Dicas de brincadeiras para curtir as férias escolares em família

Brincando com a Turma da Mônica reúne 70 jogos para voltar no tempo e aproveitar as férias escolares !!

Trouxe mais uma dica para as férias das crianças, porque muitos se perguntam como entreter as crianças. Que tal relembrar sua infância com jogos lúdicos? O livro Brincando com a Turma da Mônica, da Editora Senac São Paulo, reune 70 brincadeiras para divertir crianças e adultos, entre eles, avião de papel, bola de gude, cabo de guerra, esconde-esconde e detetive. O autor Ricardo Nastari ainda traz as regras de alguns jogos clássicos. Por exemplo, você se lembra como jogar Amarelinha? Confira abaixo e garanta a diversão das crianças.

 

Regras da Amarelinha:

Antes de jogar, é preciso desenhar as casas no chão com um pedaço de giz ou caco de tijolo, depois numerá-las de acordo com a quantidade. Pode existir, no fim das casas, uma área de descanso ou que seja proibida de pisar, chamada de “Céu” ou “Inferno”. Um por vez, os participantes lançam uma pedrinha na casa 1 e pulam em um pé só para a casa 2. Não pode pisar na casa em que a pedra está e só pode pular com os dois pés quando houver casas grudadas (um pé em cada casa).

 

O jogador pula por todas até chegar no final. Depois, volta da mesma forma e pega a pedra na casa 1, sem encostar as mãos no chão ou pisar na casa em que a pedrinha estava. Se passar por todo o trajeto sem pisar nas linhas, joga novamente, atirando a pedra na casa 2, e assim por diante. Ganha quem completar todas as casas primeiro.

A Amarelinha é um jogo tradicional em vários lugares de mundo, possuí diversos nomes, formatos e maneiras de jogar. Alguns dizem que ela foi originada no Império Romano como uma forma do exército treinar as habilidades com os pés. Ela desenvolve equilíbrio, força e coordenação motora.

 

Ficha Técnica

Brincando com a Turma da Mônica

Escrito por: Ricardo Nastari

Editora: Editora Senac São Paulo

Número de páginas: 144

Preço: R$ 63

 

Para mais informações sobre a obra:

www.editorasenacsp.com.br

Deixe uma resposta