Fantasia o ano todo

image

Deixe o seu filho usar fantasia o ano todo, além do carnaval!! O Pedrinho adora e eu sempre deixo quando ele pede! E sabe por que?

A fantasia estimula a criatividade e imaginação, faz ele “ter” o poder de transformar sentimentos, angústias, medos; recria personagens e aprende sobre a relação entre as pessoas, sobre o eu e sobre o outro. O psicanalista Paulo Quinet, da Federação Brasileira de Psicanálise, explica que, por volta de 2 a 4 anos, a criança acredita que é o seu herói favorito e vestir a roupa ajuda a concretizar a imagem. Aos poucos, a relação com a fantasia muda e, com 7 ou 8 anos, as brincadeiras seguem no campo da imaginação, mas ela não sente tanta necessidade de se vestir como o herói.

Ah, e tudo bem, se em vez do Homem-Aranha, seu filho gostar mais de imitar o Duende Verde, o inimigo do herói. Assumir a identidade do vilão ou querer somente histórias com lobo mau ajuda a lidar com o monstro debaixo da cama e a sombra que insiste em aparecer à noite, por exemplo.

Só tome cuidado na escolha da fantasia, evite as de tecidos sintéticos por exemplo, porque eles são altamente inflamáveis no caso de algum contato com chamas ou mesmo uma pontinha de cigarro. Outra desvantagem desse tipo de material é que não permite à pele “respirar”, deixando a criança mais acalorada e aumentando o risco de aparecerem brotoejas e, mais grave ainda, uma desidratação. Fantasias feitas de algodão são a melhor opção, embora sejam mais difíceis de encontrar. Atenção também com o clima: vestidos e macacões de manga comprida no calor não combinam. Prefira alternativas mais frescas.

Cuidado com as máscaras e maquiagens também! Além de muitas vezes pesadas, as máscaras podem dificultar a visão e até a respiração. A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que a maquiagem pode provocar alergias nas crianças, além de conjuntivite por causa de contaminações na região dos olhos. A organização aconselha pais e mães a usarem pasta d’água para dar o efeito de maquiagem e também ajudar a proteger contra o sol e as brotoejas.

Agora é só entrar na brincadeira! As fases passam e poderá sentir falta delas 🙂

*Bjins*

Deixe uma resposta