Dicas para economizar nas compras pela internet

Diante desse cenário de pandemia que estamos vivendo, as compras pela internet ganharam muita relevância e tiveram um grande crescimento.

Por isso, eu trouxe algumas sugestões para você aproveitar e ter uma experiência mais positiva, afinal, todo mundo quer alternativas para economizar, não é mesmo?

  • Planeje a compra

Antes mesmo do primeiro clique, defina o que vai comprar. Além de economizar tempo, o planejamento antes da compra evita gastos desnecessários e possíveis arrependimentos. Ao navegar na rede sem uma finalidade comercial, estamos sujeitos a muitas tentações. É como andar por um shopping, onde os atrativos são muitcupos e o bombardeio de ofertas pode gerar compras por impulso.

  • Aproveite Cupons de Desconto

No site Cupom Válido você encontra cupons de desconto para mais de 400 lojas, de vários seguimentos como: moda, eletrodomésticos, roupas, material de construção, passagens aéreas e muito mais! Uma infinidade de lojas de todos os tipos de seguimento, é possível encontrar desde cupom de 20% na Centauro e até desconto de 10% na Casas Bahia.

Para utilizar é muito fácil, entre no site do cupom válido, digite o nome da loja que você deseja ter desconto e em seguida aparecerão as opções de cupons válidos. Preste atenção na opção ‘inserir código de desconto’ antes de finalizar a compra! Senão o código não entra e você vai pagar o valor cheio.

  • E-mails com ofertas

A facilidade das compras online pode representar um perigo real ao bolso do consumidor, principalmente durante uma pandemia. É legal fazer uma limpa no e-mail e descadastrar todas as lojas – geralmente, ao final do e-mail há uma opção para cancelar o envio desse tipo de comunicação. Ao fazer uma pesquisa de um produto na internet prefira usar o modo anônimo do seu navegador para evitar rastreamento e personalização de ofertas. 

Depois, comece a dificultar as compras por impulso. Vale retirar seus dados do cartão salvos em aplicativos e evitar decorar o número dos seus cartões. Dessa forma, toda vez que você for comprar algo, vai precisar ir atrás do cartão e, nisso, estará dando ao seu cérebro um tempo para repensar. Aqui vai uma dica de ouro: sempre espere pelo menos 24 horas antes de concluir uma compra. 

  • Tarifas do cartão de crédito

O cartão de crédito é o que mais utilizamos nas compras pela internet. Uma dica é se livrar das tarifas de cartão de crédito. Se a instituição na qual você tem o cartão ainda cobrar a tarifa, entre em contato e peça a isenção. Se não aceitarem, troque para um cartão que não cobre essa taxa. Existem vários no mercado com essa opção. 

  •   Cuidado com os juros de compras parceladas e o frete

Fique atendo a forma de pagamento antes de finalizar a sua compra, observe em caso de parcelamento se há acréscimo de juros! Se a loja aplica juros altos e ainda somado a isto você tiver que pagar o valor da entrega, você terá feito um mau negócio.

Dê preferência às lojas que possuem melhores valores de frete ou frete gratuito. Senão, todo desconto que você conseguir no produto não vai compensar se o frete for muito caro.

  • Aproveite a Black Friday

Apesar da Black Friday ser abrangente e promover preços baixos para todos os tipos de produtos, alguns segmentos acabam se destacando e se tornam foco dos compradores. No ano passado, por exemplo, o setor de eletrônico foi o que mais se evidenciou nas vendas, segundo dados da Neotrust Compre & Confie. Por isso, vale identificar os produtos que estão em alta e, assim, apostar em uma busca das melhores promoções.

  •   Participe de programas de fidelidade

Muitas lojas virtuais oferecem programas de fidelidade que incluem descontos especiais, acúmulo de pontos em troca de produtos e serviços, consultoria especializada, brindes e outras vantagens. É comum que grandes e-commerce do ramo de moda ofereçam assessoria de estilo, convênio com empresas de beleza, revistas com dicas periódicas e vale-presentes.

  • Cuidados com as lojas parceiras

Os grandes sites de compra pela internet têm feito parcerias com lojas menores para vender e entregar produtos. Por isso, é preciso ficar ligado em qual loja você está comprando o produto e se as outras lojas parceiras do mesmo site não estão com preços (ou condições de parcelamento) melhores.

  • Dê atenção para os pequenos vendedores

Em sites como os citados na dica anterior, pequenas e médias lojas disponibilizam ofertas vantajosas em produtos originais. A dica é sempre verificar a reputação do vendedor, as avaliações dos clientes anteriores e se o site oferece algum sistema de compra garantida.

Resumindo, é hora de o consumidor, mais do que nunca, pesquisar preços do que quer adquirir e ter cuidado com golpes. Sempre que há aumento sazonal das transações eletrônicas, cresce também o número de oportunistas querendo lesar as pessoas — alerta o presidente da Abcomm, Mauricio Salvador.

Boas Compras!

Deixe uma resposta