Exploração sexual infantil é tema de bate-papo online

image
Ministros do Turismo e da Secretaria de Direitos Humanos debatem na internet estratégias para usar o Carnaval na divulgação de ações para preservar os direitos das crianças e adolescentes

O Ministério do Turismo (MTur) e a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República promovem, no dia 6 de fevereiro (sexta-feira), às 9h, um hangout de lançamento da campanha “Proteja – Não Desvie o Olhar”. A ação tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infanto-juvenil, especialmente nesse período de grande movimentação turística no Brasil. De acordo com o Ministério do Turismo, o Brasil deve registrar uma movimentação de cerca de 6,8 milhões turistas brasileiros atraídos por trios elétricos, blocos e desfiles de rua.

Com participação aberta aos usuários da rede, a videoconferência terá a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lages, e da ministra da SDH/PR, Ideli Salvatti. Para acompanhar, clique aqui.

A campanha vai abordar o enfrentamento a diversas violações, como a violência sexual, os maus tratos e a negligência. A ação destaca, ainda, o Disque 100 como o principal canal de denúncias, além dos conselhos tutelares.

O engajamento da sociedade, segundo os porta-vozes, é essencial para eliminar o crime, considerado hediondo desde 2014. Quase meio milhão de denúncias de violação a crianças e adolescentes foram registrados nos últimos quatro anos no país, de acordo com dados do governo federal. Elas são encaminhadas aos conselhos tutelares e às polícias Civil e Militar. Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Infância e Juventude avaliam e repassam para o acompanhamento das promotorias de infância.

Durante a Copa do Mundo, grande parte das ocorrências foram registradas pelo celular por meio do aplicativo Proteja Brasil, um canal direto que ajuda os usuários a identificar e a denunciar as violações de direitos da criança e do adolescente. Foram realizados mais de 14 mil downloads nas plataformas App Store e Android e 642 ligações diretas pela ferramenta durante os dias do mundial de futebol.

Atuação do Ministério do Turismo

O Programa Turismo Sustentável e Infância, criado em 2004, tem por objetivo sensibilizar a sociedade civil e profissionais do setor, como garçons, taxistas e representantes da rede hoteleira sobre as estratégias de prevenção e enfrentamento à exploração sexual infantil no turismo. Em 2014, ações presenciais de ampla repercussão foram a principal ferramenta do Ministério do Turismo. Colabores do MTur ligados ao tema visitaram 22 capitais brasileiras e mobilizaram mais de duas mil pessoas. Ao longo de 2015, as palestras deverão ser realizadas em 60 destinos, incluindo as comunidades pacificadas no Rio de Janeiro. Os ministros Lages e Ideli visitam as cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, respectivamente.

Serviço:

Hangout lançamento campanha “Proteja – Não Desvie O Olhar”.

Quando: 06/02

Horário: 9h

Como: acesse o link http://bit.ly/1CWN2Xy e confirme a participação. As vagas são limitadas. O internauta também pode assistir ao bate-papo pelo YouTube: http://bit.ly/16gNOSM

Hangout é uma ferramenta de videoconferência da rede social Google+ que permite transmissões ao vivo. Os internautas podem interagir com os convidados enviando perguntas e comentários pelas redes sociais usando a hashtag #HangoutMTur ou deixando mensagens nos perfis do MTur no Twitter, Facebook, Google+ ou YouTube.

Deixe uma resposta