Dicas de cardápio para a Páscoa

A Páscoa é uma celebração feita em muitos países, com importantes e diferentes significados religiosos, como a fertilidade, a ressureição e a renovação. O peixe, o ovo e o coelho representam o nascimento para uma nova vida e por esse motivo, preparações com pescados e chocolates em formatos de ovos são muito tradicionais no domingo de Páscoa. Mesmo com as recomendações de isolamento social, é possível aproveitar a data e preparar uma refeição para aqueles que convivem no mesmo ambiente. 

Nutricionistas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento separaram algumas receitas para compor o cardápio pascal, testadas pela equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), com ingredientes diversos da agropecuária paulista. Confira: 

Salada verde com abacate 
Salada 
Ingredientes: 
2 xícaras (chá) de rúcula (45g) 
1 ramo de manjericão fresco (4g) 
1/2 abacate médio (330g) 
6 nozinhos de muçarela de búfala (60g) 

Modo de Preparo 
Lave e higienize a rúcula e o manjericão. Desgalhe o manjericão e reserve. Lave, descasque e fatie o abacate em meias-luas. Corte os nozinhos de muçarela de búfala em lâminas e reserve. 

Molho 
Ingredientes 
1/2 maçã média (120g) 
1 limão pequeno (80g) 
2 colheres (sopa) de azeite (30ml) 
1 colher (sopa) de mel (25g) 
1/2 colher (chá) de sal (3g) 

Modo de Preparo 
Lave, descasque e higienize a maçã. Lave, esprema o limão e reserve seu suco. Bata a maçã com o suco de limão no processador. Em um recipiente, misture o suco de maçã e limão, o azeite, o mel e o sal e reserve. 

Montagem 
Em uma travessa, coloque as folhas de rúcula cobrindo todo o fundo da travessa, salpique as fatias de muçarela de búfala, regue com metade do molho. Coloque as fatias de abacate, cobrindo toda a superfície, jogue o restante do molho, salpique com as folhas de manjericão e sirva. 

Tempo de Preparo: 40 minutos 
Rendimento: 7 porções 
Peso da Porção: 60g (1 prato raso) 
Valor Calórico da Porção: 94 Kcal 
———————– 
Bacalhau Gratinado 

Ingredientes: 
3 xícaras (chá) de bacalhau desfiado (400g) 
1 tomate grande (225g) 
2 xícaras (chá) de leite (480mL) 
2 colheres (sopa) de farinha de trigo (20g) 
3 colheres (sopa) de manteiga (60g) 
Sal a gosto 
1 colher (sopa) de azeite de oliva (15mL) 
6 fatias de queijo muçarela (90g) 
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (30g) 

Modo de preparo: 
Dessalgue o bacalhau desfiado. Lave o tomate, pique em cubos e reserve. Bata no liquidificador o leite, a farinha de trigo e a manteiga. Leve a mistura para uma panela em fogo baixo, tempere com sal, mexa até engrossar e reserve. Aqueça uma frigideira com o azeite, doure levemente o bacalhau, acrescente o tomate em cubos e refogue. Disponha o bacalhau em um refratário, espalhe por cima o molho branco, cubra com as fatias de muçarela e polvilhe o queijo parmesão ralado. Leve ao forno a 180ºC por aproximadamente 40 minutos ou até gratinar o queijo. Retire do forno e sirva. 

Tempo: 2h40min 
Rendimento: 7 porções 
Peso da porção: 125g 
Valor calórico da porção: 580 Kcal 
————————————– 
Mousse de chocolate com café 

Ingredientes 
1 barra de chocolate meio amargo (180g) 
1 colher (sopa) café solúvel (5g) 
1/2 xícara (chá) creme de leite (110ml) 
1 colher (sopa) coco ralado (10g) 
12 uvas roxas sem caroço (70g) 

Modo de Preparo 
Derreta o chocolate em banho maria. Adicione em uma batedeira o chocolate derretido, o café solúvel, o creme de leite e o coco ralado. Bata por aproximadamente 5 minutos. Lave e higienize as uvas e reserve. Em uma travessa faça camadas intercaladas de mousse e uvas. Deixe na geladeira por aproximadamente 12 horas e sirva. 

Rendimento: 7 porções 
Peso da porção: 50g 
Valor calórico da porção: 186,4 kcal 
Tempo de preparo: 35min+12h de geladeira 

Deixe um comentário