Dia das Mães: A importância de desligar-se em meio à pandemia

O Dia das Mães está chegando e nunca é demais falar sobre como as mulheres se desdobram entre diferentes papeis na rotina..

Se antes a realidade já era essa, durante a quarentena, então, pode ficar ainda mais difícil gerenciar as horas dedicadas ao trabalho, rotina doméstica e cuidado dos filhos. E se falta tempo para o lazer e o descanso adequado, fica quase impossível não sentir os impactos na saúde, que é justamente o maior ponto de atenção no cenário atual. Especialistas afirmam que a rotina “multifuncional” feminina contribui para que, muitas vezes, o nível de estresse das mulheres supere o dos homens.

É verdade que nunca assistimos a uma cena como esta, tanto no campo da economia como no social e no da saúde. Alguns pesquisadores afirmam, por exemplo, que além do próprio vírus, a quarentena pode acarretar outros problemas de caráter psicológico, com sintomas depressivos, de tristeza, ansiedade, medo, solidão ou irritabilidade, que também podem causar perda de sono ou até dificuldade na concentração para atividades cotidianas. 

Por isso o alerta: desligue-se! Antes de tudo, é preciso manter nossa sanidade mental e para isso é importante se desconectar. Evitar conversas em grupos de WhatsApp, visualizar discussões no Facebook e em outros canais que a pauta sobre este momento seja massiva. Evitar informações em excesso é fundamental para permanecer no caminho da conquista de objetivos, principalmente antes de se deitar para dormir, por exemplo. Afinal, uma vez que o sono é prejudicado, aspectos cognitivos, emocionais, psicológicos também são afetados automaticamente. 

Propor uma divisão justa dos afazeres domésticos e dos cuidados dos filhos com o parceiro é essencial, não só na quarentena, mas em todos os momentos. Outra dica é tirar um tempo no fim de semana para programar as refeições e deixá-las semi-prontas para economizar tempo ao longo da semana. Intercalar os dias de quem cozinha também pode ser uma boa solução.

Com os filhos em casa, a criação de uma rotina fixa de estudos e brincadeiras também pode ajudar as mamães que precisam dedicar tempo ao trabalho remoto sem serem interrompidas a todo momento. O acompanhamento das atividades escolares das crianças também é uma tarefa a ser dividida entre o casal, para que ambos passem por essa fase de maneira mais leve, sem que nenhuma das partes se sinta sobrecarregada pelo acúmulo de funções.

É um momento para repensar nossas ações e anseios, nos redescobrir, buscar atividades que nos entretenha, traçar novos desafios e conectarmos com o que importa: nossas vontades, sonhos, cenários e possibilidades. 
E assim, com celulares desligados e desconectados de discussões, é importante reconhecer emoções, buscar novas atividades e manter um pensamento otimista para que nossa sanidade mental, o sono, o bem-estar e até a esperança não entrem em quarentena. 

Algumas atividades que estão me ajudando a relaxar e trazer bem-estar: fazer exercícios físicos, ler livro, tomar sol pela manhã, assistir um serie leve, dormir sempre no mesmo horário.

Cuide-se sempre!

Deixe uma resposta