Dia dos Pais: 5 dicas para estar mais presente na vida dos filhos

Psicóloga fala sobre a importância da convivência entre pais e filhos e dá dicas para ampliar a participação na criação dos pequenos

Nos dias de hoje, os pais estão assumindo um papel mais participativo na criação dos filhos. Muito diferente da realidade de algumas décadas atrás, em que assumiam a função de “provedores” da família e deixavam para a mãe a responsabilidade de educar e cuidar das crianças. Hoje, a realidade é outra. Segundo a psicóloga do Grupo São Cristóvão Saúde, Susi de Souza Andrade, essa mudança é um reflexo da transformação de toda a sociedade. “Homens e mulheres dividem as tarefas de casa de maneira muito mais igualitária, e isso inclui a criação dos pequenos”.

Para a psicóloga, a mudança é muito positiva na vida nas crianças. A presença mais efetiva da figura paterna traz inúmeras vantagens para o desenvolvimento dos filhos e também beneficia os pais. Ela conta que a presença do pai é fundamental, pois insere o homem num papel mais importante e participativo, em que as crianças criam uma imagem de pai mais saudável e amorosa.

Neste Dia dos Pais, a psicóloga reforça a importância de oferecer aos filhos tempo de qualidade. “Para a criança, mais importante do que passar muito tempo com ela, é fazer com que o pouco tempo que passam juntos seja de qualidade”, frisa.

Susi explica que um pai pode se fazer mais presente na criação e tomada de decisões dos seus filhos participando de sua rotina e abrindo espaço para diálogos sinceros. Por isso, ela sugere uma série de atividades que reforçam a importância da presença dos pais na vida dos pequenos, veja!

  1. Marque um encontro semanal

Essa ideia vale tanto para os pais que vivem junto ou separado de seus filhos. Marque na agenda um encontro com a criança e avise-a sobre isso. Pode ser algo simples, como meia hora no parque do bairro. Ao marcar, o encontro vira um compromisso, e o compromisso vira um hábito. Isso ajuda a reduzir a ansiedade da criança porque ela saberá que naquele dia e horário estará com o pai.

  1. Leia para o seu filho

Além de propagar o bom hábito da leitura, ao ler com os filhos o pai cultiva momentos de qualidade. O momento pode ser antes de dormir, são necessários apenas alguns minutos e uma boa história para criar uma conexão positiva com a criança.

  1. Deixe um bilhete para a criança

Um gesto muito simples que pode gerar momentos únicos: toda criança fica feliz em receber um bilhete divertido ou amoroso do seu pai. O pai pode fazer vários bilhetinhos e colocar na cabeceira da cama do filho ou no meio das suas coisas de escola. Vale escrever frases divertidas, desenhos ou um simples “Papai ama você”.

  1. Façam um projeto juntos

Fazer coisas em conjunto é uma ótima maneira de estar mais perto de seus filhos. Pode ser qualquer coisa, o importante é envolver o trabalho de todos por determinado tempo. Vocês podem criar um projeto que dure um ano inteiro, por exemplo, sendo feito em partes nas horas vagas.

  1. Conversem todos os dias

Mesmo com a correria do trabalho, é sempre possível separar uns minutos do dia para apenas conversar com seus filhos. Essa é uma das coisas mais importantes que o pai pode construir com uma criança, pois a comunicação fortalece o vínculo e a criança passa a sentir mais confiança ao compartilhar seus pensamentos. Essa conversa pode acontecer na hora das refeições ou antes de dormir. Caso a criança tenha acesso ao celular, uma conversa online é a saída para pais que não vivem na mesma casa que seus filhos.

Deixe uma resposta