Dicas para ajudar aumentar a imunidade no Outono

O outono é caracterizado pelas noites mais longas que os dias. Por ser uma estação de transição entre o verão e o inverno, apresenta características mescladas, que representam fatores agravantes de doenças respiratórias, como gripes e resfriados.

A Alimentação balanceada contribui na prevenção de doenças respiratórias. “Para consumir a quantidade necessária de vitaminas e minerais, o ideal é diversificar sempre o consumo dos alimentos, principalmente frutas, legumes, verduras e leguminosas”, comenta Beatriz Botéquio, nutricionista pós-graduada em promoção da saúde pela USP.

Para ajudar o organismo nessa tarefa, devemos dar preferência a cardápios nutritivos, como sopas cremosas, canjas com legumes e carne, vitaminas de frutas e cereais integrais. O consumo de alimentos gordurosos, como o chocolate, carnes vermelhas com gordura aparente e bolachas recheadas, deve ser moderado.

Não deixe faltar disposição no outono!

Evite a gripe, o cansaço e a preguiça nesse outono/inverno: invista em alimentos nutritivos e que irão ajudar na sua imunidade. Confira as dicas abaixo:

• Fracione a alimentação. Comer várias vezes ao dia, em pequenas porções, ajuda a manter a energia constante, acelera o metabolismo e evita a hipoglicemia (falta de açúcar no sangue), que pode causar fraqueza.
• Alimentos estimulantes, como café, gengibre e especiarias, devem fazer parte da alimentação.
• Coma o mínimo de alimentos ricos em gordura possível para não ficar com aquele desânimo. Retire a gordura aparente das carnes, troque a manteiga pelo creme vegetal, evite frituras e massas folhadas!
• Os carboidratos complexos proporcionam a liberação de energia de forma mais gradativa, pois contêm mais fibras, e, portanto, proporcionam mais disposição ao longo do dia.
• Inclua soja na dieta! Ela oferece proteínas de alta qualidade que atuam no sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados e fornecendo mais disposição.
• Aumente a quantidade de ingestão de frutas para um consumo maior de vitaminas, especialmente a C, que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.
• Invista em preparações quentes e com baixo valor calórico como sopas e caldos de legumes. Experimente usar mandioquinha, batata doce e milho.

Aí vai uma dica de refeição para o outono

image

Sopa-creme de abóbora e gengibre (Por Eliane Contreras)
O gengibre, além de acrescentar um sabor especial à receita, dá uma sacudida no metabolismo

Rende: 3 pratos (fundos)
Calorias por prato: 210

Ingredientes
• 1 col. (sopa) de azeite extravirgem
• 1 cebola média, picada
• 4 xíc. (chá) de abóbora sem casca, em pedaços
• 1 col. (café) de raspas de gengibre
• Sal a gosto
• 1 litro de água
• 1 pitada de orégano
• Salsinha picada a gosto

Modo de fazer
Aqueça o azeite, refogue a cebola e, em seguida, a abóbora. Junte o gengibre, sal e a água. Cozinhe até desmanchar. Espere amornar e bata no liquidificador. Volte aquecer com o orégano e sirva com a salsinha.

 

Limpeza da Casa no Outono

Outro cuidado importante no Outono é com a limpeza da casa. Fazer a limpeza adequada da casa contribui na redução significativa das alergias típicas da estação.

Segue algumas dicas práticas e simples do app GetNinjas para auxiliar no período:


Mais paninho úmido e menos espanador
A melhor maneira para tirar o pó dos móveis é utilizando um pano úmido. Ao contrário do espanador, que apenas espalha o pó de um lugar para outro da casa, o pano úmido consegue efetivamente juntar as partículas de poeira e auxiliar melhor na limpeza dos espaços.

Lave as cortinas e os bichinhos de pelúcia
Estes objetos acumulam muita poeira e por esse motivo é importante mantê-los sempre higienizados. Panos úmidos, por exemplo, são práticos e eficazes na limpeza das persianas. Para cortinas de tecido e pelúcias, dê preferência à lavá-los à mão. Aproveite os dias ensolarados e secos do período para essa tarefa.

Sofá limpinho
Por ser um dos móveis com maior potencial para acumular partículas de poeira, é recomendado limpá-lo a seco, utilizando aspirador de pó. Atente-se aos cantinhos, pois são famosos por acumular sujeira.

Tapetes higienizados
Tapetes também são outros grandes acumuladores de poeira. Para fazer uma limpeza profunda, polvilhe bicarbonato de sódio por toda a superfície do objeto (utilize uma peneira para fazer isso), e o deixe agir. No dia seguinte, retire o produto com um aspirador.

Vidros bem cuidados
Vidros podem acumular poeira. Para fazer uma limpeza profunda, dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em 250 ml de água e aplique o produto com um pano de algodão.
#Dica Ninja: Em uma solução com água e detergente, retire manchas de dedos e vestígios dos espelhos!

Atenção aos cobertores e edredons
As noites de outono costumam ser mais frias, portanto perfeitas para dormir com um cobertor, uma manta ou um edredom. Antes de utilizá-los, no entanto, é importante lavá-los e deixá-los secar bem para ter certeza de que não haja transferência de ácaros para a cama.

Mais aspirador e menos vassoura
Varrer a casa é bom, mas pode espalhar a poeira e os ácaros causadores das doenças respiratórias para os demais cômodos. Sempre que possível, opte por utilizar o aspirador de pó ou panos úmidos para fazer a higienização. Caso tenha que utilizar a vassoura, envolva a mesma com um pano úmido de modo a realizar a limpeza com mais eficácia e menos projeção de pó.

Armários mais limpos
Limpe seus móveis com uma solução de água e vinagre (diluídos em partes iguais). Após a higienização, feche as portas e deixe agir por duas horas. Na sequência, passe um pano com água e deixe secar naturalmente.

Moderação no uso de produtos de limpeza
Os produtos de limpeza convencionais costumam ter fortes odores, por consequência, podem despertar as alergias. Escolha produtos que apresentem cheiros mais suaves.

Deixe a luz entrar
Sempre que possível, deixe as portas e janelas de casa abertas durante o dia. Aproveite o período da manhã e meio da tarde para deixar o sol arejar todos os espaços. O astro também é um excelente aliado na limpeza doméstica.

Deixe uma resposta