Desfralde concluído!!!

by pinterest

Meu filho já controla bem o xixi e o cocô durante o dia, então chegou a hora de tentar deixá-lo sem fralda à noite.. Ai, ai, mais uma etapa, rsrs

Comecei o desfralde dele com dois anos, agora ele está chegando aos dois anos e oito meses e essa etapa foi concluída (ufa!), com muito carinho, paciência, bronca ás vezes, e ajuda da escolinha. Só que mal comemoramos essa conquista, e vai começar outra kkkk..

O Pedrinho já gosta tanto de ficar sem fralda que não quer colocar a noite, só que ele ainda não consegue se controlar. Fiz um teste outro dia e ele quase passou kkk, fez xixi pela manhã (tadinho).

Para ele ter menos vontade à noite, fazemos uma rotininha antes de dormir: escovar os dentes e fazer xixi. Só que ele ainda toma uma mamadeira antes de ir pra caminha (mais uma etapa pela frente: tirar a mamadeira noturna), se não fosse isso, teríamos menos xixi à vista 🙂

Mas a pergunta que não quer calar: Como fazer o desfralde noturno dar certo? Encontrei essas dicas na Revista Crescer:

Por etapas
Se o filho molha a fralda à noite, é porque não está na hora de tirá-la. Segundo o pediatra Albert Bousso, do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, o melhor é conduzir esse processo com calma e em etapas, deixando para tirar a fralda noturna só quando a criança já estiver demonstrando segurança no controle da urina e das fezes durante o dia. “Isso pode demorar semanas, meses, até um ano, e é preciso respeitar esse tempo de adaptação e amadurecimento da criança”, diz Bousso.

Em teste
Mas e aquela criança que, ao ficar sem fralda de dia, não deixa a mãe colocá-la na hora de dormir? Ela faz isso provavelmente porque se sente capaz de passar a noite sem molhar a cama. Não custa deixá-la fazer a experiência por alguns dias. Mas, se a cama amanhecer molhada com muita freqüência, é melhor insistir na fralda noturna. Combine com seu filho que você vai voltar a colocar a fralda e que, se ele acordar sequinho no dia seguinte, poderá passar a dormir sem ela.

Abandonar as fraldas, inclusive a noturna, deve ser um processo gradual. É preciso ter paciência e agir como cúmplice da criança em suas tentativas e em seu aprendizado. Procure não pular etapas e lembre-se de que é muito normal o xixi escapar de vez em quando.

Para ajudá-lo a passar a noite sem fralda, você pode:

– oferecer menos líquido quando se aproxima a hora de dormir

– levá-lo para fazer xixi antes de ir para a cama

– lembrá-lo na hora do boa-noite de que ele está sem fralda

– nas primeiras semanas, levá-lo ao banheiro no meio da noite

Bom, me disseram também que se a criança ficar uma semana sem fazer xixi na cama passou no teste, se não, tem que iniciar o processo tudo de novo (vamos que vamos)

Em que etapa vocês estão? Quero saber!!
Bjins e boa sorte 🙂

PS: tem mais post sobre desfralde na categoria ‘desenvolvimento’

Deixe uma resposta