Deformidade infantil – como ajudar

Olá mamães!! Eu me deparei com esse assunto no instagram e vi o quanto existem crianças que nascem com deformidades e precisam de mais atenção!!

Conversei com a mamãe Simone que tem um filho de seis anos e que encontrou uma forma de ajudar. “Meu filhote nasceu com uma deformidade facial (lábio leporino e fenda palatina) foi então que descobrimos que a incidência deste tipo de deformidade é muito alta no Brasil (01 caso para cada 600 nascidos vivos) e passamos a apoiar uma ONG – Operação Sorriso do Brasil. Esta ONG faz mutirões de cirurgias gratuitas em milhares de crianças deste enorme país, sem acesso aos médicos de qualidade e que ficam anos na fila do SUS, à margem da sociedade pelo aspecto estético e pelos efeitos colaterais causados pela deformidade, como dificuldades de fala, alimentação, audição e respiração”, contou Simone.

Segundo a ONG, estima-se que mais de 200.000 crianças nascem por ano no mundo acometidas pela fissura. Somente no Brasil estima-se que sejam mais de 5.600. Geralmente com severas dificuldades para se alimentar, falar, socializar-se ou mesmo sorrir. Algumas delas são excluídas, escondidas do contato social e rejeitadas. E na maioria dos casos, seus pais não têm condições de pagar pela cirurgia que elas tanto necessitam para terem uma vida normal.

Se você quer ajudar: visite o site www.operationsmile.org.br

image

Quando eu estava grávida não pensei nesta possibilidade, mas se você é gestante deve estar se perguntando: Este problema pode ser evitado?

Cientistas estão pesquisando métodos para prevenir a ocorrência de lábio fissurado e fenda palatina, mas pouco foi descoberto até o momento. De acordo com um estudo recente, mães que tomam complexos multi-vitamínicos que contem ácido fólico antes da concepção e durante os dois primeiros meses de gestação podem reduzir a probabilidade de terem um filho com este problema. Outros estudos sugerem que altas doses de vitamina A pode desempenhar um importante papel em alguns defeitos congênitos, incluindo lábio fissurado e fenda palatina. (Mulheres não devem tomar mais de 5.000 unidades de vitamina A por dia).

Voltando à Simone, ela tem um buffet infantil e resolveu ajudar mais!! “Estamos vendendo 500 convites ao custo de R$ 50,00 cada um, e iremos reverter a renda integralmente para a ONG (R$ 25.000,00). Por isso, todos os envolvidos (funcionários, atrações – mágico, personagens) serão voluntários. Esta festa – Festa “Doe um Sorriso” será realizada no dia 15/10/2013 – terça feira das 12:00h as 19:00h aqui no Espaço Formigueiro – Rua Prof. Vahia de Abreu, 592 – Vila Olímpia – São Paulo. Os convites podem ser adquiridos aqui no Formigueiro, na própria ONG – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.013 cj 6D ou, por depósito, e eu encaminho os convites pelo correio. (simone@espacoformigueiro.com.br)”. (Muito legal essa iniciativa)

image

Vamos nos divertir neste dia e doar sorrisos!! 🙂 🙂
Bjins e uma ótima semana!!

Deixe uma resposta