Dores nas costas

image

As nossas costas doem durante a gestação, depois, a coluna fica toda torta de carregar o bebê, ainda mais quando o bebê é gorducho (meu caso e da minha irmã Vivi).

As minhas costas chegavam a queimar de ter que tirar o Pedrinho do berço, do trocador, do carro, dar banho, fazer dormir.. Mas, passou, e não tive nenhuma complicação. Ufa!

Já a minha irmã, está com um caso sério de hérnia de disco por causa disso. Primeiro na gestação, porque ela muito magrinha carregou um bebê que chegou a 4kg. E quando ele nasceu, o peso dele forçou a hérnia.

Segundo a ortopedista Patrícia Fucs, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa (SP), nesta fase é importante ter uma orientação quanto à postura adequada e manter a condição muscular boa – treino que pode começar desde a gravidez.

image

Quando o bebê nascer…

– Não estenda os braços para levantar o bebê. Traga-o para perto do seu peito antes de erguê-lo. Isso vale para várias situações: ao tirar o bebê do cadeirão, afaste a bandeja para se aproximar do seu filho antes de erguê-lo, ao tirar o bebê do berço, abaixa a grade de proteção, se for possível

– Para pegar a criança do chão, agache, dobrando-se sobre os joelhos e deixando a coluna ereta. Contraia os músculos do abdome e do bumbum e faça força nas pernas para levantar.

– Para amamentar, escolha uma poltrona com estofado rígido. Em vez de se inclinar para dar o peito, fique com a coluna reta e traga o bebê até ele. Invista em uma almofada de amamentação, ela vai ajudar a sustentar o bebê nessa posição. Se você for baixa e seu pé não alcançar o chão, coloque uma caixa de sapatos ou algum objeto para apoiá-lo.

– Não carregue a criança na altura do seu quadril – isso sobrecarrega os músculos das costas

– Entre no carro para colocar a criança na cadeirinha, ajoelhando-se no banco de trás. E considere trocar seu carro de duas portas por um de quatro, o que tornará essa tarefa mais fácil.

– Na hora do banho, coloque a banheira na altura da sua barriga, para que você não precise ficar muito curvada enquanto lava o bebê.

image

Outra dica, é o tratamento através da Quiropraxia, que devolve ou mantém o funcionamento da coluna durante a gravidez ou depois dela e minimiza bastante as dores e sintomas resultantes (quiropraxia.org.br).

Vamos nos cuidar!
*Bjins*

Deixe uma resposta