiosa Imersão em Busca do Novo Mundo”. Os beats elaborados pelo produtor e criador do selo TEIAinc.: Vibox (Victor Machado), tem como influência a profundidade do oceano, caracterizando fortemente a musicalidade do álbum, explorando temas que envolvem a quebra das amarras sociais, na construção de uma realidade, igualitária e justa. 

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Leste e artista. Dia 20/06/2020 às 19h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT

Wgi & Dj Luiz Só Monstro

Integrante do “Consciência Humana”, grupo de grande peso no cenário Rap nacional, o Rapper WGI, apresenta solo: “Você é capaz”, apresentação que leva o título de seu novo disco.

Serviço:

|Página do Facebook da Casa de Cultura do Hip Hop Sul e artista. Dia 20/06/2020 às 19h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul

Como fazer uma live pelas redes sociais com o celular e poucos recursos com Letícia Lakatos

Nesta live, Letícia Lakatos dará dicas de como realizar uma Live pelo celular, através de poucos recursos, utilizando o que você tiver em casa.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura do Butantã e artista. Dia 20/06/2020 às 20h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura do Butantã

Programa Estéreouvinte com DJ Negrito

Discotecagem com o Dj Set, trazendo Hip Hop e suas ramificações, interagindo com o público virtual via rede sobre produção musical dentre outros assuntos.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura do Itaim Paulista e artista. Dia 20/06/2020 às 20h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista

Trio Flor de Mussambe – Música – 20h

Com mais de 20 anos de estrada o Trio Flor de Mussambê, traz o tradicional Forró pé de serra, com muita alegria e animação. Apresentando suas composições, o grupo traz também, versões dos grandes mestres do forró via live.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura São Miguel Paulista e artista. Dia 20/06/2020 às 20h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim. Endereço: Casa de Cultura São Miguel

Ser mulher – feminilidade e movimento com Vanessa Oliveira – dançarina e comunicóloga

Dançarina e comunicóloga Vanessa Oliveira, possui repertório em diversas vertentes da comunicação não-verbal, fazendo uso em especial da dança; abraçando diversas modalidades para o desenvolvimento do seu trabalho com mulheres, que tem como objetivo estimular a consciência corporal, a auto aceitação, e autoestima.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura São Rafael e artista. Dia 21/06/2020 às 16h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim. Endereço: Casa de Cultura São Rafael

Música com Eva Figueiredo

(Cantora, compositora)

Cantora, clarinetista e compositora Eva Figueiredo tem como influência a música instrumental, urbana e popular brasileira. A apresentação foi construída após o nascimento de seu primeiro filho. Com isto, a temática da maternidade divide espaço com outros pontos, como o futebol e o carnaval, fazendo ainda uso da poesia.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura Guaianases e artista. Dia 21/06/2020 às 16h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases

Livro 2083 de Vicente Munhoz Puelles

Live que explora a leitura de dois capítulos do livro 2083 de Vicente Munhoz Puelles, abrindo um diálogo sobre a história dos personagens e os conflitos que os cercam. Promovendo o estímulo à leitura e a continuação da exploração dos outros capítulos.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura Santo Amaro e artista. Dia 21/06/2020 às 16h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura de Santo Amaro

Intervalo com André Sagat

(músico)

Revelado para o Rap no final do anos 90, quando integrava o  grupo “Consequência”, juntamente com Kamau e DJ Ajamu, André Sagat apresenta em live, o álbum “Intervalo”, contendo faixas como, “A Força” e “Duro de Matar”, que trazem temas voltados à desigualdade social e a potência que devemos buscar para lidar com os problemas cotidianos.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura do Tremembé e artista. Dia 21/06/2020 às 16h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura Tremembé

Mobile Coração de Origami com Renata Varela

Dicas e formas de confeccionar papel, utilizando matérias que já tenha em casa. Será confeccionado, por exemplo: um móbile decorativo no formato de um coração. A ideia é o reuso criativo, mostrando que é possível fazer artesanato com as ferramentas já presentes no nosso cotidiano, como; revistas, caderno, caneta, linha de costura, cola e tesoura.

Serviço: Página do Facebook da Casa de Cultura do Butantã e artista. Dia 21/06/2020 às 17h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim. Endereço: Casa de Cultura do Butantã

Teatro Hip Hop 20 anos com NBD

Há 20 anos o coletivo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos iniciou uma pesquisa que resultou na criação do “Teatro Hip-Hop”. Neste encontro online, a formação e o desenvolvimento desta linguagem serão revisitados, bem como abordados os elementos da cultura Hip-Hop e seus pontos de contato com o teatro-épico.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul e artista. Dia 21/06/2020 às 17h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul

Causos, Contos e lendas do Brasil com Ana Paula Gonçalves – contadora de histórias

Nesta live serão apresentadas duas histórias: “Tio Barnabé e o Saci” e “O Macaco e a velha”. Com músicas tradicionais brasileiras, cocos e cirandas, o público é convidado a imergir nas histórias e nos contos populares brasileiros, valorizando a memória e a diversidade existentes no Brasil.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura São Mateus e artista. Dia 21/06/2020 às 21h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista

 Música com Luisinho SP

Passando pelo grupo Sensação, atualmente em carreira solo, Luizinho SP é cantor e compositor, apresenta em seu repertório canções que já foram regravadas por Zeca Pagodinho, Reinaldo e Fundo de Quintal. Compôs a música: “Esculacho” em parceria com o cantor Dudu Nobre. Além da apresentação musical, o artista irá interagir com o público falando sobre a cultura do samba.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura do M’Boi Mirim e artista. Dia 21/06/2020 às 18h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura M’Boi Mirim

Pra tocar sem encostar: uma experiência palhacística

Uma experiência palhacística online, “Como tocar sem encostar”, fala sobre a necessidade de se inventar uma coisa impossível e que realmente não seria necessária. O espetáculo traz uma reflexão sobre o sentido das trapalhadas para a humanidade.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura da Freguesia do Ó e artista. Dia 21/06/2020 às 18h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó – Salvador Ligabue

A Poética do Movimento com Felipe Augusto Horta

Nesta live, que explora os métodos de consciência do movimento corporal e suas potências, o artista Augusto Horta, trabalha a poesias de escritores consagrados e de autores em ascensão no Brasil, junto à esse mesmo eixo de performance.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura de São Mateus e artista. Dia 21/06/2020 às 18h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura Municipal de São Mateus

Sarau Cultura de quebrada – Mult

Live que apresenta os trabalhos de artistas e articuladores que atuam na região de Itaquera (Bairro da Zona Leste de São Paulo), promovendo manifestações artísticas e culturais que buscam refletir como essas ações atravessam e cultivam a memória coletiva dos moradores daquele espaço.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura da Raul Seixas e artista. Dia 21/06/2020 às 19h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim. Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas

CPDOC GUAIANÁS: TV Memória & Periferias – vídeo e documentário Memórias

TV Memórias & Periferias consiste em um programa de entrevistas com memorialistas e ativistas no âmbito da memória e preservação de patrimônios dos Bairros periféricos. Apresenta a percepção da população sobre sua história, personagens, lugares, objetos, que marcam a constituição destes territórios e mostra intervenções artísticas com vínculo ao bairro em questão. Será apresentado um quadro/foto memorial em homenagem às vítimas do COVID – 19.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura Guaianases. Dia 22/06/2020 às 20h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases

DJ OZZY com Coletivo de Ocupação, Revitalização, Arte, Graffiti, Educação e Música – CORAGEM DJ

Live com DJ Ozzy que atua como DJ residente nos Coletivos Reação Underground e promove mensalmente apresentações com bandas de Rock autorais, e o “Reação Hip Hop” que acontece todas as segundas na “Okupação Cultural Coragem”, na Cohab 2.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura da Raul Seixas e artista. Dia 21/06/2020 às 19h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas

Experiências em Produção cultural com Cida Gonçalves – Intervenção/Workshop

Cida Gonçalves fala da sua trajetória como profissional de produção cultural nos tempos de pandemia, através das atividades de música, Teatro, literatura e artes visuais.

Serviço: |Página do Facebook da Casa do Campo Limpo e artistas. Dia 22/06/2020 às 17h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo

Produção Cultural Contemporânea: Desafios em Tempos de Crise. Com Pedro Leão – Produtor Cultural

A conversa virtual visa a apresentação dos contextos históricos da produção cultural brasileira e elementos básicos do processo de realização de atividades de cunho cultural e artístico, com ênfase para a produção teatral e em como utilizar dessas ferramentas diante da iminente crise econômica causada pela pandemia de COVID-19.

Serviço:|Página do Facebook da Casa de Cultura Tremembé e artistas. Dia 22/06/2020 às 20h30. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim. Endereço: Casa de Cultura Tremembé

Capoeira, Ancestralidade e Resistência com Mestre Peroba

O Mestre Irá abordar um recorte da história do Brasil de forma didática e musicada como os registros históricos da capoeira: como luta de libertação de Quilombos e questões como Código Penal”. Além disso a arte da Capoeira como formação do cidadão, proporcionando total fortalecimento e vínculo familiar, comprometimento com a ancestralidade protagonismo juvenil, espírito de coletividade e desenvolvimento saudável.

Serviço: |Página do Facebook da Casa Hip Hop Leste e artistas. Dia 23/06/2020 às 18h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim. Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT

Vivência de Teatro de Sombras

O fantástico mundo do teatro de animação através de uma de suas linguagens: O teatro de sombras. Na construção desse caminho mágico as crianças aprenderão a fazer alguns animais de sombras com as mãos, acompanhando a incrível jornada do ET Edemundo pelo planeta Terra. Esta atividade propicia às crianças, exercícios práticos de criação, produção e manipulação com poucos recursos com apenas uma fonte de luz, (que pode ser a luz da lanterna do celular), suas mãos, a imaginação e muita diversão.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura de Chico Science. Dia 23/06/2020 às 19h00. Grátis. Livre. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura Chico Science

A Princesa que tudo sabia, menos uma coisa com a Cia do Liquidificador

Diz a lenda que havia, em um reino muito distante, uma princesa que sabia sobre tudo: história, filosofia, matemática, física, astronomia, gramática e tudo mais. Ela tinha respostas para todas as perguntas, mas nem tudo era perfeito, porque seu pai não via a hora de encontrar um pretendente para ela. A princesa sabichona, que não queria saber de casamento, propôs então um desafio: só se casaria com aquele que conseguisse fazer uma pergunta que ela não soubesse a resposta.

Serviço: |Página do Facebook da Casa do Campo Limpo e artistas. Dia 24/06/2020 às 15h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo

Live Banda NÃ

Live show com canções do segundo disco da banda, visando difundir música autoral para o público nesse período em que não é possível fazer shows presenciais. O repertório conta com música MPB, Rock Clássico e Música Contemporânea, em um encontro online.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura de Chico Science. Dia 24/06/2020 às 16h00. Grátis. Livre. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura Chico Science

Tuingo e Bastião – Uma Dupla de Baião com a Cia. BuBiÔ, FicÔ LÔ!

“Tuingo um cômico, Bastião um músico. Uma dupla um tanto excêntrica, cada um na sua especialidade, mas parece ter algo em comum como a música.

A dupla narra histórias cômicas através da música, alguns “causos” de suas vidas. Mostrando o lado compositor e cantor de Tuingo, mas, nem sempre isso pode ser uma boa ideia! Um verdadeiro “show-riso” interativo que homenageia Luiz Gonzaga e Dominguinhos e outros artistas populares/cômicos.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Cultura Tremembé e artistas. Dia 24/06/2020 às 18h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura Tremembé

Femininas Alma Negra do Samba Ana Brasil e Ronaldo Samba

Neste projeto Ana Brasil e Ronaldo homenagem às mulheres cantoras e compositoras sambistas negras, ilustrando com suas trajetórias o cenário artístico e contribuindo sobremaneira na divulgação da arte brasileira.

Serviço: |Página do Facebook da Casa do Santo Amaro e artistas. Dia 24/06/2020 às 20h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura de Santo Amaro

Música Hip Hop com Prodígio acústico com Adriano Vicentini

Cantor, grafiteiro, Mestre de cerimônia da Arena do Flow, RapBox Live e Sons da Rua. O artista fará uma apresentação musical de Rap no formato acústico, com voz e violão, com duração de 60 minutos.

Serviço: |Página do Facebook da Casa Hip Hop Leste e artistas. Dia 24/06/2020 às 14h. Maiores de 14 anos. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT

O fino da bagaça com Teatro Rokokóz- Circo Palhaçaria

O palhaço Delfino apresenta números do arco-da-velha, com a mais requintada e sofisticada cara-de-pau palhacística. Números e anedotas para fazer todo o público virtual dar boas risadas no picadeiro de casa mesmo.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Parelheiros e artistas. Dia 25/06/2020 às 14h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura de Parelheiros

Conto que se dança ou dança que se conta? Com Irani Cippiciani e Núcleo Prema

A dança indiana conta histórias de tempos mitológicos e ainda tem muito a dizer aos homens e mulheres dos tempos atuais. E como essas histórias são contadas? Através dos gestos de mãos, das expressões faciais, dos movimentos corporais e das batidas ritmadas dos pés no chão; tudo conectado à música, que é a própria história cantada. Essa contação que mistura teatro e dança, parte desse universo gestual, corporal, literário e musical para contar histórias indianas para crianças e adultos.

Serviço: |Página do Facebook da Casa do Butantã e artistas. Dia 25/06/2020 às 16h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura do Butantã

Audiovisual na quebrada com Coletivo Findemundo

Partindo de materiais produzidos pelo coletivo Finde Mundo, disponíveis na rede (internet) e ligados ao tema Audiovisual, os integrantes do Coletivo se unirão para realizar um programa de variedades, abordando o acesso à linguagem proposta e assuntos importantes sobre esta expressão na periferia.

Serviço: |Página do Facebook da Casa de Parelheiros e artistas. Dia 25/06/2020 às 18h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura de Parelheiros

A Cidade das Máquinas – Tributo a John Lennon

O Espetáculo tragicomédia que aborda a história de dois amigos que dividem um apartamento no início da década dos anos 80, onde um é artista plástico e cético em relação à vida e o outro é um ator e poeta sonhador. Ambos vivem um conflito entre a busca de seus sonhos com a arte e a dura realidade de sobreviverem em um mundo capitalista.

O Espetáculo tem uma trajetória da década de 80 até os dias atuais, que aborda a reflexão e o questionamento do quanto a sociedade e o Ser humano se tornaram desumanos.

Serviço: |Página do Facebook da Casa do Campo Limpo e artistas. Dia 25/06/2020 às 20h. Livre. Grátis. Live ficará gravada: Sim

Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo

TEATROS E CENTROS CULTURAIS

Centro Cultural Penha

Sexta do Riso

Com Edson Junior e Michel Mattos (Humoristas)

O projeto Sexta do Riso surgiu em 2018 com a proposta de dar espaço à artistas do humor da cidade de São Paulo. Desde então se tornou um grande sucesso de público lotando o nosso teatro. O mesmo sucesso presencial agora está em nossas redes. Toda a sexta, o público poderá acessá-las e se divertir nesses tempos tão difíceis.

Serviço: Instagram do Centro Cultural Penha. Dia 19, 20h

Endereço: https://www.instagram.com/ccpenha/ 

Live ficará gravada: Sim

Quintas & Quintas

Com Banda Rota 54

Nesta live dois integrantes da Banda Rota 54, Caio Uehbe (voz/guitarra) e Ricardo Faga (guitarra) mostram sua sonoridade punk rock, com pegada forte e letras contestatórias. O mais recente disco do grupo, “Náusea”, lançado em 2019 foi lançado pelo Selo Kaos, coordenado por Clemente Nascimento, líder dos Inocentes. No set list músicas novas como “Garota Suicida” e “Dente Por Dente”, além de outras que já são sucessos nos shows como “Liberdade” e “Hiro Song”.

Serviço: Facebook do Centro Cultural Penha. Dia 25, 20h.

Endereço: https://www.facebook.com/centroculturalpenha/ 

Live ficará gravada: Sim

Tendal da Lapa

Viva o Circo

Artistas envolvidos:

Val Santana – Atriz Circense

Maiza Menezes – Malabarista

Elisangela Pereira (Zanza) – Contorcionismo

Victor Gomes

Simone Gonçalves – Contorcionista

Duração do espetáculo: 45 min

Classificação Indicativa: Livre

SINOPSE: Espetáculo proposto para ser realizado pela internet em formato de Live, transmitido nas redes sociais, onde o público em geral é convidado a apreciar a arte circense, um encontro com números individuais de cinco artistas, cada dois em um espaço diferente,

respeitando as normas de distanciamento, formando assim, uma trupe de circo popular, artistas e suas histórias, com cenas engraçadas e interativas, criando para o público um ambiente acolhedor, onde ele é convidado a desfrutar a magia do circo e do teatro popular, apresentando para o público em geral: esquetes de palhaços, número de malabarismo, equilibrismo, Roda, músicas e poesias etc. trazendo a história do circo popular brasileiro de maneira simples e lúdica. 

DATA: Sexta – 19/06/2020 às 20h

FACEBOOK: CENTRO CULTURAL TENDAL DA LAPA https://m.facebook.com/profile.php?id=1416570855226653&ref=content_filter 

LIVE FICARÁ GRAVADA: Disponível por 24h

Cabaré do Mercosul

Cia. Circo Delírio

Artistas:

Gonzalo caraballo

Esteban hetsch

Fernando Vicencio 

Duração do espetáculo: 40 min

Classificação Indicativa: Livre

SINOPSE: Esta será a primeira live do Circo Delírio, nela serão apresentados números do repertório da Cia. além de um bate papo onde contaremos um pouco da nossa história!

DATA: Sábado – 20/06/2020 às 15h30min 

FACEBOOK: CENTRO CULTURAL TENDAL DA LAPA https://m.facebook.com/profile.php?id=1416570855226653&ref=content_filter 

LIVE FICARÁ GRAVADA: Sim, na página do Facebook.

Centro Cultural da Diversidade

Bate-papo

Com Bixarte (artiste)

A convidada para o bate-papo do dia 11 será Bia Manicongo, artisticamente Bixarte. Bixarte é poetisa, cantora, rapper, compositora e atriz. 

A paraibana vem se destacando no cenário local pelas suas poesias de crítica social e política embalados por ritmos como rap, funk, trap e afrobeat. Seu último lançamento foi o projeto “Faces Remix” que é uma releitura a “Faces” seu trabalho lançado em 2019. Atualmente a cantora se dedica a compor e produzir seu álbum “Traviarcado” que promete chegar em Novembro de 2020.

Serviço: Instagram do Centro Cultural da Diversidade. Dia 21, 19h.

Endereço: https://www.instagram.com/ccdiversidade/

Live ficará gravada: Sim

A cena Drag de Belém do Pará

Com Juliano Bentes (pesquisador)

O convidado do dia 22 será o pesquisador da arte drag de Belém do Pará, Juliano Bentes. Ju Bentes é professor substituto na ETDUFPa, mestre em Artes pela UFPa e Técnico em Figurino Cênico pela ETDUFPa. Realiza performances como Drag Queer sob a identidade de “Luna Skyyssime” desde 2016. 

Serviço: Instagram do Centro Cultural da Diversidade. Dia 22, 19h.

Endereço: https://www.instagram.com/ccdiversidade/

Live ficará gravada: Sim

Teatro e comicidade afroindígena na Amazônia

Com Andréa Flores (pesquisadora)

Na live do dia 23 vamos bater um papo sobre “Teatro e comicidade afroindígena na Amazônia” com professora Andréa Flores. Andréa Flores é atriz, palhaça e diretora de teatro na cidade de Belém PA, membro fundadora dx Coletivas Xoxós, coletive de teatro protagonizado por mulheres. É professora efetiva da Escola de Teatro e Dança da UFPA, doutora em Arte (UFMG).

Serviço: Instagram do Centro Cultural da Diversidade. Dia 23, 19h.

Endereço: https://www.instagram.com/ccdiversidade/

Live ficará gravada: Sim

Bate-papo

Com Fêtxawewe Tapuya Guajajará (liderança indigena)

No bate-papo do dia 24 vamos conversar sobre liderança indigena jovem com o ativista Fêtxawewe Tapuya Guajajara. Fêtxawewe, de 21 anos, graduando em Ciências Sociais pela UnB, é liderança do Santuário Sagrado Dos pajés-DF, palestrante, ativista ambiental e militante das causas indígenas e LGBT.

Serviço: Instagram do Centro Cultural da Diversidade. Dia 24, 19h.

Endereço: https://www.instagram.com/ccdiversidade/

Live ficará gravada: Sim

Bate-papo

Com Rodrigo Figueiredo (coletivos Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBTI+ e Policiais Antifascimo)

Na live do dia 25 vamos bater um papo sobre a segurança pública LGBTQIA+ com Rodrigo Figueiredo. Rodrigo é guarda Municipal do Rio de Janeiro, graduando em segurança pública, 1° coordenador adjunto  da área de Segurança Pública da Aliança Nacional LGBTI+, membro dos coletivos Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBTI+ e Policiais Antifascimo.

Serviço: Instagram do Centro Cultural da Diversidade. Dia 25, 19h.

Endereço: https://www.instagram.com/ccdiversidade/

Live ficará gravada: Sim

Bate-papo

Com Dani Rocha (artista independente)

Na live do dia 26 vamos bater um papo com a multiartista Dani Rocha. Dani é Artista independente, atriz, dançarina, drag queen, performer e produtora. Princess da Kiki House of Black Velvet. Integrante do Coletivo Amem. Produtora da Corpórea Companhia de Corpos. Desde 2011 trabalha em diversos eventos, casas noturnas e festas LGBTQIA+ com sua personagem drag queen Dani Glamourosa. Atualmente seus estudos estão voltados ao Teatro Negro, cultura Ballroom, Kemetic, Yoga entre outras culturas africanas e afrodiaspóricas.

Serviço: Instagram do Centro Cultural da Diversidade. Dia 26, 19h.

Endereço: https://www.instagram.com/ccdiversidade/

Live ficará gravada: Sim

Centro Cultural Grajaú

Graça Cunha – projeto Divas do Jazz

Com Graça Cunha (cantora)

Nesta live, a cantora Graça Cunha cantará os grandes sucessos das divas do Jazz atrelado a um bate papo com o público mediado pelo Leo Carter, contando a história do projeto e de sua carreira.

Serviço: Facebook do Centro de Cultura Grajaú. Dia 19/06, 19h.

Endereço: https://www.facebook.com/centroculturalgrajau/

Live ficará gravada: Sim

 Debate com a Cia Capenga: autonomia na arte da periferia 

Com Suzi Soares (produtora cultural), Suzana Schmidt (pesquisadora e professora), Rafaela Carneiro (atriz e professora) e Gustavo Tomaz (ator e dramaturgo)

Nesta live, a cia Capenga representada por pelo ator e dramaturgo Gustavo Tomaz debaterá com as convidadas Suzi Soares (produtora cultural), Suzana Schmidt (pesquisadora e professora), Rafaela Carneiro (atriz e professora) sobre o desenvolvimento da arte nas periferias com a mediação da jovem monitora Alcilene Jorge.

Serviço: Facebook do Centro de Cultura Grajaú. Dia 20/06, 17h.

Endereço: https://www.facebook.com/centroculturalgrajau/

Live ficará gravada: Sim

Teatro Alfredo Mesquita

 * Destaque da Semana “Gincana das Drags de Quarta”

Sinopse : Nosso super destaque na programação da semana vem sendo “Gincana das Drags de Quarta”

Desde o começo da quarentena a programação de shows das Drags de Quarta Lá no Alfredo passou para o formato on line, e tem sido o programa fetiche de muita gente,um sucesso! Nesse formato que é uma festa, Thelores Drag apresenta toda quarta-feira as 21h o show com duas convidadas, sempre na base do cada uma na sua casa, com direito à entrevistas com as performers e tb com o público que está acompanhando a Live. Ao final a própria Thelores também performa. Cada semana é escolhido um tema para a performance, sempre usando os elementos de dentro de casa: quarto, cozinha, banheiro, sofá, cama, etc. Um show de glamour e criatividade da Arte Drag em camadas, desde a montação e músicas até suas famílias que muitas vezes ajudam no show fazendo a câmera. Já passara m pelo programa Loik, Audácia, Xaniqua Laquisha, Gaya Ogre, Vera Ronzela, Josephine Le Beauc, entre várias expoentes da Cena Queer.

Assim podemos manter a conexão com nosso público que, antes da pandemia, vinha lotando o Teatro Alfredo Mesquita para as apresentações do repertório da Cia Canastra de Teatro, com os espetáculos “Cacilda o Concurso Drag”, “Cassandra o concurso de Canto” e “Genealogia Drag”. Fundamental para nossa alegria nessa pandemia. Agenda regular do Teatro

E toda quarta-feira às 19h tem entrevista com artistas Drag Queens e Drag Kings contando suas estórias e trajetórias, num papo com o coordenador do Teatro, Nilton Bicudo. Pelas entrevistas já passaram Alexia Twistter, Ginger Moon, LouLou Callas, Don Valentim, Mercedez Vulcão, Abba Cashier e a própria Thelores que abriu a série de papos. Agenda regular do Teatro.

Release : Quarta-feira, dia 24 de junho, vem pular a fogueira mais quente da cidade, no São João on line da “Gincana das Drags de Quarta” com apresentação de Thelores, e as convidadas Divanna Montez e Avante. E as 19h tem papo no “Red Carpet com Divanna Montez”. 

Instagram @teatroalfredomesquita: https://www.instagram.com/teatroalfredomesquita/?hl=pt-br

Indicação: 16 anos

Live fica gravada no IGTV para posterior visualização

Três Sonatas para Flauta de J.S. Bach

dia 21/06 às 17h

Sinopse: Acompanhado por playback, o flautista Danilo Crispim tocará três Sonatas para flauta de um dos maiores compositores da música erudita da humanidade, Bach!

Indicação 10 anos

Instagram @teatroalfredomesquita: https://www.instagram.com/teatroalfredomesquita/?hl=pt-br

Live ficará gravada no IGTV do instagram do Teatro

Leitura de trechos da peça “Mãe”, de autoria de Vitor de Oliveira com Direção de Edgar Benitez

Sinopse: As atrizes Norma Blum e Olívia de Araújo lerão trechos da peça inédita “Mãe” e farão um bate papo com o autor e diretor logo após a leitura. Vitor de Oliveira é autor Teatral, com várias peças escritas e encenadas e com temática LGBTQIA+, além de ser colaborador de telenovelas na Record.

Dia 20/06, às 19h

Indicação 16 anos

Facebook do Teatro Alfredo Mesquita: https://www.facebook.com/teatroalfredomesquita/

A live será publicada no youtube do Teatro.

Teatro Arthur Azevedo

Nos Bastidores do Arthur com a jornalista e historiadora Elizabeth Florido

com Elizabeth Florido (jornalista e historiadora)

Uma conversa com a experiente jornalista e livre historiadora Elizabeth Florido,  que há cerca de 20 anos se dedica a levantar informações sobre a história da primeira formação industrial do bairro da Mooca, bairro de origem operária, e a busca pela preservação e manutenção de um acervo histórico inestimável que compõe a paisagem cultural e o Patrimônio Ambiental Urbano da Cidade de São Paulo.

Serviço: Instagram do Teatro Arthur Azevedo. Dia 19, 19h.

Endereço: @teatroarthurazevedosp

Live ficará gravada: Sim 

Meu Primeiro Livro

com Sonia Masil (psicóloga e oficineira)

Nessa brincadeira podem participar crianças, adultos e idosos. A ideia é que seja um momento de construção de vínculos e descontração para os participantes, que serão convidados a produzir seu próprio livro. O livro poderá ser um diário da quarentena para a criança ou qualquer outro participante, onde ela possa registrar desenhos de como está se sentindo na quarentena.

Serviço: Instagram do Teatro Arthur Azevedo. Dia 20, 16h.

Endereço: @teatroarthurazevedosp

Live ficará gravada: Sim 

Roda de Choro ao vivo com Clube do Choro de São Paulo

com Cibele Palopoli, Ivan Melillo, Everton Campos e Rodrigo Y Castro (músicos)

O Teatro Arthur Azevedo e o Clube do Choro de São Paulo seguem com a programação do projeto #palcopresente e #culturapresente online. Neste sábado, o Teatro Arthur Azevedo recebe a “Roda de Choro ao Vivo com o Clube do Choro de São Paulo”, com muita música boa e bate-papo com os convidados Cibele Palopoli (mediação), Ivan Melillo, Everton Campos e Rodrigo Y Castro. O programa será em homenagem ao flautista Dante Santoro, que nesta semana faria 116 anos.

Serviço: Facebook do Teatro Arthur Azevedo. Dia 20, 17h.

Endereço: https://www.facebook.com/teatroarthurazevedosp

Live ficará gravada: Sim 

Nos Bastidores do Arthur com o escritor e contador de histórias Igor Collaro

com Igor Collaro (escritor e contador de histórias)

Uma conversa com o escritor e contador de histórias Igor Collaro, que iniciou sua experiência em 2010, quando juntamente com sua família montaram uma Livraria e Café no bairro da Mooca que contava com os melhores livros infantis e com contação de Histórias gratuitas para o público da região. Escreveu seu Primeiro Livro “A Princesa Gigica Canjica No Mundo Perdido dos Livros” , publicado em 2011, e a ideia da Página Literatura Infantil veio no mesmo ano do seu lançamento, além do crescimento do Facebook no Brasil.Igor contará sobre sua atividade “A Hora da História”, que será exibida no facebook do TAA no dia 5/07, às 16h.

Serviço: Instagram do Teatro Arthur Azevedo. Dia 21, 16h.

Endereço: @teatroarthurazevedosp

Live ficará gravada: Sim 

Teatro Cacilda Becker

Rádio Drama

(Live sobre Teatro Verbatim com diretor e dramaturgo Herbert Bianchi)

Episódio inaugural do Podcast ‘Rádio Drama’, que visa mergulhar no universo do teatro verbatim, um tipo de teatro documentário que reproduz depoimentos reais em cena através de uma técnica apurada de escuta e repetição. O programa é apresentado pelo diretor e dramaturgo Herbert Bianchi que conversa, nesse primeiro episódio, com atores do espetáculo ‘Hotel Mariana’.

Serviço: Facebook do Teatro Cacilda Becker. Dia 19/06 às 21h

Endereço: https://www.facebook.com/teatrocacildabecker

Live ficará gravada: Sim

Bate – papo com Cida Almeida

“Cida Almeida é atriz, Diretora de Teatro, escreve/roteiriza… Ela cria, aglutina, forma artistas,faz trabalhos com gente na rua, no teatro, nas empresas, tem experiências diversas com comunidades especiais, sempre faz da arte/cultura um fio condutor de saídas e crescimento.”

Serviço: Instagram do Teatro Cacilda Becker. Dia 20/06 às 19h

Endereço: Instagram @teatrocacildabecker

Live ficará gravada: Sim

“Teatro Impossível” 

(Improviso com Grupo de Risco e direção de Rafael Pimenta)

Em lives do Instagram, o diretor Rafael Pimenta e o elenco ensaiam uma peça que nunca irão apresentar. E já que é para ser impossível, escolhemos A Tempestade, uma obra de Shakespeare.

Serviço: Instagram do Teatro Cacilda Becker. Dia 23/06 às 21h

Endereço: Instagram @teatrocacildabecker

Live ficará gravada: Sim

Teatro Flávio Império

Dançamos 

Com o Grupo Xingó 

intérpretes: Natalia Siufi  / Erika  Moura Teixeira / Valquiria Rosa  / Clara Figueiredo

Gênero : Dança

Dançamos é uma live (obra) de imprevistos. “Vocês tão ouvindo? Tão ouvindo aí gente? Deve ser a conexão. Ou a falta de conexão.” Dançamos as mulheres, em suas casas presas, pondo as mesas do jantar. Dançamos porque é preciso dançar

Serviço : Live no Facebook @teatroflavioimperio, dia 20.06 às 18h

Endereço:https://www.facebook.com/teatroflavioimperio/

Live ficará gravada: Sim

Da Rua Pra Casa – A Benzedura da Caipora 

Com o Grupo Mão Na Luva

Atores/manipuladores: Guiliana Pellegrine e J E Tico.

Musico: Ricardo Garcia

Gênero : Teatro de bonecos

Programação destinada a coletivos que usam a rua como palco para as suas manifestações. O Da Rua Pra Casa apresenta o Grupo Mão Na Luva com o espetáculo “A Benzedura da Caipora”Recriando  cinco  curtas histórias tipicamente brasileiras e inspiradas nos mamulengos pernambucanos,  contadas de forma divertida.

Serviço : Live no Facebook @teatroflavioimperio, dia 21.06 às 16h

Endereço:https://www.facebook.com/teatroflavioimperio/

Live ficará gravada: Sim

Ao Vivo Para Manter o Povo Vivo

Intervenção Poética Musical

Musico: Guina

Poetas: Yasmim Riso e Beká

Gênero : Musica/poesia

Nascida na Ocupação Cultural Mateus Santos em meio à pandemia de

Covid-19, a ação “Ao Vivo Pra Manter o Povo Vivo” consiste na realização

de transmissões ao vivo no formato ‘pocket’- de artistas da zona leste de São Paulo.

Serviço : Live no Facebook @teatroflavioimperio, dia 21.06 às 18h

Endereço:https://www.facebook.com/teatroflavioimperio/

Live ficará gravada: Sim

Terça Maior – Papo de Vinil

Com Edson Torrisi

Jornalista, agente cultural e colecionador de vinil

Gênero : Música

Data: 23.06,19h

Bate papo com o jornalista, agente cultural e colecionador de vinil Edson Torrisi, narrando a história do vinil no brasil, seus principais lançamentos e relação de sebos como espaço de arqueologia sonora.

Serviço : Live no instagram  @teatroflavioimperio, dia 23.06 às 19h

Endereço:@eatroflavioimperio/

Live ficará gravada: Sim

Teatro João Caetano

Brincantando com Bel(infantil)

com Carla Masumoto

A atriz, cantora, bonequeira e arte-educadora Carla Masumoto traz a personagem BEL, uma jardineira animada que fala de ecologia, sustentabilidade, conta histórias e canta músicas do universo infantil como cantigas de roda e músicas autorais também!

Acompanhada do violonista Paulo Ribeiro, Carla que também é percussionista, deixa tudo mais animado tocando e cantando também. Carla também ensina a fazer um instrumento com materiais recicláveis.

É brincadeira do começo ao fim!

Serviço: Instagram do Teatro João Caetano. Dia 20/06 16h.

Endereço: @teatrojoaocaetanosp

Live ficará gravada: Sim 

Gram gumboot dance (Dança)

Gram Gumboot dance (dança de botas de borracha) é uma forma de dança popular que foi criada pelos trabalhadores no século XIX nas minas de ouro e de carvão da África do Sul.

Homens negros, com sua a força de trabalho explorada pelos senhores do capital, lutavam para conquistar riquezas que jamais teriam para si. Expondo suas vidas ao risco, distante de suas aldeias e famílias, diariamente cavando buracos cada vez maiores, onde ficavam enterradas suas histórias, suas memórias e suas vozes.

O espetáculo Yebo aborda a exploração, tanto das minas, como dos sete povos levados para extração do minério. É a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha e transformado em um alegre espetáculo percussivo em que a dança produz o som, e o som, conta as histórias dos poucos momentos de descanso e animação que esses trabalhadores tinham.

O único grupo deste tipo de dança no Brasil.

Serviço: Instagram do Teatro João Caetano. Dia 20/06 21h.

Endereço: @teatrojoaocaetanosp

Live ficará gravada: Sim

Conversa com Lenerson Polinini

 Um bate papo com o ator e diretor Lenerson Polinini.

Falando sobre o teatro, no momento e pós pandemia.

Serviço: Instagram do Teatro João Caetano. Dia 23/06 20h.

Endereço: @teatrojoaocaetanosp

Live ficará gravada: Sim

Conversa com o Programa Jovem monitor

Conversa com o Programa Jovem monitor,uma conversa sobre o projeto atual e o futuro do projeto na secretaria.

Serviço: Instagram do Teatro João Caetano. Dia 25/06 19h.

Endereço: @teatrojoaocaetanosp

Live ficará gravada: Sim

Teatro Paulo Eiró

Jonatas Ramos toca Pixinguinha

com Jonatas Ramos

Sinopse: Integrando o conteúdo do último Programa Ré Maior (quintas às 20h, no instagram do Teatro Paulo Eiró),  que trouxe um panorama musical da vida e da obra de Pixinguinha, maestrina o clarinetista da Orquestra Filarmônica Santo Amaro, Jonatas Ramos, executa ao vivo trechos de obras do compositor brasileiro. 

20/06 às 21h

Ao vivo no Facebook: facebook.com/teatropauloeiro

Live ficará gravada: Sim 

DWIGHT Eisenhower toca JOHANNES BRAHMS  

com Dwight Eisenhower

21.06, 19h

Ao vivo no instagram @teatropauloeirosp

Sobre: Integrando o conteúdo do próximo programa Ré Maior,(quintas às 20h, no instagram do Teatro Paulo Eiró),  que trouxe um panorama musical da vida e da obra de Brahms o clarinetista da Orquestra Filarmônica Santo Amaro, Dwight Eisenhower, interpreta ao vivo a Sonata número 2 para Clarinete e Piano de Brahms. 

Live ficará gravada: Sim 

PROGRAMA ARENA DIGITAL COM AMAURI FALSETI

com Monalisa Vasconcelos e Amauri Falseti

Ao vivo no Instagram @teatropauloeirosp

22.06, 19h

Sinopse: A coordenadora do teatro, Monalisa Vasconcelos bate um papo com Amauri Falseti, fundador e diretor da Cia. Paidéia de Teatro, grande referência de cultura na região de Santo Amaro. Vamos relembrar as edições do FESTIVAL INTERNACIONAL PAIDÉIA DE TEATRO PARA INFÂNCIA E JUVENTUDE, que passaram pelo Paulo Eiró e conversar sobre arte na quarentena. 

Live ficará gravada: Sim 

Programa Ré Maior – JOHANNES BRAHMS

com Monalisa Vasconcelos e Silvia Luisada

25.06, 20h

Ao vivo no Instagram @teatropauloeirosp

Sinopse: A coordenadora do teatro, Monalisa Vasconcelos, e a maestrina Silvia Luisada, fundadora e regente das Orquestras OFISA, OSL e do Coral Rachel Peluso, traçam um panorama musical sobre a vida e a obra do compositor alemão e uma das mais importantes figuras do período romântico europeu, Johannes Brahms. Sua história é contada através de trechos de suas composições, executados ao vivo pela maestrina, o que ajuda o público a mergulhar no universo de seu legado artístico. 

Live ficará gravada: Sim 

Deixe uma resposta