Esporte nas escolinhas

Assim que o Pedrou entrou no maternal I veio a lista de esportes que iniciaríam na escola: natação, judô, futebol..

E veio a dúvida: como as escolas devem explorar isso de uma forma saudável?

Pesquisei e encontrei algumas orientações de especialistas. Espia só!

Antes de mais nada, a criança deve ter prazer naquilo que faz para não se tornar uma pessoa entediada, estressada; deve brincar e suas atividades serem feitas através da recreação.

Dados importantes da Educação Física:

Primeira fase: De 0 a 1 ano, fase do ‘’conhecimento’’, onde ocorre o aparecimento de padrões neurológicos. Nesta fase recomenda-se o desenvolvimento da psicomotricidade, o reconhecimento do meio aquático, do terrestre e aéreo.

Segunda fase: De 1 a 6 anos, fase do desenvolvimento neuropsíquico motor com o estabelecimento da coordenação motora fina: andar, saltar, pular, cair, arremessar e pegar.

Terceira fase: De 6 a 12 anos, fase do desenvolvimento em conjunto do organismo, o crescimento ósseo e miotendinoso, o psíquico mental. Recomenda-se o início em escolas de esporte, para aquisição de conhecimento de várias modalidades esportivas. A partir dos 10 anos, sugere-se iniciar atividades mais específicas, como natação, ginástica olímpica, corridas e saltos.

Quarta fase: 12 a 18 anos, fase do desenvolvimento final do padrão físico, onde se recomenda o início da prática de algum esporte competitivo, que irá aprimorar definitivamente a coordenação motora, flexibilidade, velocidade, força e a resistência.

Sobre alguns esportes:

O Judô pode ser aplicado na educação infantil normalmente, desde que seja inserido de forma lúdica e saudável, respeitando sempre as fases do desenvolvimento da criança, abordando suas respectivas metodologias, lembrando que a criança é apenas uma criança e não um atleta ou adulto em miniatura; assim devemos respeitar seus limites e capacidades.

image

A natação iniciada em um programa de adaptação ao meio líquido em idade pré-escolar têm um rendimento mais satisfatório em seu processo de alfabetização. Os professores devem ser constantemente treinados, orientados e supervisionados.

image

Para crianças do período integral, como o meu filhinho, é essencial ter atividades que façam o dia ser produtivo e divertido!! Assim, ficamos mais tranqüilas enquanto trabalhamos, não é mesmo mamães? Rs

Bjins e um ótimo dia!!

Deixe uma resposta