Diversas opções para as famílias aproveitarem o período de férias

A equipe do Programa Educativo realizará atividades lúdicas e divertidas como Contações de Histórias, Oficinas de Arte, Visitas Mediadas ao edifício do CCBB SP, entre muitas outras

O mês de julho chegou e com ele as tão aguardadas férias escolares de meio de ano. E para as famílias que permanecerem na capital paulista ou visitarem a cidade neste período, uma ótima opção de passeio é conferir as atividades do programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil em SP, localizado no centro histórico. 

Dentre as ações programadas, gratuitas e voltadas para todas as idades, o público poderá conhecer, por meio de visitas mediadas, detalhes do prédio histórico que abriga o CCBB SP. Construído em 1901, o edifício esconde alguns segredos e curiosidades em sua arquitetura, que são revelados pelos educadores do CCBB SP, que também abordarão questões históricas do entorno onde ele está localizado.

Outra opção em julho é a Hora do Conto, narração de histórias realizada pelos educadores do CCBB SP mesclando técnicas de teatro de sombras e manipulação de bonecos com números musicais.

Já para as famílias com crianças bem pequenas, a atividade Pequeníssimas Mãos, propõe uma experiência lúdica de musicalização, voltada para pequenos de 0 e 3 anos. Durante os encontros, a equipe do Programa Educativo do CCBB SP buscará, por meio de atividades de musicalizaçãobrincadeiras ou vivências, estimular a motricidade ampla e fina e desenvolver a consciência corporal, a socialização e os sentidos dos participantes.

Para os fãs da literatura, o Programa Educativo do CCBB SP realizará ainda a atividade Livro Vivo, focada na leitura compartilhada e formação de leitores e o bate-papo “O Caminho da Escrita: como as histórias que nos povoam ganham o papel”, com Andi Rubinstein.

Agendamentos de grupos podem ser feitos pelo e-mail agendamento.sp@programaccbbeducativo.com.brJá para o público geral que deseja participar das atividades do Educativo, os ingressos devem ser retirados pelo site da Eventim ou na bilheteria do CCBB.

Importante ressaltar que que parte da programação também é realizada em sessões com tradução simultânea em libras

PROGRAMAÇÃO CCBB EDUCATIVO – FÉRIAS – JULHO 2022

VISITA MEDIADA ESPONTÂNEA 

Visitantes de todas as idades participam de uma visita mediada em grupo, sem necessidade de agendamento. Com duração de 1h, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre o patrimônio.

Dias e Horários:

·         Segundas (das 10h às 11h e das 17h às 18h)

·         Quartas (das 10h às 11h e das 17h às 18h)

·         Quintas (das 10h às 11h e das 17h às 18h)

·         Sextas (das 10h às 11h)

·         Sábados (das 10h às 11h)

·         Domingos (das 10h às 11h e das 14h às 15h) 

Visitas com tradução em Libras:

·         Sextas-feiras (das 11h às 12h)

·         Sábados (das 16h às 17h)

Classificação Etária: Livre

Vagas: 10

Sem Necessidade de Agendamento

HORA DO CONTO

Quando o visitante se transporta para o papel de ouvinte de uma história, ele está compactuando com a ficção. Existe melhor forma de viver experiências? A Hora do Conto traz histórias da cultura popular e histórias da literatura universal acompanhadas de instrumentos musicais, bonecos e teatro de sombra. 

Programação de Histórias

A lenda de Macunaíma

Segundo uma lenda do povo Macuxi, no local onde hoje está o Monte Roraima havia uma árvore com todos os tipos de frutos conhecidos. Apenas o guerreiro Macunaíma podia colher e distribuir os alimentos, mas a desobediência e a ganância de alguns causaram uma tragédia na aldeia.

A dança do arco-íris

Um belo dia, um indígena caçador que vive em uma aldeia sobre as nuvens descobre que há uma outra aldeia embaixo delas. O encontro dos dois grupos gera uma série de descobertas, confusões e faz surgir um novo fenômeno da natureza.

Tem alguém aí?

Gabi é uma menina de 9 anos que começa a descobrir o universo ao seu redor. Através dos sinais da Libras e imagens poéticas, o público é convidado a uma experiência de empatia e reconhecimento do outro.

O Não Desaparecimento de Maria Sombrinha

Essa história apresenta os familiares de Sombrinha, que vivem em situação de extrema pobreza. Certo dia, a adolescente engravida e o acontecimento mobiliza seus parentes na busca pelo cuidado e atenção.  A contação se propõe a explicitar a situação da fome, da precariedade e do desejo de viver de maneira lúdica. 

Casa de Espelhos

Conto popular japonês que narra a história de uma aldeia onde vivem um menino feliz e um menino mal-humorado. Ao visitarem essa casa, os meninos levam o público a pensar como o mundo nos olha a partir do jeito que olhamos para ele.

Horários: Sábados (também com tradução em Libras) às 14h e Domingos, 11h

Ingressos disponibilizados pelo site Eventim


PEQUENÍSSIMAS MÃOS

Experiência lúdica de musicalização, voltada para crianças entre 0 e 3 anos e suas famílias. Durante os encontros, a equipe do Programa Educativo do CCBB SP buscará, por meio de atividades de musicalizaçãobrincadeiras ou vivências, estimular a motricidade ampla e fina e desenvolver a consciência corporal, a socialização e os sentidos dos participantes.

Os pequenos e suas famílias poderão brincar com um quebra-cabeças ampliado com peças diversas, que apresentam sons e texturas diferentes. Já na parte musical, as crianças podem interagir com chocalhos feitos com almofadas, que emitem diferentes sons, dependendo da quantidade de grãos utilizados dentro de cada uma delas. Os pais e mães não ficam de fora, também participando com instrumentos como triângulo, atabaque, agogô e pandeiros.

Horários: Sábados, das 14h às 14h30

Ingressos disponibilizados pelo site Eventim

PEQUENAS MÃOS

Atividade voltada para crianças a partir de 3 anose suas famílias. A programação pode incluir atividades de musicalização ou vivências que estimulem a motricidade ampla e fina, o desenvolvimento da consciência corporal e os sentidos, são parte da programação.

Horário: Domingos, das 11h30 às 12h

Vagas: 10 Vagas

Ingressos disponibilizados pelo site Eventim

LIVRO VIVO

A leitura compartilhada é um dos primeiros passos na formação de leitores. Educadores realizam a leitura em voz alta de livros afinados com os conteúdos das exposições em cartaz no CCBB SP. A atividade é voltada para crianças e suas famílias.

Horários: Sábados, das 15h às 15h30 (com tradução em Libras) e Domingos, das 12h às 12h30

Ingressos disponibilizados pelo site Eventim


LABORATÓRIOS DE ARTES

Espaço de experimentações estéticas, onde visitantes de todas as idades colocam a “mão na massa” para desenvolver atividades práticas de artes visuais. O Laboratório de Artes é um espaço de troca, investigação e criação sobre as exposições, sobre o patrimônio histórico, seus temas e conceitos.

Horários:

Segundas, quartas e sextas: 11h às 11h30 e 16h às 16h30

Sábados: 11h às 11h30 e 15h30 às 16h

Domingos: 15h às 16h

Vagas: 10 vagas

Ingressos disponibilizados pelo site Eventim

ENCONTRO COM PROFESSORES

Palestra “Leitura de Imagens na obra de Ariano Suassuna”, com o Prof. Dr. Joaquim Gama

O encontro abordará um recurso metodológico de ensino e aprendizagem que abarca a Leitura de Imagem como prática pedagógica na mediação entre as visualidades e a formação interdisciplinar. O encontro trará possibilidades práticas de como os professores podem amplificar e ressignificar a prática pedagógica no âmbito dos museus e centros culturais expositivos.

Dia: 23 de Julho, sábado

Horário: das 10h30 às 11h30

Local: Teatro

Ingressos disponibilizados pelo site Eventim

PALESTRA

“O Caminho da Escrita: como as histórias que nos povoam ganham o papel”, com Andi Rubinstein”

O Programa CCBB Educativo comemora o Dia do Escritor convidando Andi Rubinstein para uma conversa sobre os Caminhos da Escrita. O encontro promove a diversidade da produção literária brasileira e aborda a tradição oral como fonte de pesquisa e de criação.

Dia: 30 de julho, sábado.

Horário: 17h

Local: Cinema

Classificação etária: LIVRE

Grátis

Ingressos disponibilizados pelo site Eventim

CCBB EDUCATIVO

O CCBB Educativo é um programa de mediação cultural que desenvolve ações educativas para aproximar o público da programação em cartaz e do patrimônio do prédio que abriga o CCBB. Visitas, atividades de artes, contação de histórias, mediação de leitura, vivências para bebês e crianças, encontro com professores e eventos em datas comemorativas compõe a programação.

Programa multidisciplinar de arte e educação do Centro Cultural Banco do Brasil, o CCBB Educativo apresenta atividades 100% gratuitas, mediante retirada de ingresso no site ou no app do Eventim ou na bilheteria do CCBB com 1h de antecedência (mediante disponibilidade).

Serviço:

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP

Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.

Valor: R$ 14 pelo período de até 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.

Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô. 

Deixe um comentário