Entenda a importância da leitura para o desenvolvimento da criança

Incentivar o hábito durante a infância traz benefícios duradouros para a vida toda das crianças e ainda estimula a empatia

Estimular o interesse por livros é, além de uma forma de cuidado e atenção, uma importante atitude que contribui para fomentar o hábito da leitura na criança. De acordo com a pesquisa “Efeitos de curto e longo prazo da leitura na conectividade no cérebro”, realizada pela Universidade de Emory, nos Estados Unidos, ler entrega uma série de benefícios, que vão desde o aumento da empatia ao fortalecimento da criatividade, além da redução dos níveis de estresse e o crescimento da criatividade.

O incentivo à leitura durante a infância é essencial para que o hábito seja incorporado à vida do indivíduo. “A criança tem um processo de aquisição de linguagem muito poderoso. Ao longo do seu desenvolvimento, ela tem a atenção dividida dos pais ou dos adultos com os quais convive. Tudo isso vai marcar o início do seu contato com a linguagem, com as rimas, com as palavras, construindo um repertório rico e fundamental para o estabelecimento de vínculos afetivos, importantes para o desenvolvimento emocional, psíquico e cognitivo”, afirma a coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera, Verônica Cartoce.

Ela ainda salienta que momentos simples de vínculo entre os pais e a criança incentivam a leitura a se tornar um hábito: “O momento de colocar o filho para dormir, por exemplo, pode ser reservado para ler com a criança. Outras ocasiões como uma ida ao parque e visita às bibliotecas infantis ou livrarias também são maneiras de manter o gosto pela leitura”, explica.

A coordenadora listou os principais benefícios da leitura nesta fase. Confira:

1. Promove o desenvolvimento

Ler é um costume que aprimora as habilidades de comunicação. Essa é uma das muitas competências que serão extremamente importantes para o desenvolvimento humano e para a manutenção de todas as relações constituídas ao longo da vida.

2. Apura o senso crítico

Quem cria o costume de ler desenvolve um senso crítico maior, o que será extremamente valioso para o progresso intelectual. Ao inserir a leitura em sua rotina a criança conseguirá desenvolver melhor suas ideias, suas opiniões e sua maneira de pensar e agir.

3. Proporciona entretenimento

Estamos acostumados a ver as crianças, em seus momentos de lazer, brincarem com videogames, computadores, aplicativos online e demais tecnologias. Acabamos, dessa maneira, nos esquecendo do valor que os livros têm também como instrumentos de distração. Na prática, quando a criança se acostuma com a leitura, consegue sentir prazer ao conhecer novas histórias e esse hábito se torna uma forma de entretenimento.

4. Enriquece o vocabulário

Ler livros é uma ótima maneira de descobrir novas palavras e aumentar cada vez mais o vocabulário – além de melhorar a gramática, ser uma forma de aprender a norma padrão da língua da forma mais natural possível e ajudar a construir uma linha lógica de pensamento.

5. Reduz o estresse

A leitura é uma atividade que contribui para o controle e a redução do estresse. Um levantamento feito pela Universidade de Sussex revelou que ler por apenas seis minutos já ajuda a reduzir o estresse em até 68%, o que indica que apenas alguns minutos na companhia de um livro, por dia, são capazes de diminuir os níveis de ansiedade .

Deixe um comentário