Que tal criar um teatro de Natal com as crianças em casa?
A atriz Lara Cardoso dá 9 dicas para estimular as crianças já alfabetizadas a escrever, criar e interpretar um roteiro natalino e ainda conectar toda a família em torno de um Alto de Natal personalizado.
1. Tudo começa pelas ideias
Uma peça divertida não começa com texto pronto, mas com uma base. Pense nos personagens, descreva as características físicas e de personalidade de cada um.
2. Crie o roteiro
Pense na história que quer contar. Pode ser sobre o nascimento de Cristo, mas pode ser também sobre o Papai Noel, um papo entre as renas, ou até uma história em que objetos ganham vida, como um sino conversando com a Árvore de Natal.
3. Pense no cenário
As crianças podem fazer colagens em cartazes, pregar lençóis entre duas cadeiras, ou simplesmente colocar um móvel baixo em frente à árvore de Natal para fazer um teatro de fantoches. Vale também interpretar, cantar e dançar como pequenos atores diante da família.
4. Escolha músicas de fundo
Canções natalinas em volume baixo dão o clima à peça para deixar a casa mais animada. Vale pedir ajuda aos adultos para montar uma playlist.
5. Crie figurinos ou personagens
Vestidos podem se tornar roupas de anjos para meninos e meninas, por exemplo. E uma cartolina pode ajudar a criar fantasias divertidas e descartáveis. A família também pode encomendar fantasias ou gorros de Papai Noel. Se for teatro de fantoches, existem sites que disponibilizam imagens para recortar, pintar e colar, mas há artesãs que também fazem dedoches de feltro.
6. Ensaie antes
Para toda apresentação, é importante fazer um ensaio e testar o cenário, a posição e como tudo vai funcionar. Aliás, muitas vezes, a hora do ensaio é mais divertida do que o dia da apresentação e ajudam a esticar o clima divertido durante vários dias, antes do Natal.
7. Memorize o texto
É importante ler as falas de cada um e entender bem o que será dito pelos personagens para que o resultado fique ainda mais lindo e bem elaborado.
8. Crie ingressos para a apresentação
Desenhe, corte e cole convites para todos os familiares que assistirão ao teatrinho. A ideia é produzir do início ao fim e manter as crianças entretidas ao longo do mês. Eles vão amar.
9. Faça vídeos
Não deixem de gravar as cenas que sempre ficam lindas e merecem ficar guardadas pra sempre no acervo da família. A criatividade das crianças sempre deve ser valorizada e cultivada.