DIY junino: Crie espigas com pipocas para caprichar na decoração da mesa

A mesa decorada com adereços tradicionais do arraial reforça o charme da festa de São João. Um dos principais símbolos das celebrações juninas é a espiga de milho, que ganha versões criativas imitando fielmente os originais e que conferem um clima rural ao banquete. O mais interessante é que a decoração com espiga é “comestível”, já que é recheada com pipoca de verdade para a alegria de todos.

Aprenda a fazer espigas de milho com pipoca seguindo o passo a passo da Yoki, marca da General Mills e referência em pipoca e festas juninas. A confecção das espigas segue o conceito Do It Yourself – DIY (“Faça Você Mesmo”) e usa materiais simples. As espigas podem ser colocadas na mesa ou espalhadas em diversos ambientes da casa, surpreendendo os convidados, principalmente as crianças!

Você vai precisar de:

  • Milho de pipoca
  • Papel crepom ou papel de seda verde
  • Papel celofane amarelo
  • Barbante ou Nylon
  • Cola (bastão tipo Pritt, líquida, fita adesiva ou dupla face)
  • Régua
  • Tesoura

Como confeccionar as espigas de milho: A casca do milho pode ser criada com papel crepom verde, cuja textura lembra a folha que reveste a espiga do milho, ou de seda ou outro verde maleável que tiver. Já o papel celofane amarelo tem uma transparência amarelada, que faz com que as pipocas se pareçam com grãos de milho da espiga.

O barbante vai ajudar a amarrar o papel celofane no papel crepom amarelo. Se preferir, a linha de nylon dá transparência à amarração. Cola adesiva, régua e tesoura completam a lista de materiais para o DIY da espiga.

Separados os materiais, chegou a hora de começar a criação da espiga recheada com pipoca. A dimensão cortada da folha do papel crepom (que será a casca do milho) deverá ser menor do que a dimensão cortada da folha de celofane, afinal a ideia é que a espiga amarela ganhe destaque no visual.

Esse momento requer maior atenção. Corte uma folha verde de crepom para que tenha 19 cm de altura por 26 cm de comprimento. Assim que cortar a folha de papel crepom verde (em forma de retângulo), pegue as extremidades laterais e dobre. Depois dobre novamente. Com o papel duplamente dobrado, agora faça cortes nas transversais para que o formato fique em forma de um lápis. Abra e cole as laterais com cola ou fita.

Agora pegue a folha de papel celofane amarelo. Corte um quadrado com 25 cm de altura por 25 cm de comprimento. Com o papel celofane amarelo já cortado, junte as duas extremidades laterais e cole uma sobre a outra com fita adesiva transparente.

A base do papel celofane deve ser contorcida para que seja formado um saquinho, podendo ser encaixada na base do papel crepom verde. Use barbante, fita decorativa ou fita adesiva transparente para prender as bases das folhas.

Agora coloque a pipoca dentro da imitação de espiga, mas não complete o saquinho para que tenha espaço para prender a parte de cima da folha celofane amarela, que pode ser finalizada com fita adesiva ou amarrada com linha de nylon, alternativa transparente e que dá um aspecto melhor no visual.

Uma dica: se preferir, use saquinho plástico transparente para colocar as pipocas dentro. Dessa forma é possível inserir o saquinho transparente recheado de pipoca dentro do papel celofane amarelo e do crepom verde.

Para finalizar, dobre as pontas da folha verde com ajuda de um lápis para ficar ainda mais real a espiga criada.

plataforma Yokermesse, criada especialmente para a festa de São João, oferece receitas, brincadeiras, músicas e outras atrações para celebrar em casa ou em qualquer lugar.

Deixe um comentário