Elogios: o quanto é saudável?!

Elogio é bom e todo mundo gosta! Mas quem elogia muito, pode abalar o filho. Veja por que..

wireltern.ch

Eu tenho lido algumas matérias a respeito desse assunto em Revistas como a alemã, Wir Eltern,  e resolvi pesquisar sobre o assunto. Para minha surpresa, encontrei outros posts a respeito nos sites brasileiros e realmente temos que tomar cuidado com o exagero!

Quando falamos aos nossos filhos que eles são muito inteligentes eles interpretam que não precisam se esforçar. Pior… o esforço soa como uma frustração. E estas crianças evitam experimentar coisas em que não podem se destacar. Para uma criança que sempre ouviu que é muito inteligente milhares de vezes na vida, fracassar é muito mais dramático, então é mais natural dizer “não sou bom nisso”, desistir e continuar na zona de conforto. Quando não conseguem realizar uma tarefa tendem a desistir com muito mais facilidade do que as crianças que foram estimuladas ao esforço. ( blog criancacarioca.com.br)

E ainda, se eles sentirem que são melhores do que os outros em todos os sentidos – e não em particularidades –, podem acabar se tornando arrogantes e presunçosos.

Segundo o especialista, Richard Weissbourd, psicólogo na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e autor do livro “The parents we mean to be”, fazer com que os filhos percebam e valorizem os próprios pontos fortes sem serem acompanhados da soberba é um desafio que está presente no dia a dia de todos os pais. Para alguns, pode até parecer uma tarefa fácil, mas o psicólogo afirma que muitas crianças de famílias modernas ainda estão longe de chegar ao comportamento ideal em questão.

O escritor, Po Bronson, pergunta  em seu livro best-seller “10 verdades chocantes sobre a educação” : “O seu filho de sete anos apresenta-lhe orgulhosamente um desenho. Chama-lhe a atenção para os defeitos? Ou dá-lhe parabéns pelos fantásticos rabiscos?”

Realmente é algo a se pensar! Mas acredito que a falta de elogios também é prejudicial, e como em tudo na nossa vida, o item ‘elogios’ entrou para a lista do equilíbrio.

Bom, enquanto o meu filhinho não cresce, vou dizendo a ele todos os dias que é o bb mais lindo do planeta! rs

Bjins e até!

Fonte: delas.ig.com.br , wiletern.ch

Deixe uma resposta