Exercícios físicos: para a saúde de seu filho

A pratica de exercícios físicos voltados especialmente à crianças é de extrema importância para proporcionar uma vida saudável aos pequenos.

O Pedrinho faz natação na Academia Tem Esportes, e eu sempre incentivei as atividades físicas. Segundo a pediatra dele, é importante realizar exercícios físicos quatro vezes por semana. Por isso,  além da natação , eu costumo levar o Pedrinho jogar bola, andar de bicicleta, assim ele está se cuidando de problemas como a obesidade.

A obesidade infantil é um assunto sério, devemos incentivar a prática de exercícios físicos e esportes na infância. Esse incentivo é muito importante pois, houve um aumento assustador de casos de obesidade infantil em nosso País – segundo o ministério da saúde hoje cerca de 10% das crianças com menos de 10 anos já estão obesas.

A Dra Márcia Simões, diretora técnica da Eden Clinc, em Curitiba, relata que hoje em dia cada vez menos essas crianças praticam exercícios, ficando, cada vez mais, grudados nas telinhas dos celulares e computadores.

Muitos pais incentivam mais o uso dos aparelhos eletrônicos do que a busca por uma infância saudável e divertida. Mas, segundo a médica precisamos externar essa consciência da importância do exercício físico na infância.

E quando falamos em atividades físicas, a natação para crianças é, sem dúvida, uma das mais recomendadas, tendo em vista que, além dos benefícios para a saúde respiratória e desenvolvimento físico, ajuda a controlar o peso de forma lúdica e agradável.

Para a médica, as atividades praticadas pelas crianças precisam ser mais tranquilas e individualizadas de acordo com a faixa etária. “As crianças aprendem rápido e evoluem com facilidade conforme os ensinamentos a disposição”, afirma.

Podemos ressaltar inúmeros benefícios: melhora da coordenação motora, da resistência muscular e física, da aptidão cardiorrespiratória, ajuda na evolução da flexibilidade, dentre outros benefícios.

Nas artes marciais a criança aprende bons hábitos, regras, aprende a socializar e a respeitar o próximo, desenvolve também a atenção, o foco, a concentração e a memória. A melhoria da autoestima também é observada.

Segundo a médica, uma dúvida frequente que surge entre os pais é se a prática de exercícios é segura às crianças: “De acordo com os estudos publicados na revista “Pediatrics” pelo “Institute of training Science and Sports Informatics”, da Alemanha e orientações da “American Academy of Pediatrics (APP)”, a pratica de exercícios é sim segura para as crianças.

Portanto não deixe de matricular o seu filho em alguma atividade física e permita que ele se desenvolva e experimente todos os benefícios de uma vida saudável.

 

Deixe uma resposta