Diversão em família: utilize jogos para se conectar com os seus filhos

Especialista em games e educação dá dicas de atividades e jogos para brincar em família

Jogar e brincar são recursos de descontração e lazer, muito usados por crianças e jovens, pois também estimulam o aprendizado e ajudam a desenvolver raciocínio, agilidade e capacidade de resolver problemas, além de habilidades sociais. Por isso, essa pode ser uma ótima alternativa para criar momentos de entretenimento e de diversão em casa, contribuindo para o fortalecimento dos laços entre toda a família.

De acordo com a desenvolvedora de jogos Jane McGonigal, um jovem americano joga cerca de 10 mil horas até os seus 21 anos, tempo suficiente para desenvolver e aprimorar competências que podem ser extremamente úteis ao longo de sua vida. Mas a verdade é que esses recursos poderiam ser ainda melhor explorados, se as famílias se envolvessem mais nessa jornada das crianças e dos jovens.

É o que conta o especialista em games e educação, Jefferson Feitosa, gerente de marketing da International School. “Aprender também faz parte de uma dinâmica social, assim como jogar e brincar. Quando os pais se interessam genuinamente pelo universo dos filhos, isso abre uma oportunidade de conexão muito forte e ainda contribui para um processo de aprendizagem mais fluido e natural”, explica.

Especializada em educação bilíngue e pioneira na utilização de games na educação, a International School dá algumas dicas para as famílias explorarem melhor essa oportunidade de conexão e diversão:

• Conheça o seu filho e o que ele está jogando!

Você sabe do que o seu filho está brincando e quais são seus jogos preferidos? Jogos são escolhas de interação social, por isso, é possível transformar a dinâmica da casa usando esses mesmos elementos. Se você não entende muito do mundo dos games, uma boa dica é ficar de olhos nos jogos com mais downloads e recomendações nas lojas virtuais de celulares ou utilizando buscadores na internet. Dessa forma você saberá o que está em alta, mas lembre-se que isso muda o tempo todo, então se atualize sempre.

• Crie jogos e brincadeiras exclusivos para a sua família

A criação de um jogo envolve engajamento e interação, uma oportunidade valiosa para se conectar com o seu filho. Vocês podem transformar a casa em um grande jogo da vida real. Nessa configuração, os desafios do home office podem se transformar em uma brincadeira: para garantir momentos de reuniões mais calmos, construa um card de “reunião importante do papai e da mamãe”, com desafios a serem cumpridos e recompensas para os pequenos.

• Brinque de adivinhação

Utilize recursos de adivinhação, relações entre imagem e ação ou, até mesmo o tato ou desenhos. Por exemplo, coloque um papel nas costas de alguém e esta pessoa, de frente para uma parede, deve colar um papel também. A ideia é replicar o desenho de maneira precisa somente ao sentir o traço do desenho no papel das suas costas.

• Também jogue videogame com o seu filho!

Encare o videogame como uma ferramenta de interação entre você e seu filho. Ele pode curtir os momentos dele brincando sozinho, mas separe um momento do seu dia para vocês jogarem juntos e criarem uma rotina só de vocês. Esteja aberto para aprender com o seu filho e para demonstrar interesse no que é importante para ele.

E se ainda precisar de mais sugestões de jogos e entretenimento para realizar em casa, é só baixar gratuitamente o e-book de atividades da International School: https://conteudo.internationalschool.global/book-online-atividades

Deixe um comentário