Dicas para não ter dores na coluna

Montar a árvore de Natal, carregar compras, ficar horas em pé com o bebê . Estas são algumas das atividades comuns que, se feitas com a postura inadequada, podem provocar dores na parte posterior do tronco. O Dr. Rafael Bonaparte, fisioterapeuta, listou o que fazer para que a rotina dessas atividades não cause problemas na coluna:

Montagem da árvore de Natal: “As pessoas costumam ficar muito tempo agachadas ou, pior, de pé, abaixando para pegar algo no chão. Ficar com a coluna dobrada por longos períodos pode causar problemas na região lombar”, afirma o Dr. Rafael. A sugestão é encontrar uma posição que não sobrecarregue as costas, como apoiar um dos joelhos no chão e dobrar o outro à frente para fazer o contrapeso ou sentar no chão mantendo a coluna reta.

Dia de compras: Caminhar por longos períodos, pegar filas e carregar as compras. É possível fazer tudo isso sem sofrer de dor nas costas no fim do dia. Nas filas, a postura correta deve ser mantida distribuindo o peso do corpo igualmente entre as pernas, elevando levemente o peito e contraindo a musculatura do glúteo. “É muito comum que, para descansar, as pessoas se apoiem em uma das pernas ou concentrem o peso do corpo na coluna e isso pode causar dores por estresse prolongado”, explica. Na hora de segurar as compras, a recomendação é carregar pouco peso e usar uma mochila passando as duas alças pelos ombros.

Carregar o bebê: “A dica é sempre deixar o bebê o mais próximo ao corpo possível ao carregar mantendo a coluna ereta, digo nunca perder a curvatura da coluna lombar baixa. Para pegar o bebê no berço ou no chão deverá dobrar os joelhos e não a coluna para alcançá-lo. O canguru deve ser usado com moderação e sugiro que comprem o canguru de alça dupla que distribui o peso nos dois ombros. O uso prolongado do canguru pode causar desconforto na musculatura das costas porque todo o peso do bebê irá para estes músculos. Sugiro que ao usar o canguru contraia a musculatura glútea para distribuir o peso entre os músculos do tronco da região dos glúteos. Caso fique muito tempo assentada ou de pé com a postura desleixada, curvada para frente, sugiro que faça como prevenção o movimento de extensão de coluna de pé como pagamento pelo tempo prolongado em má postura evitando assim aparecimento de dores”.

image
Sobre o Dr. Rafael Bonaparte:
Fisioterapeuta formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) e com pós-graduação em Ortopedia e Esportes. Possui mais de dez anos de experiência na área de fisioterapia. Trabalha com Quiropraxia, Pilates, Acupuntura, RPG (Reeducação Postural Global), Método McKenzie® e outros. Utiliza o método de autotratamento, em que orienta exercícios para seus pacientes praticarem em casa, sem a necessidade de ir ao consultório. www.rafaelbonaparte.com.br. (31) 2510-5830.

Bom ficar de olho! A minha irmã teve problemas sérios com a coluna por conta de carregar o bebê errado. Já contei aqui

Gostaram das dicas??
*Bjins*

Deixe uma resposta