Dicas de jogos que podem melhorar as habilidades cognitivas das crianças

Segundo estudo publicado pela Universidade de Genebra, na Suíça, jogar pode melhorar as habilidades cognitivas. Um total de 9 mil indivíduos com idades entre 6 e 40 anos, incluindo gamers e não-gamers, realizaram vários testes psicométricos para avaliar suas aptidões. As avaliações incluíram atenção espacial, gerenciamento de várias tarefas simultaneamente e alteração dos planos de acordo com regras pré-determinadas. Verificou-se que a cognição dos jogadores foi melhor em comparação aos não-gamers.

Pensando nisso, a Nuuvem, maior loja de jogos digitais para PC da América Latina, preparou uma lista com jogos que podem ser desfrutados por toda a família e que estimulam a memória e a coordenação motora, além de desenvolverem o pensamento lógico, o trabalho em equipe e a tomada de decisões.

“Nossas recomendações vão desde jogos cooperativos, responsáveis por melhorar a comunicação e o trabalho em equipe, como é o caso de No Heroes Here, a títulos que exploram o pensamento lógico, como em Ori and the Blind Forest. Além disso, as franquias clássicas vão fazer os pais lembrarem de sua própria infância”, comenta Fernando Campos, sócio e CEO da Nuuvem. Confira abaixo a seleção.

No Heroes Here: já imaginou como seria o mundo caso todos os heróis desaparecessem? O jogo cooperativo No Heroes Here usa este cenário como base. Criado pelo estúdio brasileiro Mad Mimic, o título de estratégia para até quatro pessoas tem a premissa de que pessoas comuns podem fazer atos heróicos. O jogo pode ser adquirido aqui.

Ori and the Blind Forest: jogo de aventura com história inspirada em O Rei Leão, O Gigante de Ferro, Rayman e Metroid. Com um trabalho artístico pintado à mão, atuação de personagens meticulosamente animada e uma trilha sonora inteiramente orquestrada, Ori and the Blind Forest explora uma história emocional sobre amor e sacrifício, além da esperança que existe em todos nós. Adquira aqui.

Série Mega Man: a franquia clássica teve início em 1987 e marcou a vida de muitas pessoas. Os jogos de ação da série já tiveram mais de 50 versões lançadas para diversas plataformas. A Nuuvem disponibiliza os títulos Mega Man 11, Mega Man Legacy Collection, Mega Man Legacy Collection 2 e Mega Man X Legacy Collection 2. Acesse os títulos aqui.

Série Rayman: outra franquia clássica, Rayman foi criado originalmente em 1995. O título, de fantasia abstrata, permite ser jogado de forma cooperativa. Na Nuuvem estão disponíveis: Rayman Legends, Rayman Origins e Rayman Raving Rabbids. É possível acessá-los aqui.

Série Overcooked: jogo caótico de cooperação na cozinha para até quatro jogadores. Com trabalho em equipe, os chefs devem preparar, cozinhar e servir uma variedade de pedidos antes que os clientes fiquem impacientes. É possível adquirir na Nuuvem os títulos Overcooked, Overcooked 2 e as DLCs Overcooked! 2 – Surf ‘n’ Turf, Overcooked! 2 – Too Many Cooks Pack e Overcooked – The Lost Morsel.

Cuphead: com indicação livre, visual e tema que lembram desenhos antigos, o jogador deve lutar contra uma série de chefes para pagar uma dívida adquirida com o diabo neste jogo multiplayer de tiro e ação clássico. Foi inspirado em animações infantis da década de 1930, como as do Fleischer Studios e apresenta traços subversivos e surrealistas. É possível adquirir o título neste link.

Além dos jogos indicados, a Nuuvem possui diversos outros títulos que melhoram as habilidades cognitivas. O catálogo completo pode ser acessado em https://www.nuuvem.com.

Deixe uma resposta